n. 15 (2021): O valor da arte em disputa: mercado e instâncias de legitimação na História da Arte
O valor da arte em disputa: mercado e instâncias de legitimação na História da Arte

Apresentação

João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues
2-4
O valor da arte em disputa: mercado e instâncias de legitimação na História da Arte
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4723
PDF

Comunicações

Angélica Adverse
46-60
Do valor de exposição ao culto do banal: moda & design em Grayson Perry
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4703
PDF
Ramsés Albertoni Barbosa
61-68
As poéticas dos arquivos: as instalações de Voluspa Jarpa
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4638
PDF
Priscila Risi Pereira Barreto
69-78
Catarse e sublimação nas Pathosformeln cósmicas de Aby Warburg
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4690
PDF
Amanda Batista Bento
79-90
William Zadig no Brasil: circulação e trajetória
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4692
PDF
Thiago do Amaral Biazotto
91-101
Leo graecus? Debates sobre a presença do leão em território helênico : o caso de Polidamas de Escotusa
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4664
PDF
Vanessa Bortulucce
102-111
O corpo alienígena na arte de H. R. Giger
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4663
PDF
Maíra Canina Silvestrin
112-126
La donna galante ed erudita: Rosalba Carriera e os preâmbulos para uma imagem da mulher na pintura de retrato do século XVIII
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4688
PDF
Tânia Carvalho
127-138
O papel da "crítica de gosto" e a atuação de literatos e críticos como instâncias legitimadoras das contribuições artísticas de Ticiano
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4649
PDF
Eva Pralon Catelli
139-151
O Monumento a Martins Fontes (1938) de Materno Giribaldi
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4683
PDF
Soraya Aparecida Coppola
152-163
Rupturas e continuidades: o texere da legitimação da ornamentação têxtil na história da arte
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4681
PDF
Paula Mermelstein Costa
164-174
As falsificações autênticas de Luc Tuymans
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4656
PDF
Kevin Luís Damásio
175-183
Antonio Barili: fortuna e infortúnio de uma obra
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4659
PDF
Telma Cristina Damasceno Silva Fath
184-194
A admissão da fotografia nas Primeiras Exposições Gerais da Academia de Belas Artes da Bahia: fotografia na Academia de Belas Artes da Bahia
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4646
PDF
Antonio Herci Ferreira Júnior, Edson Leite
195-205
Nunca fomos tão modernos: concretismo, neoconcretismo e contemporaneidade na obra de Willys de Castro
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4697
PDF
Henrique Grimaldi Figueredo, Amanda Mazzoni Marcato
206-215
O paradoxo preço-valor: notas conceituais sobre “as economias” da arte contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4631
PDF
Marina Franconeti
216-225
O abismo entre artista e recepção : os conflitos do Salão face à obra de Édouard Manet
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4657
PDF
Anna Lygia Stavale Frazão
226-239
Uma Roma para D. João V: influência do barroco italiano na arte sacra luso-brasileira e as origens do estilo joanino
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4682
PDF
Lucas Gibson
240-247
Um dia em Nagasaki: as fotografias de Yosuke Yamahata de 10 de agosto de 1945
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4709
PDF
Ana Paula Gimenez Godoy, Alice Viana
248-260
The grammar of ornament de Owen Jones e a invenção do antigo
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4689
PDF
Patricia Bueno Godoy
262-274
Edição comemorativa do bicentenário do café (1927): as vinhetas neomarajoaras para a publicação especial em o jornal
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4687
PDF
Natália Cristina Aquino Gomes
275-284
Entre pinceladas e construções: um olhar para as transformações da cidade pelos traços de artistas brasileiros e portugueses em fins do século XIX e primeiras décadas do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4654
PDF
Richard Gomes
285-295
As capelas vaticanas da XVI bienal de Veneza como produto dos sistemas de artes
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4648
PDF
Leíner Hoki
296-312
Laura Aguilar, Juliana Mafra & Érika Machado: as mulheres geniais e uma visada econômica
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4693
PDF
Vivian Horta
313-319
O museu como arconte contemporâneo: performances em acervos (e acesso) públicos no Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4666
PDF
Erika Kimie Koyama
320-331
Coletivo Kokir: aproximações entre artesanato e arte indígena contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4670
PDF
Carolina Rodrigues de Lima
332-344
Arte Afro-diaspórica na Academia: colonialidade e regimes de representação
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4700
PDF
Lúcia de Souza Alves de Lima
345-356
Hildegard Rosenthal e a experiência de modernidade para mulheres fotógrafas na São Paulo da década de 1940
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4679
PDF
Rita de Cássia do Monte Lima
357-369
Como vender o exótico: Frans Post e o mercado para o novo mundo
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4668
PDF
Daiane Marques
370-381
A presença indígena brasileira nas Bienais de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4674
PDF
Dilson Midlej
382-392
Arte de rua em Salvador e institucionalização
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4640
PDF
Eponina Castor de Mello Monteiro
393-405
O eu refletido: a androginia feminina na obra de Romaine Brooks
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4712
PDF
Stefanie Clarice Ramos Moysés
406-414
Referências artísticas italianas nas obras Rua 25 de Março, de Antonio Ferrigno
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4675
PDF
Fabriccio Miguel Novelli Duro
415-426
“Dois colossais e magníficos quadros” de bazar na academia: Deogratias Lasagna e a pintura de batalha na exposição geral de 1847
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4713
PDF
Lorena Machado Macêdo Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa
427-437
Notas sobre aspectos místicos e simbólicos nas fotomontagens de Jorge de Lima
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4691
PDF
Priscila Medeiros de Oliveira
438-447
Ações de choque e retomada: tensionamentos entre arte contemporânea e teoria decolonial
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4695
PDF
Janaína Otoch
448-458
Modelos descobertos, modelos encobertos: Picasso, a “arte negra” e o efeito de choque
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4684
PDF
João Paulo Brito dos Santos Ovidio
459-468
O prêmio de viagem do salão de 51: Renina Katz e Zélia Nunes
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4636
PDF
Diego Souza de Paiva
469-478
Sobre a contradição da nascente: a instância legitimadora da origem, modos de ver, compreender e outras possíveis histórias da arte
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4651
PDF
Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira
479-488
Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4655
PDF
Alysson Brenner Nogueira Pereira
489-501
Filmes em filmes: referências culturais e censura em Camp de Thiaroye (1988), de Ousmane Sembène e Thierno Faty Sow
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4698
PDF
Omar Porto
502-516
Deyson Gilbert, Beto Shwafaty, Pablo Uribe e Barbara Wagner: a prática artística e seu caráter crítico e reflexivo
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4686
PDF
Tatiane Rebelatto
517-530
Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4705
PDF
Julio Cesar dos Reis
531-544
O clube dos Glifófilos e a inserção da gravura como objeto de consumo no sistema da arte nas décadas de 40 e 50
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4662
PDF
Elielton Ribeiro Rodrigues
545-558
O processo de legitimação das produções artísticas no Juquery: de Osório Cesar ao Museu de Arte Osório Cesar (MAOC)
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4694
PDF
Renata Rocco
559-570
Etrusco? Arcaico? Isolado? Notas sobre a recepção de Massimo Campigli no meio brasileiro
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4652
PDF
Tássia Rocha
571-580
A perspectiva histórica da preservação do patrimônio nacional brasileiro no século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4676
PDF
Laíza de Oliveira Rodrigues
581-594
Um jogo de olhares: sesta tropical no atelier de Haydéa Lopes e Manoel Santiago
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4667
PDF
Weslei Estradiote Rodrigues
595-605
Quando Portugal virou “colônia”: política e colecionismo da comunidade imigrante portuguesa no Rio de Janeiro na virada do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4661
PDF
Ana Carolina Salvi
606-615
“Triste surpresa para uma artista”: legitimação, conflito e sofrimento em Camille Claudel
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4669
PDF
Jadilson Pimentel dos Santos
616-627
A igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho de Cícero Dantas e seu aparato ornamental
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4699
PDF
Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva, Vanessa Rosa Machado
628-637
Geraldo de Barros e Lygia Pape : experimentalismo artístico + design gráfico nos anos 1960
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4710
`PDF
Bruna Fernanda Vieira Silva
638-645
Mulher, feminino e feminismo em debate no campo artístico brasileiro (1960-1970)
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4660
PDF
Cássia Pérez da Silva
646-664
Curador e a identidade legitimadora: análise da atuação curatorial no sistema da arte
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4632
PDF
Matheus Corassa da Silva
665-675
Dans l’ombre du Roi-Soleil: o corpo do poder como argumento retórico na arte de Charles Le Brun (1619-1690)
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4696
PDF
Michelle Louise Guimarães da Silva
676-690
Quem foram as artistas do Juquery? a participação das mulheres nos ateliês de arte do Hospital Psiquiátrico do Juquery
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4707
PDF
Júlia Simmelink Clemente de Souza
691-703
Arte e mercado: lógicas intempestivas - Banksy
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4685
PDF
Giovana Benedita Cardoso Spinhardi
704-717
Identidade nacional e as paisagens do "Álbum de Guignard" (1942-1943)
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4635
PDF
Ana Claudia de Paula Torem
718-727
Arte total: o pintor-decorador José Maria Villaronga
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4639
PDF
Thales Gonçalves Valoura
728-733
Salgueiro e Rosa Magalhães no parque lage: encontros e desencontros entre carnaval e arte
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4702
PDF
Victor Raphael Rente Vidal
734-741
Contemporaneidade internacional: a crítica de arte japonesa no pós-guerra
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4647
PDF
Serzenando Alves Vieira Neto
742-749
A influência das ciências naturais nos fragmentos de Aby Warburg
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4637
PDF
Ana Lucia Oliveira Vilela
750-757
Um sujeito em fuga: reflexões sobre o filme 327 Cuadernos
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4678
PDF
Letícia Weiduschadt
758-766
Atipologias: estratégias de pertencimento no sistema das artes
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4680
PDF
Klency Kakazu de Brito Yang
767-778
A arte religiosa na secessão de Viena de 1905: a arte beuronense tecendo a fé
https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4720
PDF