As capelas vaticanas da XVI bienal de Veneza como produto dos sistemas de artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4648

Palavras-chave:

Bienal de Veneza, Arquitetura, Capelas vaticanas, Arte cristã

Resumo

O texto busca demonstrar como as demandas das diversas partes envolvidas na concepção da mostra “Capelas Vaticanas”, exibida na XVI Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, influenciaram no resultado final da exposição. Para fins dessa análise foram escolhidos 3 dos 11 modelos exibidos na mostra: o “Pavilhão Asplund”, dos arquitetos Francesco Magnani e Traudy Pelzel, a “Capela da Manhã’, do escritório Flores e Prats e a “Capela das Cruzes em Estrutura Tensionada”, do arquiteto Norman Foster.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

CAPTIVO, Maria Teresa Manso. Arquitetura de Espaços Religiosos Contemporâneos: Análise Morfológica. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Instituto Superior Técnico de Lisboa, Lisboa, 2016.

CORBUSIER, Le. Por uma arquitetura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1973.

DAL CO, Francesco. Vaticans Chapels. Veneza: Electaarchitecture, 2018.

FLORES, Juan Javier. Introdução à teologia litúrgica. São Paulo: Paulinas, 2006.

GYMPEL, Jan. História da arquitectura: Da antiguidade aos nossos dias. Colónia: Konemmann, 1996.

KLONK, Charlotte. Espectator as Educated Consumer: The Museum of Modern Art in New York in the 1930s. In: KLONK, Charlotte. Spaces of experience: art gallery interiors from 1800-2000, New Haven: Yale University Press, 2009.

PAULO VI, Papa. Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium: Sobre a Sagrada Liturgia. 1963.

Disponível em: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/index_po.htm. Acesso em: 29/11/2017.

ZABALBEASCOA, Anatxu; MARCOS, Javier Rodiguez. Minimalismos. Barcelona: Gustavo Gilli S.A., 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

GOMES, R. As capelas vaticanas da XVI bienal de Veneza como produto dos sistemas de artes. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 285–295, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4648. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4648. Acesso em: 4 fev. 2023.