Como vender o exótico

Frans Post e o mercado para o novo mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4668

Palavras-chave:

Frans Post, Holanda, Consumo, Exótico, Mercado de arte

Resumo

Na terceira fase da obra de Frans Post, de 1661 a 1669, suas pinturas alcançaram uma clientela diferente das fases anteriores. É o período com a maior quantidade de obras e nos inventários os preços são variados. Mas não só porque algumas dessas obras tinham um valor acessível que um determinado grupo iria ter interesse em adquiri-las. Então, quem eram os clientes de Post na década de 1660? Quem teria interesse no tema das Índias Ocidentais? Na naturalia exótica, nas ruínas e nos engenhos? 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia do Monte Lima, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ADAMS, Ann Jensen. Competing Communities in the ‘Great Bog of Europe’: Identity and Seventeenth-Century Dutch Landscape Painting. In: MITCHELL, W. J. T. (Org.). Landscape and Power. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

BAYER, Thomas M. The Seventeenth-Century Dutch Art Market: the Influence of Economics on Artistic Production. Athanor, 10, 1991. p. 21-29. Disponível em: https://journals.flvc.org/athanor/article/download/125504/124487. Acesso em: 14 out. 2021.

BIESBOER, Pieter. Collections of Paintings in Haarlem, 1572-1745. Documents for the History of Collecting, vol. 1, Netherlandish Inventories. Los Angeles: Provenance Index, Getty Research Institute, 2001. Disponível em: http://www.getty.edu/publications/virtuallibrary/0892365730.html. Acesso em: 9 out. 2021.

CHONG, Alan. The Market for Landscape Painting in Seventeenth-Century Holland. In: SUTTON, Peter. C. et al. Masters of 17th-century Dutch Landscape Painting. Museum of Fine Arts Boston, 1987.

DUPARC, Frederik J. Frans Post na Pintura Holandesa do Século XVII. In: LAGO, Bia Corrêa; LAGO, Pedro Corrêa. Frans Post {1612-1680}. Obra Completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2006.

HOETINK, Hans. The Evolution of the Art Market and Collecting in Holland. Museum Management and Curatorship 1, n. 2. 1982. p. 107-118.

LAGO, Bia Corrêa; LAGO, Pedro Corrêa. Frans Post {1612-1680}. Obra Completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2006.

MASON, Peter. From Presentation to Representation: Americana in Europe. Journal of the History of Collections, v. 6, n. 1, 1994. Disponível em: https://academic.oup.com/jhc/article-abstract/6/1/1/615294?redirectedFrom=PDF. Acesso em: 25 set. 2021.

MONTIAS, J. Michael. Cost and Value in Seventeenth-Century Dutch Art. Art History, v. 10, n. 4, 1987. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8365.1987.tb00268.x. Acesso em: 14 out. 2021.

OLIVER, Liza. Frans Post’s Brazil: Fractures in Seventeenth-Century Dutch Colonial Landscape Paintings. Dutch Crossing, v. 37 n. 3, 2013, 198–219. Disponível em: https://www.academia.edu/27661398/Frans_Posts_Brazil_Fractures_in_Seventeenth-Century_Dutch_Colonial_Landscape_Paintings. Acesso em: 17 set 2021.

PRAK, Maarten. Guilds and the Development of the Art Market during the Dutch Golden Age. Simiolus: Netherlands Quarterly for the History of Art. v. 30. n. 3/4. 2003. p. 236-251. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3780918. Acesso em: 14 out. 2021.

RIFE, Ellen O'Neil. The Exotic Gift and the Art of the Seventeenth-Century Dutch Republic. PhD diss., University of Kansas, 2013. Disponível em: https://kuscholarworks.ku.edu/handle/1808/23935. Acesso em: 20 out. 2021.

SCHMIDT, Benjamin. The “Dutch” “Atlantic” and the Dubious Case of Frans Post. Dutch Atlantic Connections, 1680-1800. Brill, 2014. p. 249-272. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1163/j.ctt1w8h3c9.16?seq=1#metadata_info_tab_contents. Acesso em: 25 set. 2021.

SCHMIDT-LOSKE, Katharina; WETTENGL, Kurt. Framing the Frame: Frans Post’s View of Olinda, Brazil (1662). The Rijksmuseum Bulletin. v. 68, n. 2. 2020. p. 101-125. Disponível em: https://bulletin.rijksmuseum.nl/article/view/9682/10199. Acesso em: 14 out. 2021.

VAN DE WOUDE, Ad. The Volume and Value of Paintings in Holland at the Time of the Dutch Republic. In: FREEDBERG, David and DE VRIES, Jan (eds.) Art in history / History in art: Studies in Seventeenth-Century Dutch Culture. Santa Monica: The Getty Center for the History of Art and the Humanities, 1991.

VIEIRA, Daniel de Souza Leão. Topografias Imaginárias: A Paisagem Política do Brasil Holandês em Frans Post, 1637-1669. Tese de Doutorado em Humanidades. Leiden: Universiteit Leiden, 2010. Disponível em: https://scholarlypublications.universiteitleiden.nl/handle/1887/16073. Acesso em: 17 set. 2021.

Getty Provenance Index®, Disponível em: https://piprod.getty.edu/starweb/pi/servlet.starweb?path=pi/pi.web. Acesso em: 14 out. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

LIMA, R. de C. do M. Como vender o exótico: Frans Post e o mercado para o novo mundo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 357–369, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4668. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4668. Acesso em: 2 fev. 2023.