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Rupturas e continuidades
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Ornamento
Imagem
Arte
Legitimação
Materiais têxteis

Como Citar

COPPOLA, Soraya Aparecida. Rupturas e continuidades: o texere da legitimação da ornamentação têxtil na história da arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 152–163, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4681. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4681. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

Os têxteis e sua organização ornamental participam, até a Idade Média, como suporte material semântico específico, dos discursos e sentidos colocados em funcionamento nos rituais e ritos sagrados. Através do conceito de ‘imagem’ e ‘ornamento’, propõe-se uma análise junto à História da Arte, costurando sentidos visíveis e invisíveis efetivados pelo iconográfico e simbólico, identificando continuidades e rupturas no texere da história têxtil, cuja origem remete ao sagrado.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4681
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