Antonio Barili

fortuna e infortúnio de uma obra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4659

Palavras-chave:

Antonio Barili, Entalhador, Intársia, Painéis, Proveniência

Resumo

Análise do conjunto de painéis feitos por Antonio di Neri Barili (Siena, 1453-c.1529), originalmente concebidos para a Cappella di San Giovanni nel Duomo di Siena, e, posteriormente, transferidas as peças restantes para San Chirico d'Orcia. De amplo valor simbólico, a própria movimentação das peças durante o séc. XIX, ainda que crítico para a conservação, contribuiu para a recuperação e retomada de Barili e do ofício de entalhador, tornando imperativo o aprodundamento da fortuna crítica da obra.

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Biografia do Autor

Kevin Luís Damásio, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

DAMÁSIO, K. L. Antonio Barili: fortuna e infortúnio de uma obra. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 175–183, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4659. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4659. Acesso em: 2 fev. 2023.