Resumo
No presente artigo, iremos abordar os retratos da pintora estadunidense Romaine Brooks, para que possamos compreender como as composições escolhidas pela artista se articulam entre si e com a vida da artista. Aqui, abordaremos a ideia de uma possível construção de si através do outro e o olhar para o outro através do próprio eu da artista e de como a retratação parece ser um estilo de nuances e camadas que nos permite um vislumbre da persona do artista. Analisaremos as cores, tão caracteristicas, escolhidas por Brooks; as mulheres que recorrentemente aparecem em suas obras e/ou vida; os adereços que constituem a obra que muitos consideram como indumentárias tipicamente masculinas.
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência viva. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: fatos e mitos. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BONADIO, Maria Claudia. Moda: Costurando Mulher e Espaço Público: estudo sobre a sociabilidade feminina na cidade de São Paulo 1913-1929. 2000. 186 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
BRANCATO, João Victor Rossetti. “Imagens de atelier na crítica de arte de Adalberto Mattos”. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 221–237, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663038. Acesso em: 23 nov. 2021.
BRANCATO, João Victor Rossetti. “Almeida Júnior, jamais caipira”. In: Atas do XII Encontro de História da Arte. Campinas: IFCH/Unicamp, 2017. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2017/Joao%20Victor%20Rossetti%20Brancato.pdf . Acesso em: 23 nov. 2021.
BROOKS, Romaine. No pleasant memories: Romaine Brooks papers. 1910-1973. Washington: Archives of American Art, Smithsonian Institution. Disponível em: https://www.aaa.si.edu/collections/romaine-brooks-papers-6290/series-4/box-3-folder-11.
BROOKS, Romaine. The Toll of Friendship - Selections from the Memoirs of Romaine Brooks. Introduction by Timothy Young. The Yale Review .Volume 103, Issue 4, October 2015.
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BUTLER, Judith. Imitation and Gender Insubordination. In: FUSS, Diana. Inside/Out: Lesbian Theories, Gay Theories. London: Routledge, 1991
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Rio de Janeiro: Cvilização Brasileira, 2020.
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares; PITTA, Fernanda (Org.). DOSSIÊ: O artista em representação: imagens de artistas através da História da Arte: the artist in representation: images of artists through the history of art. Modos. Revista de História da Arte, publicação eletrônica do Programa de Pós- graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas. –v.3, n.2(2019) –Campinas: PPGAV-Unicamp, mai. 2019. Quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/issue/view/1762. Acesso em: 03 mar. de 2022.
CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society. 5. ed. New York: Thames&hudson World Of Art, 2
CHADWICK, Whitney. Amazons in the Drawing Room - The Art of Romaine Brooks. Catálogo de exposição. Berkeley: University of California Press; National Museum of Women in the Arts, Washington, DC, 2000.
CHIARELLI, Tadeu. Os autorretratos de Tarsila, parte I: a espanhola. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/autorretratos-tarsila/. Acesso em: 03 jan. 2022.
CHIARELLI, Tadeu. Os autorretratos de Tarsila, parte II: a imagem “Achiropita”. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/os-autorretratos-de-tarsila-parte-ii-a-imagem- achiropita/. Acesso em: 03 jan. de 2022.
CHIARELLI, Tadeu. Os autorretratos de Tarsila, parte III: as várias ressignificações de uma imagem de matriz fotográfica. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/os-autorretratos-de-tarsila-parte-3/. Acesso em: 04 jan. 2022.
FALCÃO, Janaína, HARTMANN, Luciana. O Auto-Retrato Como Estratégia Narrativa. In: 18o17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Panorama da Pesquisa em Artes Visuais – 19 a 23 de agosto de 2008 – Florianópolis. Anais. p. 1768 – 1779. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/160.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.
FALCÃO, Janaína. Estratégias Narrativas: O Auto-Retrato E A Fotografia Encenada Na Construção De Uma Poética Visual. 2008. 10 f. Artigo derivado de pesquisas da dissertação (Mestrado) - Curso
de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Mestrado em Artes Visuais
Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/2008.GT2_Janaina_Falcao_E_Luciana_Hartmann.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
FREUD, Sigmund. Amor, Sexualidade, Feminilidade: obras incompletas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018
LANGER, Cassandra. Romaine Brooks. A Life. Wisconsin: The University of Wisconsin Press. 2015.
MULVEY, Laura. "Visual Pleasure and Narrative Cinema." Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, Autumn 1975.
NOCHLIN, Linda. The Body in Pieces: The Fragment as a Metaphor of Modernity. New York: Thames And Hudson. 1994.
PESSOA, Helena Gomes dos Reis. Auto - Retrato - o espelho, as coisas. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes, University of São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.27.2006.tde-03062009-120522. Acesso em: 02 mar. 2022.
SMITHSONIAN AMERICAN ART MUSEUM. Romaine Brooks. Disponível em: https://americanart.si.edu/artist/romaine-brooks-599. Acesso em: 01 mar. 2022.
WEST, Shearer. Portraiture. 1ª edição. Oxford: Oxford University Press. 2004.
ZIMMERMAN, Bonnie. Lesbian histories and cultures: an encyclopedia. New York: Garland Pub, 2000.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Eponina Castor de Mello Monteiro