Resumo
"327 Cuadernos" do diretor Andrés Di Tella, lançado em 2015, testemunha o escritor argentino Ricardo Piglia debruçando-se sobre seus próprios diários, escritos desde a juventude, a fim de decidir o material a publicar. O escritor observa contraste e mesmo divergência entre sua própria memória e as anotações em seus diários. Lembra-se vivamente de eventos que não constam registrados nos diários. Lê nos diários eventos e personagens dos quais não retém vestígios de memória. Que sujeito é este que se reconhece apenas parcialmente nos próprios escritos?
Referências
AGULIAR, Gonzalo. Otros mundos: un ensayo sobre el nuevo cinema argentino. Buenos Aires: Santiago Arco Editor, 2010.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito história. Tradução de Adalberto Müller e Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2020. E-book (não paginado).
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2002.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994, p. 33.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2011.
PIGLIA, Ricardo. O escritor como leitor. Serrote. N. 12, 2017. Disponível em: https://www.revistaserrote.com.br/2017/01/o-escritor-como-leitor-por-ricardo-piglia/
PIGLIA, Ricardo. Respiração artificial. Tradução de Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
PIGLIA, Ricardo. Um dia na vida: os diários de Emilio Renzi. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2021. E-book (não paginado).
LACLAU, Ernesto. Prefácio. In: ARFUCH, Leonor. El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividade contemporânea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.
SHAKESPEARE, William. A tempestade. Tradução de Beatriz Viégas-Farias. Porto Alegre: L&PM, 2011.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Ana Lucia Oliveira Vilela