Resumo
Trata-se de uma investigação sobre o processo de legitimação das produções de artistas que estiveram como internos psiquiátricos no Complexo Hospitalar do Juquery a partir de um levantamento bibliográfico e histórico para analisar o processo de formação do acervo do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), tendo como principal agente o médico e crítico de arte Osório Cesar que desde a década de 1920 empreendeu esforços para colecionar as criações artísticas, realizar estudos, divulgar as obras e os artistas por meio de artigos, livros e críticas de arte, organizar exposições e difundir as obras de artistas do Juquery em acervos de museus.
Referências
CARVALHO, Rosa Cristina Maria de. A formação do pensamento estético de Osório Cesar: estudo dos textos sobre arte e cultura escritos no período de 1920 a 1960. 2016. 411 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2016.
CESAR, Osório. A arte primitiva nos alienados (1924): manifestação escultórica com caráter simbólico feiticista num caso de síndrome paranoide. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol. 10, n. 1, p. 118-130, 2007. Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. São Paulo, Brasil.
CESAR, Osório. A expressão artística nos alienados (Contribuição para o estudo dos symbolos na arte). São Paulo: Oficinas Graphicas do Hospital do Juqueri, 1929.
CRUZ JUNIOR, Eurípedes Gomes da. Do asilo ao museu: ciência e arte nas coleções da loucura. Tese (doutorado em Museologia e Patrimônio) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, Rio de Janeiro, 2015.
FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. Arte e Loucura: Limites do Imprevisível. São Paulo: Lemos Editorial, 1998.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha. A representação do louco e da loucura nas imagens de quatro fotógrafos brasileiros do século XX: Alice Brill, Leonid Streliaev, Cláudio Edinger, Claudia Martins. Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 2010.
GUIMARÃES, Michelle Louise; RIBEIRO, Elielton. A história da arte no Juquery. In: RIBEIRO, Elielton et. al. (org.). Há luz atrás dos muros: abertura do Museu de Arte Osório Cesar. Franco da Rocha, SP: Prefeitura de Franco da Rocha, 2020.
MENDES, Neusa Regiane. Osório César: conexões entre psicologia, arte e educação (1920 - 1950). Dissertação (mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
RIBEIRO, Elielton. O Juquery, a arte e o museu: um estudo antropológico das produções artísticas em um hospital psiquiátrico. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 14, p. 1054-1062, 2019, Campinas. Atas do XIV Encontro de História da Arte: Histórias do Olhar. Campinas: IFCH/UNICAMP, v. 1, 2019.
RIBEIRO, Elielton. O Museu de Arte Osório Cesar: Interfaces entre Museologia, História da Arte e Antropologia. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado em História da Arte). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Elielton Ribeiro Rodrigues