Resumo
O objeto deste trabalho abarca os conflitos entre a instituição do Salão e a crítica direcionada ao trabalho exposto do pintor impressionista Édouard Manet, na segunda metade do século XIX em Paris. Considerando a relevância do artista para o movimento impressionista e a geração à qual pertenceu em 1863, o objetivo desta comunicação é a de pontuar as críticas recebidas por Manet e investigar como elas enunciam as regras de arte. Tratarei, de modo geral, das obras O almoço na relva, Olympia e como ambas foram recepcionadas tendo as regras do desenho e do nu como regra artística e moral para julgar obra e artista. A variedade de termos pejorativos, a arbitrariedade das falas da época e a reputação abalada do artista conduzem a uma investigação que acentua o abismo entre o Salão e o artista, assim como enfatiza o trabalho de Manet, o primeiro pintor moderno.
Referências
BATAILLE, Georges. Manet. Tradução e organização de Célia Euvaldo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2020.
BOURDIEU, Pierre. Manet – une révolution symbolique. Cours au Collège de France (1998-2000) suivis d’un manuscrit inachevé de Pierre et Marie-Claire Bourdieu. Edição por Pascale Casanova, Patrick Champagne, Christophe Charle, Franck Poupeau e Marie-Christine Rivière. Paris: Éditions Raisons d’agir/Éditions du Seuil, 2013.
CANTALOUBE, Amédée. Salon de 1864. Nouvelle Revue de Paris, 2, 1864.
CANTALOUBE, Amédée. Le Grand Journal, 21 de maio de 1865
CLARK, T.J. A pintura da vida moderna: Paris na arte de Manet e de seus seguidores. Tradução José Geraldo Couto – Ed. ver. – São Paulo: Companhia das Letras, 2004
DURET, Théodore. Les Peintres français en 1867. Paris, 1867.
FOUCAULT, Michel. A pintura de Manet. Tradução de Rodolfo Eduardo Scachetti. Visualidades, Goiânia v.9 n.1 p. 259-285, jan-jun 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/viewFile/18381/10944. Acessado em 14 de abril de 2020
FRIED, Michael. Le modernisme de Manet ou Le visage de la peinture dans les années 1860. Esthétique et origines de la peinture moderne, III. Tradução de Claire Brunet. Paris : Gallimard, 1996.
JANKOVITZ, Victor de. Étude sur le Salon de 1865, Besançon, pp. 67-8 apud CLARK, 2004, p.149
PIERROT, Une premiere visite au Salon, Les Tablettes de Pierrot – Histoire de la Semaine, 14 de maio de 1865
PROUST, Antonin. Souvenirs. Paris : H. Laurens, 1913
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Marina Franconeti