Programação
XVI Encontro de História da Arte (2022)
Em breve.
XV Encontro de História da Arte (2021)
Acesse a Programação completa através do PDF aqui.
Programação de palestras:
Considerando a realização do evento no formato virtual, a Comissão Organizadora decidiu priorizar, durante a data oficial do evento, as mesas de comunicação livre. Por essa razão, realizaremos extraordinariamente palestras online anteriormente ao evento, a partir de outubro. Acompanhem-nos nas redes sociais para mais novidades.
OBS: Programação sujeita a alterações.
14 de outubro, 17:00: Mesa Redonda I - Valores em exibição, com Patrícia Meneses (Unicamp), Iara Schiavinatto (Unicamp) e Valéria Piccoli (Pinacoteca-SP).
15 de outubro, 17:00: Mesa Redonda II - Circuitos artísticos e mercados no Brasil, com Alberto Martín Chillón (UFRJ), Maria Lúcia Bueno (UFJF) e Ana Letícia Fialho (USP). Mediação: Felipe Martinez (MAC-USP).
04 de novembro, 16:00: Lançamento de livro "Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord", de Gabriel Zacarias (Unicamp).
08 de novembro, 10:00: Conferência de Abertura "The artist as Economist: a perspective", com Sophie Cras (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). Mediação: Gabriel Zacarias (Unicamp).
12 de novembro, 16:00: Conferências de Encerramento, com Georgina Gluzman (CONICET) e Marize Malta (UFRJ).
Programação de comunicações:
A ordem dos comunicadores poderá sofrer alterações até a data de divulgação da Programação completa, disponível em Inscrições. Atenção: haverá rodadas de comunicação simultâneas.
Segunda-Feira - 08/11
13:00-15:30: Rodada 1
Leandro Gonçalves de Rezende - Eloquentes portas de entrada: as fachadas decoradas nas Ordens Terceiras do Carmo em Minas Gerais – séculos XVIII e XIX
Luciana Braga Giovannini - Removendo as camadas de pintura: a revelação da imagem original do "Anjo da Custódia" pintado no forro do Consistório do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio de Tiradentes (MG) – 1782
Anna Lygia Stavale Frazão - Uma Roma para D. João V: influência do barroco italiano na arte sacra luso-brasileira e as origens do estilo joanino
Jadilson Pimentel dos Santos - A Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho de Cícero Dantas e seu aparato ornamental
Francislei Lima da Silva - O (a)preço à São Benedito: o valor das esculturas devocionais
Menderson Correia Bulcão - Deslocamentos semióticos em coleções de Arte em Exposições: (in)definições na atribuição dos santos católicos na coleção de relicários da catedral basílica de Salvador - Bahia
13:00-15:30: Rodada 2
Carolina Rodrigues de Lima - Arte Afro-diaspórica na Academia: representação e regimes de colonialidade
Mariana Fujisawa - A "autenticidade" nas artes modernas moçambicanas: construções a partir de Malangatana Valente Ngwenya
Anderson Diego da Silva Almeida - Imagens-falenas: depois do fogo, as cinzas, as flamas, outras imagens
Janaína Nagata Otoch - Modelos descobertos, modelos encobertos: Picasso e a apropriação da “arte negra”
Éder da Silveira - Benjamin Péret, surrealismo e as “artes primitivas” no Brasil (1955-1956)
15:45-17:25: Rodada 3
Juliana Closel Miraldi - As tensões geopolíticas do campo da arte nacional nos anos 1950: MAM-SP e Bienal-SP
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago - As premiações oficiais das Bienais Internacionais de São Paulo durante os anos 1970
Richard Gomes da Silva - As Capelas Vaticanas da XVI Bienal de Veneza como Produto dos Sistemas de Artes
Daiane Marques - A presença indígena brasileira nas Bienais de São Paulo
Edmárcia Alves de Andrade - O Brasil ergue seu pavilhão na Bienal de Veneza: tratativas, projetos arquitetônicos e busca pela visibilidade da arte brasileira.
Terça-Feira - 09/11
09:00-11:30: Rodada 4
Carla Vieira Siqueira, Claudio Umpierre Carlan - Olhar para o sagrado: hibridismo cultural na iconografia paleocristã (séc. II-V EC)
Thiago do Amaral Biazotto - Leo graecus? O debate sobre a presença do leão em território helênico – o caso de Polidamas de Escotusa
Bruno dos Santos Menegatti - A Commedia de Dante e os dominicanos: questões acerca da tradição clássica no Inferno da Capela Strozzi (1350-1357 ca.)
Kevin Luís Damásio - Antonio Barili – Fortuna e infortúnio de uma obra
Tânia Kury Carvalho - O papel da crítica "de gosto" e a atuação de literatos e críticos como instâncias legitimadoras das contribuições artísticas de Ticiano
Sarah Dume - A cultura arquitetônica do século XVI em Portugal: apontamentos acerca do conceito de “arquiteto” e sua prática
09:00-11:30 - Rodada 5
Elielton Ribeiro Rodrigues - O processo de legitimação das produções artísticas no Juquery: de Osório Cesar ao Museu de Arte Osório Cesar (MAOC)
Monica Iafrate - Dos Salões de Arte Contemporânea à Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul: os caminhos e descaminhos de uma coleção de arte (1967 a 2002)
Dilson Rodrigues Midlej - Arte de rua em Salvador e institucionalização
Sandra Mara Salles, Joyce Farias de Oliveira - “Objetos incômodos”: contribuições para a expansão da história da arte a partir do estudo do acervo do Museu Afro Brasil
Barbara Cristina de Campos Almeida Passeau - A arte popular no museu: diálogos possíveis
Vivian Horta - O museu como arconte contemporâneo: Performances em acervos públicos no Brasil
13:00-15:30: Rodada 6
Priscila Medeiros de Oliveira - Ações de choque e retomada: tensionamentos entre arte contemporânea brasileira e a teoria decolonial
Gabriel de Campos Barrera San Martin - A crítica de arte de Arthur Danto
Victor Raphael Rente Vidal - Contemporaneidade internacional: a crítica de arte japonesa no pós-guerra
Malena Pires Mendes - Feeling Cute, Might Delete it Later: Newmemeseum e o uso de memes na crítica institucional
Paula Mermelstein Costa - As falsificações autênticas de Luc Tuymans
13:00-15:30: Rodada 7
Alysson Brenner Nogueira Pereira - Filmes em filmes: censura e circulação cultural na obra senegalesa “Camp de Thiaroye” (1988, Sembène e Faty Sow)
Ana Lucia Oliveira Vilela - O filme “327 Cuadernos” e Ricardo Piglia: reflexões sobre um sujeito em fuga
Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza - Entre a terra e o céu, as imagens: reverberações do imaginário soviético de exploração espacial no cinema de Andrei Tarkóvski
Evelyn Magalde Pereira - A Representação da Mulher no Cinema Marginal
Lucas Camara Gibson - Um Dia em Nagasaki: As Fotografias de Yosuke Yamahata de 10 de Agosto de 1945
15:45-17:25: Rodada 8
Laís Kalena Salles Aragão - As "palavras mágicas" e a aporia das imagens: Georges Didi-Huberman e os limites da História da Arte de Erwin Panofsky
Priscila Risi Pereira Barreto - Imagem, arte e Pathosformel de orientação cósmica em Aby Warburg
Serzenando Alves Vieira Neto - A influência das ciências naturais nos fragmentos de Aby Warburg
Diego Souza de Paiva - Sobre a contradição da nascente: a instância legitimadora da origem, modos de ver, compreender, e outras possíveis histórias da arte
Quarta-Feira - 10/11
09:00-11:30 - Rodada 9
Letícia Weiduschadt - Atipologias: estratégias de pertencimento no sistema das artes
Thales Gonçalves Valoura - Salgueiro e Rosa Magalhães no Parque Lage: encontros e desencontros entre carnaval e arte
Everardo Ramos - Da filantropia ao mercado de arte: a nova gravura popular brasileira
Henrique Grimaldi Figueredo, Amanda Mazzoni Marcato - O Paradoxo preço-valor: notas conceituais sobre "as economias" da arte contemporânea
Júlia Simmelink Clemente de Souza - Arte e mercado: lógicas intempestivas - Banksy
Tálisson Melo de Souza - Meios-mediações do Poema/Processo: institucionalização das linguagens artísticas contemporâneas no Brasil e as escritas da história da arte
09:00-11:30 Rodada 10
Erika Kimie Koyma - Coletivo Kokir: Aproximações entre Artesanato e Arte Indígena Contemporânea
Soraya Aparecida Álvares Coppola - Rupturas e continuidades: o texere da legitimação da ornamentação têxtil na História da Arte
Alice de Oliveira Viana, Ana Paula Gimenez de Godoy - The Grammar of Ornament de Owen Jones e a invenção do antigo
Ana Claudia de Paula Torem - Arte Total: o Pintor-Decorador José Maria Villaronga
Patrícia Bueno Godoy - Edição Comemorativa do Bicentenário do Café (1927): as vinhetas neomarajoaras para a publicação especial em "O Jornal"
Klency Kakazu de Brito Yang - A arte religiosa na Secessão de Viena de 1905: a arte beuronense tecendo a fé
13:00-15:30: Rodada 11
Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira - Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas
Leíner Emanuella de Carvalho Hoki - Laura Aguilar, Juliana Mafra & Érika Machado: as mulheres geniais e uma visada econômica
Ludimilla Alvarenga Fonseca - Quando o arquivo se insere no corpo: Rosangela Rennó, memória e olfato
Ramsés Albertoni Barbosa - As poéticas dos arquivos: as instalações de Voluspa Jarpa
Michelle Louise Guimarães da Silva - "Quando tocada, as folhas se fecham": a produção artística das mulheres do Juquery
13:00-15:30: Rodada 12
Fanny Lopes - Monumentos em papel e gesso: projetos de esculturas públicas durante o Centenário de Independência do Brasil
Douglas de Souza Liborio - O Capitólio do Rio de Janeiro: Antiguidade como presença na arquitetura narrativa carioca
Amanda Batista Bento - William Zadig no Brasil: circulação e trajetória
Eva Pralon Catelli - O Monumento a Martins Fontes de Materno Giribaldi
Rafael Dias Scarelli - A fundição artística no Brasil e na Argentina (passagem dos séculos XIX ao XX)
15:45-17:25: Rodada 13
Cássia Pérez da Silva - Curador e a identidade legitimadora: análise da atuação curatorial no sistema da arte
Alexandre Pedro de Medeiros - Exposições como instâncias legitimadoras da arte: o caso de "La civilización occidental y cristiana"
Omar de Oliveira Porto Junior - Deyson Gilbert, Beto Shwafaty, Pablo Uribe e Barbara Wagner: a prática artística e seu caráter crítico e reflexivo no 33º Panorama da Arte Brasileira.
Guilherme Moreira Santos - Kynaston McShine e Walter Hopps: A Minimal Art Entre Duas Perspectivas Curatoriais
Quinta-Feira, 11/11
09:00-11:30: Rodada 14
Fernando Pesce, Alejandro Garay Herrera - ¿Una estela maya en Brasil? Proveniência da Estela Maia da Coleção Banco Santos
Lucas Elber de Souza Cavalcanti - O martelo de Virgílio: mediação e produção de um gosto artístico a partir do Leiloeiro Virgílio Lopes Rodrigues
Érica Boccardo Burini - Mário Pedrosa e os Goyas do MASP: processos de legitimação da arte
Carlos Lima Junior - O Império à venda. Revisitando o “Leilão do Paço” de 1890
Julio Cesar dos Reis - Glifófilos, o primeiro clube de gravuras do Brasil
Weslei Estradiote Rodrigues - Quando Portugal virou “colônia”: política e colecionismo da comunidade imigrante portuguesa no Rio de Janeiro na virada do século XIX
09:00-11:30 - Rodada 15
Bruna Fernanda Vieira Silva - Mulher, feminino e feminismo em debate no campo artístico brasileiro (1960-1970)
Mario Caillaux Oliveira - O experimentalismo nas artes plásticas e no cinema no Brasil
Carolina Vieira Filippini Curi - Erotismo e participação nas produções de Marta Minujín e Teresinha Soares (1960/1970)
Marize Moreno de Carvalho - Por uma abstração sensível: as formas e falas de Fayga Ostrower
Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva, Vanessa Rosa Machado - Geraldo de Barros e Lygia Pape: experimentalismo artístico + Design gráfico nos anos 1960
Antonio Herci Ferreira Junior, Edson Leite - Nunca fomos tão modernos. Concretismo, neoconcretismo e contemporaneidade na obra de Willys de Castro
13:00-15:30: Rodada 16
André Ribeiro de Barros - Programando formas/ Utilizando dados: a moda com uma loja cheia de ferramentas para usar, estoques de dados para manipular, reordenar e lançar
Angélica Oliveira Adverse - Do valor de Exposição ao Culto do Banal: Moda & Design em Grayson Perry
Charles Roberto Ross Lopes - História social do vestuário nas aquarelas de Jean-Baptiste Debret: os trajes nobres femininos da corte carioca
Joyce da Costa Peixoto - A paisagem e a indumentária nas obras de Gustavo Dall’Ara (1890-1923)
Isis Sena Silva - O Rio de Janeiro do meu tempo: instâncias de legitimação do vestuário, discursos e perspectivas
13:00-15:30: Rodada 17
João Victor Rossetti Brancato - O velho Helios Seelinger entre o arquivo e os salões
João Paulo Brito dos Santos Ovidio - O Prêmio de Viagem do Salão de 51: Renina Katz e Zélia Nunes
Marina Mastrangelo Franconeti - O abismo entre artista e recepção: os conflitos do Salão face à obra de Édouard Manet
Rodrigo da Silva Lucena - Academia de Belas Artes da Bahia: breve histórico da fundação, o ensino e seu primeiro corpo administrativo (1877 – 1895)
Telma Cristina Damasceno Silva Fath - A Admissão da Fotografia nas Primeiras Exposições Gerais da Academia de Belas Artes da Bahia
Fabriccio Miguel Novelli Duro - “Dois colossais e magníficos quadros” de bazar na Academia: Deogratias Lasagna e a pintura de batalha na Exposição Geral de 1847
15:45-17:25: Rodada 18
Lorena Machado Macêdo Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa - Notas sobre aspectos místicos e simbólicos nas fotomontagens de Jorge de Lima
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos - Pittori d’Oltretomba – O doppelgänger pictórico no cinema de horror gótico italiano e na Scapigliatura
Vanessa Beatriz Bortulucce - O corpo alienígena na arte de H R Giger
Giovanna Houri de Lima, Valci Rubens Oliveira de Andrade - Arte e grotesco: cruzando fronteiras e ampliando limites do corpo
Sexta-Feira, 12/11
09:00-11:30: Rodada 19
Maíra Canina Silvestrin - La donna galante ed erudita: Rosalba Carriera e os preâmbulos para uma imagem da mulher na pintura de retrato do século XVIII
Rita de Cássia do Monte Lima - Como vender o exótico: Frans Post e o mercado para o novo mundo
Felipe da Silva Corrêa - Retratos de princesa: práticas e valores na produção de retratos das filhas de Luís XV para o Antigo Regime
Christian Mascarenhas - Moisés tira água da rocha, do MASSP - uma atribuição ao círculo dos Francken
Matheus Corassa da Silva - Dans l’ombre du Roi-Soleil: o corpo do poder como argumento retórico na arte de Charles Le Brun (1619-1690)
Janaína da Silva Fonseca - Os escritos pontormianos e a construção de um discurso social sobre o artista
09:00-11:30: Rodada 20
Helaine Nolasco Queiroz - As interpretações Latino-Americanas do Futurismo desde o lançamento do manifesto do futurismo até a primeira viagem de Marinetti à América
Catherine Peggion Hergert - A real nave “Italia” e a modernidade esquecida: latinità e arte italiana no início do século XX
Patrícia Martins Santos Freitas, Breno Marques R. de Faria - Local/global: muralismo e relações culturais entre EUA e Brasil na década de 1940
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco - Etrusco? Arcaico? Isolado? Notas sobre a recepção de Massimo Campigli em São Paulo
Stefanie Clarice Ramos Moysés - Referências Artísticas Italianas nas Obras "Rua 25 de Março", de Antonio Ferrigno
Rafael Marino - Ideias e imagens da tropicalidade: brasilidades negociadas e identidades imaginadas de uma “civilização tropical”
13:00-15:30: Rodada 21
Nerian Teixeira de Macedo de Lima - Lucy Citti Ferreira: Revendo postulados
Letícia Asfora Falabella Leme - A capitalização da feminilidade: Marie Laurencin, artistas “femininas” e o mercado de arte moderna
Ana Carolina Magalhães Salvi - “Triste surpresa para uma artista”: legitimação, conflito e sofrimento em Camille Claudel
Lúcia de Souza Alves de Lima - Hildegard Rosenthal e a experiência da modernidade para mulheres fotógrafas no Brasil na década de 1940
Eponina Castor de Mello Monteiro - O eu refletido: A androginia feminina na obra de Romaine Brooks
Tatiane Rebelatto - Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova
13:00-15:30: Rodada 22
Samuel Mendes Vieira - O Benefício da Dúvida: sobre possíveis falsos no levantamento das obras do artista Belmiro de Almeida (1858-1935)
Laíza de Oliveira Rodrigues - Um jogo de olhares: Sesta Tropical no atelier de Haydéa Lopes e Manoel Santiago
Priscilla Simões Dias Casagrande - O papel dos jornais como legitimadores da obra de Weingärtner
Natália Cristina de Aquino Gomes - Entre pinceladas e construções: um olhar para as transformações da cidade pelos traços de artistas brasileiros e portugueses em fins do século XIX e primeiras décadas do século XX
Tássia Christina Torres Rocha - A perspectiva histórica da preservação do patrimônio nacional brasileiro no século XIX
Giovana Benedita Cardoso Spinhardi - Identidade nacional e as paisagens do “Álbum de Guignard” (1942-1943)