Ações de choque e retomada
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Arte contemporânea brasileira
Teoria decolonial
Instituições de arte
História da arte brasileira

Como Citar

OLIVEIRA, Priscila Medeiros de. Ações de choque e retomada: tensionamentos entre arte contemporânea e teoria decolonial. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 438–447, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4695. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4695. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O debate decolonial se faz cada vez mais constante no campo da História da Arte brasileira. O assunto é presente em recentes ações de instituições nos últimos anos. Apesar da tentativa de reposicionamento, é um fato histórico que instituições de arte contribuíram para o apagamento de mulheres, pessoas negras e indígenas e suas produções imagéticas. Este artigo tem como objetivo analisar algumas ações no campo das artes visuais brasileira no eixo Rio de Janeiro e São Paulo nos últimos anos.  

 

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4695
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