Resumo
A Igreja Matriz de Cícero Dantas, cujo orago é Nossa Senhora do Bom Conselho, é obra da lavra do frei capuchinho Apolonio de Todi. Sua construção data do início do oitocentos e foi palco dos sermões de Antônio Conselheiro, o qual conclamava as gentes para a mobilização de recursos, os quais visavam à restauração do templo. No início do século XX, uma reforma mais completa ocorreria em seu interior, ação que mudou a ornamentação existente por uma de feição neoclássica; sendo todo conjunto retabular executado às expensas da Baronesa de Jeremoabo.
Referências
AGUIAR, Durval Vieira de. Descrições práticas da Província da Bahia. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, 1979.
CALASANS, José. Cartografia de Canudos. Salvador, Assembleia Legislativa, 2015. 330p.
CARVALHO JÚNIOR, A.P.D. Cícero Dantas Martins - de barão a coronel: trajetória política de um líder conservador na Bahia. 1838- 1903. 2000. 381 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
PARÓQUIA DO BOM CONSELHO. História da Devoção de Nossa Senhora do Bom Conselho. [S l.], [20--?]. Disponível em: http://www.paroquiabomconselho.com/paroquiabomconselho/historia-da-devocao-de-nossa-senhora-do-bom-conselho. Acesso em: 11/02/2022.
SAMPAIO, Consuelo N. Canudos: Cartas para o Barão. São Paulo: Edusp, 2001
SARA, Jota. Meu Folclore. Euclides da Cunha: Museu do Arraial Bendegó, 1963.
SOUZA, Gildo D. de. Reminiscências de Bom Conselho. Cícero Dantas: PAGE, 2008.
VATICAN NEWS. La Madonna del Buon Consiglio: ponte tra Italia e Albania. [S l.], [20--?]. Disponível em: https://www.vaticannews.va/it/chiesa/news/2019-06/albania-chiesa-madonna-buon-consiglio-italia-genazzano. Acesso em: 11/02/2022.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Jadilson Pimentel dos Santos