Encontro de História da Arte https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha <p><strong>Descrição</strong>:<span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;O Encontro de História da Arte é um evento de caráter anual, promovido pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp e com sede no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Desde 2004, tem por objetivo reunir pesquisas de todo o Brasil sobre história da arte e da cultura, sem distinções de titulação.&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:771,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;11&quot;:4,&quot;12&quot;:0}">O Encontro de História da Arte é um evento de caráter anual, promovido pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP e com sede no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Desde 2004, tem por objetivo reunir pesquisas de todo o Brasil sobre história da arte e da cultura, sem distinções de titulação.</span><br /><strong>Ano de criação</strong>: 2004<br /><strong>Área do Conhecimento</strong>: História da Arte<br /><strong>ISSN</strong>: 2675-3103<br /><strong>Título abreviado</strong>: Enc. Hist. Arte<br /><strong>Contato</strong>: <a href="https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/management/settings/context/mailto:unicamp.eha@gmail.com">eha@unicamp.br</a><br /><strong>Unidade</strong>: <a href="https://www.ifch.unicamp.br/ifch/historia" target="_blank" rel="noopener">IFCH/UNICAMP</a></p> pt-BR eha@unicamp.br (Prof. Dr. Marcos Tognon) ppec@unicamp.br (Gildenir Carolino Santos) Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Nuevas historias del arte https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4714 <p>Este texto recoge la experiencia curatorial de la muestra <em>El canon accidental. Mujeres artistas en Argentina (1890-1950)</em>, desarrollada en el Museo Nacional de Bellas Artes en 2021. Busco establecer algunas consideraciones teóricas en torno a la exposición, dar cuenta someramente del escenario cultural en el que se realizó, y proponer algunos puntos posibles de continuidad entre las búsquedas de las artistas del pasado y de nuestra contemporaneidad.</p> Georgina Gabriela Gluzman Copyright (c) 2021 Georgina Gabriela Gluzman https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4714 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Quando decorar só se conjuga no feminino https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4715 <p>O presente texto busca refletir sobre os preconceitos que nortearam o lugar do decorativo na história da arte e a correspondência das ações decorativas às produções femininas, especialmente em fins do século XIX e início do XX no Rio de Janeiro. Mais do que procurar compreender a construção das relações de gênero com a decoração, em suas várias nuances, a intenção é destacar a conjugação do verbo decorar no feminino.</p> Marize Malta Copyright (c) 2021 Marize Malta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4715 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Do valor de exposição ao culto do banal https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4703 <p>O artigo apresenta uma análise do trabalho do artista Grayson Perry, enfocando a relação entre a arte, a moda e o design. Discutiremos a elaboração dos signos distintivos presentes nas narrativas dos objetos e em suas performances. Vamos nos orientar também pelas questões do valor de exposição e do culto do banal, pontos que relacionaremos às pesquisas de Benjamin, Jost, Bourdieu, Heinich e Cras.&nbsp;</p> Angélica Adverse Copyright (c) 2021 Angélica Adverse https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4703 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 As poéticas dos arquivos https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4638 <p>O artigo investiga as poéticas visuais que empreendem a leitura e a desconstrução dos arquivos oficiais a respeito das ditaduras latino-americanas nas criações da artista visual chilena Voluspa Jarpa. A artista realizou várias obras a partir dos documentos de arquivos sobre o Chile e outros países latino-americanos revelados pelos Estados Unidos; nessas criações, ela analisou o que fora apagado, censurado e rasurado, chamando atenção para a imagem resultante do documento que sofreu tais intervenções, ou seja, uma imagem que expressa tanto a “construção de visibilidades” quanto a eficácia poética e política dos usos do arquivo.</p> Ramsés Albertoni Barbosa Copyright (c) 2021 Ramsés Albertoni Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4638 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Catarse e sublimação nas Pathosformeln cósmicas de Aby Warburg https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4690 <p>Nesta apresentação demonstramos que a temática astrológica presente nos estudos de Aby Warburg foi pensada em um sentido amplo, como parte de um sentido de orientação cósmica, que se expressa nas artes que o homem faz pra se guiar no mundo-cosmos-natureza. Por estas vias, alcançamos as ideias de imagem e arte - enquanto formulações empáticas resultantes das polares lutas humanas em relação a seu destino – e compreendemo-las enquanto documentos expressivos e testemunhos igualmente relevantes.</p> Priscila Risi Pereira Barreto Copyright (c) 2021 Priscila Risi Pereira Barreto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4690 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 William Zadig no Brasil https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4692 <p><span style="font-weight: 400;">Esta comunicação</span><span style="font-weight: 400;"> parte do objetivo de traçar um esboço acerca da trajetória do artista sueco William Zadig (1884 - 1952), figura à qual carecem estudos no Brasil. O artista mudou-se para o país no início da década de 1910, se instalando na cidade de São Paulo, mas, antes, passou pela Alemanha e pela França. </span><span style="font-weight: 400;">Na capital paulista, o artista foi professor de escultura no Liceu de Artes e Ofícios e fundou um curso de pintura e desenho junto com o pintor alemão Georg Elpons e o pintor brasileiro José Wasth Rodrigues. Ao visualizar a produção artística no Brasil, nos deparamos com a rede de sociabilidade do escultor e sua relação com figuras ligadas à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.</span></p> Amanda Batista Bento Copyright (c) 2021 Amanda Batista Bento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4692 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Leo graecus? Debates sobre a presença do leão em território helênico https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4664 <p>Este artigo apresenta o debate sobre a presença do leão em território grego, tomado como fonte a história de Polidamas de Escotusa, lutador de pancrácio cujas proezas foram eternizadas em texto e imagem. A partir de breve exame a respeito dos episódios da vida de Polidamas, será argumentado que não há base documental suficiente para apresentá-los como argumento irrefragável em favor da presença do leão como espécie autóctone na Grécia.</p> <p> </p> Thiago do Amaral Biazotto Copyright (c) 2021 Thiago do Amaral Biazotto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4664 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O corpo alienígena na arte de H. R. Giger https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4663 <p>A proposta deste texto é realizar uma breve análise dos principais elementos que constituem a poética do artista plástico suíço H. R. Giger (1940-2014), especialmente no que diz respeito às representações de corpos de seres híbridos, alienígenas, presentes em pinturas, cenários e cinema. Para compreender os processos que levaram Giger na construção destes corpos estrangeiros, eróticos e sombrios, é necessário ter em mente que a obra do artista integra a história da percepção do corpo como território do mistério, a geografia criptografada do outro. Os corpos criados por Giger constituem a soma de fascínio e terror que passaram a povoar a cultura e o cinema contemporâneos, atualizando os medos ancestrais de nossa espécie.</p> Vanessa Bortulucce Copyright (c) 2021 Vanessa Bortulucce https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4663 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 La donna galante ed erudita https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4688 <p>Este artigo busca analisar a construção de um tipo de imagem da mulher virtuosa e laureada considerando algumas produções da pintora veneziana Rosalba Carriera (1673-1757). Carriera foi a artista mulher de maior fama da primeira metade do século XVIII e atuou num momento em que a presença feminina nos palcos e no âmbito literário ganhava especial destaque. A pintora, ela própria uma artista reconhecida, pintou o retrato de várias mulheres que tiveram reconhecimentos em sua área de atuação.</p> Maíra Canina Silvestrin Copyright (c) 2021 Maíra Canina Silvestrin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4688 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O papel da "crítica de gosto" e a atuação de literatos e críticos como instâncias legitimadoras das contribuições artísticas de Ticiano https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4649 <p>Esta comunicação reflete sobre o quanto os elogios de literatos e humanistas a Ticiano pode ter colaborado para o sucesso do artista. Propõe que a “crítica de gosto” – que previa que comitentes e eruditos também poderiam avaliar obras de arte – teria possibilitado a Dolce expandir os critérios de apreciação, incluindo e destacando habilidades nas quais Ticiano superava os demais, permitindo não apenas a contestação da crítica de Vasari, mas a designação de Ticiano como o artista mais competente.</p> Tânia Carvalho Copyright (c) 2021 Tânia Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4649 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O Monumento a Martins Fontes (1938) de Materno Giribaldi https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4683 <p>O presente estudo reconstitui um histórico da iniciativa para a criação de um monumento em memória do poeta santista José Martins Fontes (1884-1937), à luz de documentos oriundos do arquivo familiar do escultor piemontês Materno Giribaldi (1870-1951). Além de reexaminar a projeção do poeta na São Paulo dos anos 1930, o artigo fornece subsídios para o desenvolvimento de uma metodologia adequada ao estudo da escultura pública paulista produzida no início do século XX.</p> Eva Pralon Catelli Copyright (c) 2021 Eva Pralon Catelli https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4683 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Rupturas e continuidades https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4681 <p>Os têxteis e sua organização ornamental participam, até a Idade Média, como suporte material semântico específico, dos discursos e sentidos colocados em funcionamento nos rituais e ritos sagrados. Através do conceito de ‘imagem’ e ‘ornamento’, propõe-se uma análise junto à História da Arte, costurando sentidos visíveis e invisíveis efetivados pelo iconográfico e simbólico, identificando continuidades e rupturas no&nbsp;<em>texere </em>da<em>&nbsp;</em>história têxtil, cuja origem remete ao sagrado.</p> Soraya Aparecida Coppola Copyright (c) 2021 Soraya Aparecida Coppola https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4681 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 As falsificações autênticas de Luc Tuymans https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4656 <p class="p1">O presente trabalho é uma investigação acerca da obra produzida nas décadas de 80 e 90 do pintor contemporâneo Luc Tuymans (1958-). Partindo da premissa de que a originalidade seria impossível, inspirado pelo célebre falsificador de quadros Han Van Meegeren, Tuymans afirma fazer apenas “falsificações autênticas”. Diante do aparente paradoxo dessa afirmação, busca-se compreendê-la à luz da relação que estabelece entre a fatura de sua pintura e a origem das imagens que utiliza como fonte.</p> Paula Mermelstein Costa Copyright (c) 2021 Paula Mermelstein Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4656 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Antonio Barili https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4659 <p>Análise do conjunto de painéis&nbsp;feitos&nbsp;por Antonio di Neri Barili (Siena, 1453-c.1529), originalmente concebidos para a <em>Cappella di San Giovanni nel Duomo di Siena</em>,&nbsp;e, posteriormente, transferidas as peças&nbsp;restantes para <em>San Chirico d'Orcia</em>. De amplo&nbsp;valor simbólico,&nbsp;a própria movimentação das peças durante o séc. XIX, ainda que crítico para a conservação, contribuiu para a recuperação&nbsp;e retomada&nbsp;de Barili e&nbsp;do ofício de entalhador, tornando imperativo o aprodundamento da fortuna crítica da obra.</p> Kevin Luís Damásio Copyright (c) 2021 Kevin Luís Damásio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4659 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A admissão da fotografia nas Primeiras Exposições Gerais da Academia de Belas Artes da Bahia https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4646 <p>A fotografia foi incluída na programação das primeiras Exposições Gerais da Academia de Belas Artes da Bahia. Buscamos apresentar um panorama com informações inéditas sobre como a fotografia foi inserida na academia baiana a partir de seu primeiro diretor, o pintor espanhol, Miguel Navarro y Cañizares (1834 - 1913) que participou da comissão julgadora da primeira Exposição Geral da Academia, fato que sinaliza o interesse que a fotografia despertava no meio artístico local no período.</p> Telma Cristina Damasceno Silva Fath Copyright (c) 2021 Telma Cristina Damasceno Silva Fath https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4646 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Nunca fomos tão modernos https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4697 <p class="Resumo">A partir da jornada criativa de Willys de Castro, este ensaio interpreta as crises que caracterizaram a passagem do concretismo ao neoconcretismo e da modernidade à contemporaneidade como momentos de depuração, reafirmação e fortalecimento de determinados valores — elegia do progresso, relação da arte e vida comum, abstracionismo geométrico e a vertente construtiva — que revelam, no contexto atual de nosso modo de vida uma presença marcante e resiliente dos valores vanguardistas e modernos.</p> Antonio Herci Ferreira Júnior, Edson Leite Copyright (c) 2021 Antonio Herci Ferreira Júnior, Edson Leite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4697 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O paradoxo preço-valor https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4631 <p><span style="font-weight: 400;">Neste trabalho apresentamos o que denominamos paradoxo preço-valor na arte contemporânea e como, no contexto de uma economia global e de uma cultura mundializada, alguns agentes, sobretudo os megacolecionadores </span><em><span style="font-weight: 400;">connaisseurs</span></em><span style="font-weight: 400;">, trabalham pela obliteração do hiato entre essas instâncias constitutivas.&nbsp;</span></p> Henrique Grimaldi Figueredo, Amanda Mazzoni Marcato Copyright (c) 2021 Henrique Grimaldi Figueredo, Amanda Mazzoni Marcato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4631 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O abismo entre artista e recepção https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4657 <p>O objeto deste trabalho abarca os conflitos entre a instituição do Salão e a crítica direcionada ao trabalho exposto do pintor impressionista Édouard Manet, na segunda metade do século XIX em Paris. Considerando a relevância do artista para o movimento impressionista e a geração à qual pertenceu em 1863, o objetivo desta comunicação é a de pontuar as críticas recebidas por Manet e investigar como elas enunciam as regras de arte. Tratarei, de modo geral, das obras <em>O almoço na relva, Olympia </em>e como ambas foram recepcionadas tendo as regras do desenho e do nu como regra artística e moral para julgar obra e artista. A variedade de termos pejorativos, a arbitrariedade das falas da época e a reputação abalada do artista conduzem a uma investigação que acentua o abismo entre o Salão e o artista, assim como enfatiza o trabalho de Manet, o primeiro pintor moderno.</p> Marina Franconeti Copyright (c) 2021 Marina Franconeti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4657 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Uma Roma para D. João V https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4682 <p>No reinado de D. João V (1706-1750) aparece uma nova tipologia de retábulo de estilo barroco nas igrejas luso-brasileiras, que o historiador da arte Robert Smith chama de estilo joanino ou D. João V. Observa-se que esta nova linguagem se desenvolve em estreita relação com o contexto histórico e as necessidades imagéticas da Coroa portuguesa que fomenta uma reforma artística essencialmente de influência da linguagem barroca romana.&nbsp;</p> Anna Lygia Stavale Frazão Copyright (c) 2021 Anna Lygia Stavale Frazão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4682 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Um dia em Nagasaki https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4709 <p>Este trabalho analisa algumas das imagens produzidas pelo fotógrafo japonês Yosuke Yamahata em 10 de agosto de 1945, na cidade de Nagasaki, um dia após a destruição provocada pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Busca-se compreender os métodos e efeitos das imagens da série a partir das noções de testemunho, neutralidade, subjetividade, empatia e o papel das fotografias na construção de uma memória coletiva apta a gerar questionamentos sobre os efeitos da guerra nas sociedades.</p> Lucas Gibson Copyright (c) 2021 Lucas Gibson https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4709 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 The grammar of ornament de Owen Jones e a invenção do antigo https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4689 <p><em>The Grammar of Ornament</em>, de Owen Jones, foi uma das publicações ilustradas sobre ornamento de maior sucesso na segunda metade do século XIX. Fruto do historicismo oitocentista e surgindo em contexto de imperialismo britânico, a obra traz um olhar particular sobre as culturas do passado, reafirmando cânones de criação artística ocidentais e cristãos. Compreender tal olhar requer considerar as condições de emergência da obra, bem como sua estrutura e os efeitos de sentido de seu discurso.</p> Ana Paula Gimenez Godoy, Alice Viana Copyright (c) 2021 Ana Paula Gimenez Godoy, Alice Viana https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4689 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Edição comemorativa do bicentenário do café (1927) https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4687 <p>O presente estudo examina a participação de quatro artistas na <em>Edição Comemorativa do Bicentenário do Café</em>, publicação especial lançada pelo periódico fluminense <em>O Jornal</em>, em outubro de 1927. Coordenados por Frederico Barata, esses artistas ficaram encarregados da execução das vinhetas, quase todas influenciadas pelo revivalismo da cerâmica arqueológica brasileira, especialmente pela cultura Marajoara.</p> Patricia Bueno Godoy Copyright (c) 2021 Patricia Bueno Godoy https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4687 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Entre pinceladas e construções https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4654 <p>O interesse pela cidade e por suas arquiteturas motivou a produção de muitos artistas, assim como foi assunto presente nos escritos de personalidades que hoje são fontes para a memória e história destes locais. Em Portugal, percebemos similaridades com questões vivenciadas no Brasil, sobretudo, no Rio de Janeiro como a abertura de novas avenidas e a modernização da cidade. Neste texto, olharemos para a cidade, a fim de reconhecer suas mudanças, modernizações e problemáticas que marcaram essas modificações.</p> Natália Cristina Aquino Gomes Copyright (c) 2021 Natália Cristina Aquino Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4654 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 As capelas vaticanas da XVI bienal de Veneza como produto dos sistemas de artes https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4648 <p>O texto busca demonstrar como as demandas das diversas partes envolvidas na concepção da mostra “Capelas Vaticanas”, exibida na XVI Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, influenciaram no resultado final da exposição. Para fins dessa análise foram escolhidos 3 dos 11 modelos exibidos na mostra: o “Pavilhão Asplund”, dos arquitetos Francesco Magnani e Traudy Pelzel, a “Capela da Manhã’, do escritório Flores e Prats e a “Capela das Cruzes em Estrutura Tensionada”, do arquiteto Norman Foster.</p> Richard Gomes Copyright (c) 2021 Richard Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4648 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Laura Aguilar, Juliana Mafra & Érika Machado https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4693 <p>A presente pesquisa pretende-se uma aproximação teórica das críticas marxista-feminista-anti racista da História da Arte e da Economia Neoclássica. Ambas as disciplinas compartilham da mesma tradição. Nelas, perpetua-se uma meritocracia que naturaliza o destaque de homens brancos tidos como prodígios. Isto se dá pela difusão do mito da independência tanto do homus economicus como d'O artista, considerados indivíduos de autonomia irreal, desconsiderando todo o trabalho da reprodução que existiu para que tais sujeitos vivam e prosperem. Parte de uma pesquisa prévia, o formato final para apresentação desta reflexão será o do poema-ensaio.</p> Leíner Hoki Copyright (c) 2021 Leíner Hoki https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4693 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O museu como arconte contemporâneo https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4666 <p><span style="font-weight: 400;">O conceito de arconte apresentado por Derrida em </span><em><span style="font-weight: 400;">Mal de arquivo</span></em><span style="font-weight: 400;"> - entidade que, na Antiguidade, salvaguardava e interpretava o arquivo - é representada, contemporaneamente, pela ideia de Museu. Por meio dos projetos “O Colecionador”, de Mabe Bethônico e “Aqui é arte”, de Paulo Nazareth, coloca-se em questão o papel do Museu enquanto este arconte criador de narrativas, assim como de instância legitimadora da arte e de artistas. </span></p> Vivian Horta Copyright (c) 2021 Vivian Horta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4666 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Coletivo Kokir https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4670 <p>Neste texto considerarei aspectos da arte indígena e suas intersecções com as tecnologias, materiais e economia do sistema ocidental. Uma das questões que proponho passará pelas noções de arte e artesanato, suas diferenciações e outros caminhos que se distanciem do binarismo ritual e utilitário. Tomarei por exemplo as produções do Coletivo <em>Kokir</em>, formado por indígenas Kaingang que se dedicam a produção de cestaria incorporando elementos materiais e modos de produção, distribuição e venda ocidentais.</p> Erika Kimie Koyama Copyright (c) 2021 Erika Kimie Koyama https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4670 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Arte Afro-diaspórica na Academia https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4700 <p><span style="font-weight: 400;">Em 2012, o Museu D. João VI, museu da Escola de Belas Artes que abriga obras de referência para o ensino da arte, recebe uma coleção de arte popular reunida pelo antigo professor da instituição, Renato Miguez. Este artigo discute o lugar das obras afro-diaspóricas da coleção a partir da análise da representação de pessoas negras na produção artística do colecionador, atentando-se para os diversos índices de um regime colonial nas dinâmicas do fazer artístico e do colecionismo.</span></p> Carolina Rodrigues de Lima Copyright (c) 2021 Carolina Rodrigues de Lima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4700 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Hildegard Rosenthal e a experiência de modernidade para mulheres fotógrafas na São Paulo da década de 1940 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4679 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo apresenta a pesquisa em desenvolvimento sobre a produção da fotógrafa de origem alemã Hildegard Rosenthal, em São Paulo na década de 1940, à luz da experiência de modernidade vivenciada por mulheres. Utilizando gênero como categoria de análise histórica e valendo-se de metodologias da crítica feminista, busca-se apontar as especificidades dessa experiência, no que diz respeito aos espaços da feminilidade, de trabalho e às condições de produção e reconhecimento para fotógrafas.</span></p> Lúcia de Souza Alves de Lima Copyright (c) 2021 Lúcia de Souza Alves de Lima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4679 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Como vender o exótico https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4668 <p>Na terceira fase da obra de Frans Post, de 1661 a 1669, suas pinturas alcançaram uma clientela diferente das fases anteriores. É o período com a maior quantidade de obras e nos inventários os preços são variados. Mas não só porque algumas dessas obras tinham um valor acessível que um determinado grupo iria ter interesse em adquiri-las. Então, quem eram os clientes de Post na década de 1660? Quem teria interesse no tema das Índias Ocidentais? Na naturalia exótica, nas ruínas e nos engenhos?&nbsp;</p> Rita de Cássia do Monte Lima Copyright (c) 2021 Rita de Cássia do Monte Lima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4668 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A presença indígena brasileira nas Bienais de São Paulo https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4674 <p>O texto busca apresentar o modo como se deu a presença indígena na Bienal de São Paulo e o recente reconhecimento de artistas indígenas brasileiros. Na maior parte das bienais, os povos indígenas foram tratados como tema de obras de arte, contudo, nos últimos anos o protagonismo de artistas indígenas brasileiros vem se notabilizando com prêmios e exposições. Na 34ª Bienal, cinco artistas indígenas brasileiros exibiram suas obras, tendo Jaider Esbell como grande destaque desta edição. </p> Daiane Marques Copyright (c) 2021 Daiane Marques https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4674 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Arte de rua em Salvador e institucionalização https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4640 <p>As relações da arte de rua com a institucionalização em Salvador são enfocadas por meio de exposições ao ar livre de 1955, arte em calçadões e performances promovidas no início dos anos 1980. Estas ações objetivaram estabelecer maior diálogo entre criação artística e espaço público, tendo em comum a vontade de tornar a arte mais próxima do cidadão dos centros urbanos. Contudo, divergiam nas intencionalidades, nas maneiras de encarar as problemáticas do espaço urbano e busca por legitimação.</p> Dilson Midlej Copyright (c) 2021 Dilson Midlej https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4640 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O eu refletido https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4712 <p>No presente artigo, iremos abordar os retratos da pintora estadunidense Romaine Brooks, para que possamos compreender como as composições escolhidas pela artista se articulam entre si e com a vida da artista. Aqui, abordaremos a ideia de uma possível construção de si através do outro e o olhar para o outro através do próprio eu da artista e de como a retratação parece ser um estilo de nuances e camadas que nos permite um vislumbre da persona do artista. Analisaremos as cores, tão caracteristicas, escolhidas por Brooks; as mulheres que recorrentemente aparecem em suas obras e/ou vida; os adereços que constituem a obra que muitos consideram como indumentárias tipicamente masculinas. &nbsp;</p> Eponina Castor de Mello Monteiro Copyright (c) 2021 Eponina Castor de Mello Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4712 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Referências artísticas italianas nas obras Rua 25 de Março, de Antonio Ferrigno https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4675 <p><span style="font-weight: 400;">As paisagens </span><em><span style="font-weight: 400;">Rua 25 de Março </span></em><span style="font-weight: 400;">foram produzidas em três versões pelo artista italiano Antonio Ferrigno (1863-1940) durante a sua estadia no Brasil entre os anos de 1893 e 1905, e fazem parte do conjunto de obras do artista sobre a iconografia paulistana. No presente texto, buscamos ressaltar a contribuição do artista para o cenário artístico de São Paulo, através de comparações entre paisagens urbanas do final do século XIX, focando especificamente em suas referências trazidas da Europa.</span></p> Stefanie Clarice Ramos Moysés Copyright (c) 2021 Stefanie Clarice Ramos Moysés https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4675 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 “Dois colossais e magníficos quadros” de bazar na academia https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4713 <p>Este texto trata da presença do pintor italiano Deogratias Lasagna (1825-1896) no Rio de Janeiro, considerando, sobretudo, a sua participação nas exposições gerais organizadas pela Academia Imperial. Analisa-se a atribuição ao artista de duas pinturas de batalha representando episódios da guerra entre Estados Unidos e México. Ocupa-se, igualmente, da exibição de obras de arte de grandes dimensões em estabelecimentos comerciais, como o Bazar Dillon, mediante a cobrança de ingressos.</p> Fabriccio Miguel Novelli Duro Copyright (c) 2021 Fabriccio Miguel Novelli Duro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4713 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Notas sobre aspectos místicos e simbólicos nas fotomontagens de Jorge de Lima https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4691 <p>Em 1943, o poeta alagoano Jorge de Lima (1883-1953) publicou o livro de fotomontagens <em>A pintura em pânico.</em> As 41 composições que integram o livro possuem elementos que se relacionam com o Surrealismo em sentidos estético e conceitual. Uma das relações que pode ser estabelecida é dada pela observação de certos elementos de temáticas místicas. O texto propõe a apresentação de questões pontuais desta relação que foram investigadas e analisadas anteriormente.</p> Lorena Machado Macêdo Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa Copyright (c) 2021 Lorena Machado Macêdo Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4691 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Ações de choque e retomada https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4695 <p>O debate decolonial se faz cada vez mais constante no campo da História da Arte brasileira. O assunto é presente em recentes ações de instituições nos últimos anos. Apesar da tentativa de reposicionamento, é um fato histórico que instituições de arte contribuíram para o apagamento de mulheres, pessoas negras e indígenas e suas produções imagéticas. Este artigo tem como objetivo analisar algumas ações no campo das artes visuais brasileira no eixo Rio de Janeiro e São Paulo nos últimos anos. &nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Priscila Medeiros de Oliveira Copyright (c) 2021 Priscila Medeiros de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4695 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Modelos descobertos, modelos encobertos https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4684 <p>Narrativas em torno da “descoberta” da “arte negra” pela arte moderna europeia foram fundamentais para a construção da autoimagem do modernismo. De início, elas estiveram dominadas por relatos de artistas como Vlaminck e Picasso, que, por volta de 1906, teriam começado a olhar com atenção para objetos da África e Oceania. No caso de Picasso, sua relação com a dita arte negra foi objeto de uma longa disputa, que buscarei reconstituir brevemente, discutindo parte da fortuna crítica a esse respeito.</p> Janaína Otoch Copyright (c) 2021 Janaína Otoch https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4684 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O prêmio de viagem do salão de 51 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4636 <p>Em 1951, no 56º Salão Nacional de Belas Artes (SNBA), duas artistas mulheres foram contempladas com o Prêmio de Viagem na Divisão Moderna. A partir de publicações da imprensa, tornou-se possível analisar a recepção da época, sobretudo os discursos contra ou favor ao resultado do certame. Com o presente texto, buscamos discutir sobre o episódio supracitado, ainda bastante desconhecido na história da arte brasileira.</p> João Paulo Brito dos Santos Ovidio Copyright (c) 2021 João Paulo Brito dos Santos Ovidio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4636 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Sobre a contradição da nascente https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4651 <p>O presente ensaio problematiza a “perspectiva da origem” como instância de atribuição de sentido, legitimidade e <em>status </em>às obras de arte. Partindo do seu caráter axiomático e da exploração de exemplos na história da arte, a discussão se dá a partir das instâncias da “autoria” e do “contexto”. Objetiva-se pensar em outras possibilidades para escrita da história da arte, menos reduzidas ao objeto/autor/contexto e mais atentas às trajetórias, processos e ingerências de múltiplos espaços e agentes.</p> Diego Souza de Paiva Copyright (c) 2021 Diego Souza de Paiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4651 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4655 <p>Este artigo discute as <em>arpilleras </em>produzidas pelo MAB a partir dos conceitos de educação popular e de contra-hegemonia. <em>Arpillera</em> é um tipo de bordado, originado no Chile, feito a partir da juta e popularizado por Violeta Parra. Mais tarde, na ditadura, foi um meio de resistência, em que mulheres bordavam com retalhos das roupas dos entes desaparecidos. No Brasil, a técnica é retomada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para debater as contradições do modelo energético em vigor.</p> Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira Copyright (c) 2021 Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4655 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Filmes em filmes https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4698 <p><span style="font-weight: 400;">Primeiramente, pretendemos, para este texto, apresentar a obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Camp de Thiaroye</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1988), contextualizando-a nos cinemas da África, e na trajetória do “pai do cinema africano”: Ousmane Sembène. Para assim, explanar parte dos resultados da pesquisa que tinha como objetivo geral analisar a obra fílmica citada. A leitura feita tem como foco os filmes e as pinturas referenciadas, pensando, em conjunto, a censura cinematográfica na França e no continente africano, em especial no Senegal.</span></p> Alysson Brenner Nogueira Pereira Copyright (c) 2021 Alysson Brenner Nogueira Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4698 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Deyson Gilbert, Beto Shwafaty, Pablo Uribe e Barbara Wagner https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4686 <p>Esse artigo é parte da minha dissertação de mestrado defendida em janeiro de 2021, onde procurei investigar as possibilidades entre curadoria, arte e arquitetura a partir do 33º Panorama da Arte Brasileira realizado no Museu de Arte Moderna de São Paulo (05/11 a 15/12/2013) com curadoria de Lisette Lagnado e Ana Maria Maia. A partir de uma perspectiva prospectiva apontada pela curadoria, faço um recorte entre os artistas da exposição que operam de um modo conceitual e crítico, apontando os trabalhos que têm uma ligação com questões da história não só do MAM enquanto instituição, mas também com a história da arte construtiva no Brasil.</p> Omar Porto Copyright (c) 2021 Omar Porto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4686 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4705 <p>O presente trabalho tem como objeto de análise as concepções teóricas e plásticas da artista Varvara Stepanova sobre a Criatividade não-objetiva e Construtivismo, que foram desenvolvidas entre 1918 e 1922, aproximadamente. Ela e alguns contemporâneos (as) após a Revolução de Outubro de 1917 envolveram-se com o projeto de construção de uma sociedade socialista, questionaram as concepções artísticas estabelecidas e propuseram definições diferentes que condiziam com os objetivos da revolução. Assim, objetiva-se mostrar alguns trechos dos textos de Varvara, bem como algumas de suas produções plásticas compreendendo o que influenciou no desenvolvimento de tais concepções. A importância desse estudo reside em dar visibilidade às atuações de uma mulher que formulou outras definições de arte, artista e seu trabalho na sociedade.</p> Tatiane Rebelatto Copyright (c) 2021 Tatiane Rebelatto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4705 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O clube dos Glifófilos e a inserção da gravura como objeto de consumo no sistema da arte nas décadas de 40 e 50 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4662 <p>O Clube dos Glifófilos, primeiro clube de colecionismo de gravuras do Brasil, foi fundado no ano de 1949 tendo como fundadores Candido Portinari e Carlos Oswald, dois relevantes pintores de correntes artísticas antagônicas na história da arte brasileira. O Clube dos Glifófilos ajudou a promover a gravura como obra de arte autônoma incentivando o seu colecionismo, bem como sua inserção como objeto de consumo no sistema da arte e na elevação cultural da sociedade.</p> Julio Cesar dos Reis Copyright (c) 2021 Julio Cesar dos Reis https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4662 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O processo de legitimação das produções artísticas no Juquery https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4694 <p>Trata-se de uma investigação sobre o processo de legitimação das produções de artistas que estiveram como internos psiquiátricos no Complexo Hospitalar do Juquery a partir de um levantamento bibliográfico e histórico para analisar o processo de formação do acervo do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), tendo como principal agente o médico e crítico de arte Osório Cesar que desde a década de 1920 empreendeu esforços para colecionar as criações artísticas, realizar estudos, divulgar as obras e os artistas por meio de artigos, livros e críticas de arte, organizar exposições e difundir as obras de artistas do Juquery em acervos de museus.</p> Elielton Ribeiro Rodrigues Copyright (c) 2021 Elielton Ribeiro Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4694 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Etrusco? Arcaico? Isolado? Notas sobre a recepção de Massimo Campigli no meio brasileiro https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4652 <p>O artigo discute a recepção da produção artística de Massimo Campigli no meio brasileiro, a partir da presença de suas pinturas no acervo do MAC USP e da apresentação de suas obras em duas edições da Bienal de São Paulo (1951 e 1955) e na individual na Galeria Sistina (1960). Com base nessa recepção, indicaremos duas questões intrínsecas a seu trabalho, que não vêm sendo discutidas: a eleição da figura feminina como tema; a ideia de “arcaico” como apartada de outras tendências sob o fascismo.</p> Renata Rocco Copyright (c) 2021 Renata Rocco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4652 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A perspectiva histórica da preservação do patrimônio nacional brasileiro no século XIX https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4676 <p>A presente comunicação busca colocar em perspectiva histórica a noção do patrimônio no Brasil dando ênfase, sobretudo, ao período que antecedeu o Movimento Modernista. Mais do que procurar continuidades no que se refere à institucionalização de um órgão que cuidasse da proteção dos monumentos, e esse não existiu durante a etapa em estudo, pensou-se na ideia de patrimônio como uma construção social para melhor compreender sua trajetória.</p> Tássia Rocha Copyright (c) 2021 Tássia Rocha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4676 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Um jogo de olhares https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4667 <p>O artigo convida à reflexão sobre alguns dos mecanismos dispostos no processo de consolidação do pintor Manoel Santiago no circuito expositivo carioca da década de vinte. Para esse fim, uma fotografia será nosso principal objeto de análise. Publicada em um momento de acalorado debate em torno do artista e de sua tela, <em>Sesta Tropical, </em>ela nos permitirá uma percepção aguçada sobre os matizes que permearam a autoimagem do pintor, bem como das instâncias de legitimação atuantes no meio artístico.</p> Laíza de Oliveira Rodrigues Copyright (c) 2021 Laíza de Oliveira Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4667 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Quando Portugal virou “colônia” https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4661 <p>Neste trabalho discute-se a atuação, organização e os interesses do grupo de portugueses membros de instituições culturais e associações beneficentes radicados no Rio de Janeiro entre o final do século XIX e início do XX. Propõe-se remontar brevemente o histórico de formação e atuação de instituições culturais por eles organizadas, com especial ênfase sobre o Real Gabinete Português de Leitura e as exposições de arte nele decorridas. Busca-se estabelecer uma correlação entre os padrões de gosto do grupo e seu projeto estético e ideológico, que pretendia contribuir para reposicionar a identidade nacional Portuguesa em relação ao Brasil.</p> Weslei Estradiote Rodrigues Copyright (c) 2021 Weslei Estradiote Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4661 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 “Triste surpresa para uma artista” https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4669 <p>Este trabalho analisa, a partir da crítica feminista, a complicada situação enfrentada por Camille Claudel no mercado e meio artístico e os impactos em sua subjetividade. Escultora atuante entre 1880 e 1913, cessou toda a produção artística em 1913 ao ser internada em um asilo psiquiátrico compulsoriamente, onde permaneceu até a morte. É debatido entre estudioso/as como a rejeição pelo mercado e por Rodin foram cruciais no adoecimento psíquico que a levou ao asilo, tema que será aqui debatido.&nbsp;</p> Ana Carolina Salvi Copyright (c) 2021 Ana Carolina Salvi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4669 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho de Cícero Dantas e seu aparato ornamental https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4699 <p>A Igreja Matriz de Cícero Dantas, cujo orago é Nossa Senhora do Bom Conselho, é obra da lavra do frei capuchinho Apolonio de Todi. Sua construção data do início do oitocentos e foi palco dos sermões de Antônio Conselheiro, o qual conclamava as gentes para a mobilização de recursos, os quais visavam à restauração do templo. No início do século XX, uma reforma mais completa ocorreria em seu interior, ação que mudou a ornamentação existente por uma de feição neoclássica; sendo todo conjunto retabular executado às expensas da Baronesa de Jeremoabo.</p> Jadilson Pimentel dos Santos Copyright (c) 2021 Jadilson Pimentel dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4699 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Geraldo de Barros e Lygia Pape https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4710 <p>O Movimento Construtivo Brasileiro foi parte da modernização do país nos anos 1950, se empenhando em especulações abstrato-geométricas. Seus integrantes foram, muitas vezes, divididos em dois grupos ‘divergentes’ na bibliografia: concretos paulistas, associados à racionalidade; e concretos cariocas e neoconcretos, ligados ao experimentalismo. Porém, ao analisar as obras de Lygia Pape e Geraldo de Barros, percebemos como essa divisão se atenua diante de trabalhos tão complexos e experimentais.</p> Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva, Vanessa Rosa Machado Copyright (c) 2021 Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva, Vanessa Rosa Machado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4710 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Mulher, feminino e feminismo em debate no campo artístico brasileiro (1960-1970) https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4660 <p>A pesquisa propõe analisar a circulação dos conceitos de mulher, feminino e feminismo no campo artístico brasileiro nas duas décadas anteriores à disseminação do movimento feminista em contextos sociais e culturais na década de 1980 no Brasil. Para isso, pretendemos investigar a produção discursiva realizada pela crítica de arte, os museus e galerias de arte, consideradas áreas responsáveis pela legitimação e reconhecimento no campo artístico nas décadas de 1960 e 1970.</p> Bruna Fernanda Vieira Silva Copyright (c) 2021 Bruna Fernanda Vieira Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4660 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Curador e a identidade legitimadora https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4632 <p>O presente trabalho pretende entender como a figura do curador tornou-se um dos elementos responsáveis pela legitimação de artistas contemporâneos. Como estudo de caso, será analisado a participação do curador Paulo Herkenhoff na trajetória da artista Beatriz Milhazes. Como metodologia utilizamos o referencial teórico composto por Lipovetsky, Focault, Castells e McIntyre para analisar o conceito de legitimação, em conjunto com autores que discutem a sedimentação da prática curatorial no contemporâneo, além de uma análise da participação de Herkenhoff na legitimação de Milhazes no sistema da arte.</p> Cássia Pérez da Silva Copyright (c) 2021 Cássia Pérez da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4632 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Dans l’ombre du Roi-Soleil https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4696 <p>Apresentaremos, neste trabalho, as considerações preliminares de nossa pesquisa de doutorado, centradas nas manifestações estético-iconográficas da noção do corpo do poder na obra de Charles Le Brun (1619-1690). Em sua produção, a figura do rei Luís XIV (1638-1715) ganha centralidade e nossa intenção é compreender o corpo do rei, a encarnação do Estado, como um importante argumento retórico. Debruçar-nos-emos, aqui, sobre a pintura <em>Le Roi gouverne</em> <em>par lui-même</em>, que pode ser entendida como sinal, muito mais que ilustração, do poder real encarnado no corpo de Luís XIV, <em>o corpo do poder</em>.</p> Matheus Corassa da Silva Copyright (c) 2021 Matheus Corassa da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4696 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Arte e mercado https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4685 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo busca analisar as formas e consequências das relações entre a arte, o mercado e os mecanismos contemporâneos de legitimação e valoração da arte se debruçando nas obras e carreira do artista de rua britânico Banksy, cujas obras estão muitas vezes associadas à questões sócio-políticas contemporâneas retratadas de forma irônica e satírica; além de observar como as estratégias de legitimação, valoração, marketing e branding estão presentes e atuam sobre o trabalho do artista.</span></p> Júlia Simmelink Clemente de Souza Copyright (c) 2021 Júlia Simmelink Clemente de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4685 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Identidade nacional e as paisagens do "Álbum de Guignard" (1942-1943) https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4635 <p>O objeto de nossa pesquisa é o artista Alberto da Veiga Guignard. Entre o anos de 1942 e 1943, Guignard colaborou com o suplemento literário “Autores e livros”, do jornal A Manhã, onde possuía uma seção de desenhos de paisagens denominada “Álbum de Guignard”. Nesse artigo, analisamos algumas dessas paisagens e como estas se relacionam com o pensamento dos intelectuais modernistas e com o projeto político de certos agentes do Estado e instituições na construção de uma identidade nacional.</p> Giovana Benedita Cardoso Spinhardi Copyright (c) 2021 Giovana Benedita Cardoso Spinhardi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4635 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Arte Total https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4639 <p>O presente trabalho propõe-se a apresentar a dupla trajetória artística do pintor José Maria Villaronga, que imigrou da Espanha para o Brasil, em meados do século XIX. Sua vida profissional, porém, não se desenvolveu na Corte, mas no Vale do Paraíba, onde encontrou o ambiente sociocultural e econômico ideal, para iniciar sua próspera carreira. Mudou-se, depois, para a província paulistana, alargando o sucesso e o prestígio adquiridos, sendo constantemente enaltecido, nos periódicos oitocentistas.&nbsp;&nbsp;</p> Ana Claudia de Paula Torem Copyright (c) 2021 Ana Claudia de Paula Torem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4639 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Salgueiro e Rosa Magalhães no Parque Lage https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4702 <p><span style="font-weight: 400;">A presente comunicação traz algumas reflexões acerca dos diálogos, tensionamentos e encontros entre os espaços expositivos do Rio de Janeiro e a produção visual das Escolas de Samba cariocas a partir da exposição</span><em><span style="font-weight: 400;"> Salgueiro 90</span></em><span style="font-weight: 400;">, ocorrida entre maio e junho de 1990 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro e organizada pela artista e carnavalesca Rosa Magalhães.</span></p> Thales Gonçalves Valoura Copyright (c) 2021 Thales Gonçalves Valoura https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4702 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Contemporaneidade internacional https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4647 <p>O presente trabalho procura investigar como, durante as décadas de 1950 e 1960, a crítica de arte japonesa privilegiou a abstração informal como campo para disputas ideológicas ao desenvolver junto aos artistas uma compreensão de arte que atuasse de maneira eficiente nas diversas camadas sociais.</p> Victor Raphael Rente Vidal Copyright (c) 2021 Victor Raphael Rente Vidal https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4647 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A influência das ciências naturais nos fragmentos de Aby Warburg https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4637 <p>Desde sua juventude Warburg nutriu uma relação estreita com as ciências naturais. De fato, como a bibliografia tem demonstrado, autores como Charles Darwin, Tito Vignoli, Ewald Hering, tiveram uma influência decisiva em sua formação. Colocando em questão esse íntimo diálogo, esta comunicação pretende reconstruir algumas nuances dessa interseção, apresentando os indícios da recepção de um arcabouço conceitual científico-natural na construção teórica dos fragmentos.</p> Serzenando Alves Vieira Neto Copyright (c) 2021 Serzenando Alves Vieira Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4637 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Um sujeito em fuga https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4678 <p>"327 Cuadernos" do diretor Andrés Di Tella, lançado em 2015, testemunha o escritor argentino Ricardo Piglia debruçando-se sobre seus próprios diários, escritos desde a juventude, a fim de decidir o material a publicar. O escritor observa contraste e mesmo divergência entre sua própria memória e as anotações em seus diários. Lembra-se vivamente de eventos que não constam registrados nos diários. Lê nos diários eventos e personagens dos quais não retém vestígios de memória. Que sujeito é este que se reconhece apenas parcialmente nos próprios escritos?</p> Ana Lucia Oliveira Vilela Copyright (c) 2021 Ana Lucia Oliveira Vilela https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4678 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Atipologias https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4680 <p>Na arte contemporânea os críticos e os curadores ganharam mais espaço, ocupando no sistema de dominação um espaço próximo ao dos artistas. Esta inversão alicerça o sucesso artístico à criação de parcerias sociais. Para tanto, o artigo parte do processo criativo com o intuito de reconstruir marcos e questões que ora catalisam a criação, ora a modificam. Através do que diagnosticamos enquanto atipologias metodológicas observaremos que as estratégias de pertencimento no mercado de arte perfazem um caminho próximo daquilo que Boris Groys anunciava enquanto autoria múltipla. Perante esta construção, interessa-nos refletir acerca de modalidades de pertencimento, avaliando como o agenciamento de seus processos, obras e da imagem de si é algo individual e não replicável.</p> Letícia Weiduschadt Copyright (c) 2021 Letícia Weiduschadt https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4680 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A arte religiosa na Secessão de Viena de 1905 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4720 <p>Os monges beuronenses participaram da amostra da Secessão de Viena de 1905, apresentando sua arte fora do espaço sacro. Este artigo pretende apresentar o programa artístico desta exibição, comparando-o com o da exposição de 2005 em Beuron. Acreditamos que a arte beuronense reverberou como um modelo de arte moderno e vanguardista, e nos interessa compreender o quanto que discurso visual apresentado permaneceu fiel ao modelo lenziano original.</p> Klency Kakazu de Brito Yang Copyright (c) 2021 Klency Kakazu de Brito Yang https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4720 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 O valor da arte em disputa https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4723 <p>A décima quinta edição do Encontro de História da Arte da Unicamp teve por tema a relação entre a produção artística e o valor atribuído às obras de arte ao longo do tempo, levantando questionamentos acerca das instâncias que consagram e valorizam os objetos artísticos, seus mecanismos de ação e seus impactos na escrita da história da arte.</p> João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues Copyright (c) 2022 João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4723 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000