Resumo
O artigo apresenta a pesquisa em desenvolvimento sobre a produção da fotógrafa de origem alemã Hildegard Rosenthal, em São Paulo na década de 1940, à luz da experiência de modernidade vivenciada por mulheres. Utilizando gênero como categoria de análise histórica e valendo-se de metodologias da crítica feminista, busca-se apontar as especificidades dessa experiência, no que diz respeito aos espaços da feminilidade, de trabalho e às condições de produção e reconhecimento para fotógrafas.
Referências
AMARAL, Aracy. A imagem da cidade moderna: o cena?rio e seu avesso. In: Modernidade e Modernismo no Brasil, 2010. p.81-89.
CHADWICK, Whitney. Women, art and society. New York: Thames & Hudson, 1990.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. In: Anais do Museu Paulista, vol.16, n.2, 2008.
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. Sa?o Paulo: COSACNAIFY, 2004.
COSTA, Helouise. Sistema de arte e relacoes de genero: retratos de artistas por Hildegard Rosenthal e Alice Brill. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. nº 71. 2018.
CORRÊA, Amélia Siegel. A nova mulher sob as lentes de Hildegard Rosenthal. In: Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. (Org.) Helouise Costa e Erika Zerwes . São Paulo: Intermeios, 2020. p.249-260.
FABRIS, Annateresa. Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro. In: Modernidade e modernismo no Brasil. (Org.) Annateresa Fabris. Porto Alegre: Zouk, 2010.p.09-24.
FOSTER, David William. Downtown in São Paulo with Hildegard Rosenthal’s camera. Luso-Brazilian Review, v. 42, n. 1, 2005
KOSSOY, Boris. A Fotorreportagem no Brasil: O Pioneirismo de Hildegard Rosenthal. In: Os Tempos da Fotografia: o efe?mero e o perpetuo. Sao Paulo: Atelie Editorial, 2007.p.81-104.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.
MAC-USP. Hildegard Rosenthal - Fotografias. São Paulo: catalogo de exposição, 1974.
MAUAD, Ana Maria. Pratica fotografica e a experiencia historica – um balanco de tendencias e posicoes em debate. Revista Interin. Curitiba, v. 10, n. 2, jul./dez. 2010.
MENDES, Ricardo. Once upon a time: uma historia da Historia da Fotografia brasileira. In: Anais do Museu Paulista. Sao Paulo. N. Ser. v. 6/7. p. 183-205. (1998/1999)
POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art’s Histories. London, New York: Routledge, 1999.
POLLOCK, Griselda. Vision and Difference: Femininity, Feminism and the Histories of Art. London and New York,. Routledge, 1988.
ROSENBLUM, Naomi. A history of women photographers. Abbeville Press Publishers: New York, London, Paris, 1994.
ROSENTHAL, Hildegard. Cenas Urbanas. Instituto Moreira Salles, 1998.
ROSENTHAL, Hildegard. Depoimento a Boris Kossoy, Eduardo Castanho, Hans Gunter Flieg, Moracy de Oliveira. Gravado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Sao Paulo. Acervo MIS, 25 de maio de 1981.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez. 1995, pp. 71-99.
ZERWES, Erika. Hildegard Rosenthal, Alice Brill e Judith Munk. A nova mulher imigrante e a fotografia moderna brasileira. In: Revista ZUM, https://revistazum.com.br/noticias/nova-mulher-fotografia-brasileira/
ZERWES, Erika. A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna. Cadernos Pagu (UNICAMP) , p. 5, 2017.
ZERWES, Erika. Humanismo e política: fotografia e gênero entre a Europa e a América Latina. In: Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. (Org.) Helouise Costa e Erika Zerwes . São Paulo: Intermeios, 2020. p.19-36.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Lúcia de Souza Alves de Lima