O museu como arconte contemporâneo

performances em acervos (e acesso) públicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4666

Palavras-chave:

Arconte, Museu, Mabe Bethonico, Paulo Nazareth, Performance

Resumo

O conceito de arconte apresentado por Derrida em Mal de arquivo - entidade que, na Antiguidade, salvaguardava e interpretava o arquivo - é representada, contemporaneamente, pela ideia de Museu. Por meio dos projetos “O Colecionador”, de Mabe Bethônico e “Aqui é arte”, de Paulo Nazareth, coloca-se em questão o papel do Museu enquanto este arconte criador de narrativas, assim como de instância legitimadora da arte e de artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Horta, Universidade Federal de Rio de Janeiro

Doutoranda na linha História e Crítica da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Rio de Janeiro.

Referências

BARTHES, Roland. Capítulo I In: A Câmara Clara: nota sobre a fotografia, Rio de Janeiro, 2015, p. 13-54.

BETHÔNICO, Mabe. Entrevista concedida a Vivian Horta. Rio de Janeiro- Brasil/Genebra-Suíça, 12 out. 2020.

BETHÔNICO, Mabe; PATO, Ana (Org.). Mabe Bethônico: documentos - arquivos e outros assuntos públicos. Belo Horizonte: Videobrasil, 2017. 174 p.

BETHÔNICO, Mabe. (entrevista). Perguntas para Mabe Bethônico Respostas para Ana Pato. Anais do IV Seminário Internacional Arquivos de Museu e Pesquisa, São Paulo, Universidade de São Paulo (USP), 28 e 29 de set de 2015. p. 211-219. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/anais_IV_seminario.pdf. Acesso em 10 mar. 2020.

BETHÔNICO, Mabe; COHEN, Ana Paula (ed.). museumuseu, São Paulo, outubro de 2006. Ano 01, n. 1. Disponível em: https://www.ufmg.br/museumuseu/bienal/jornal/museumuseu.pdf. Acesso em 10 mar. 2020.

DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana.Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

NAZARETH, Paulo. (Entrevista) Mas não se come com a mão de qualquer jeito… In. Revista Arte & Ensaios n. 38, Editora UFRJ: Rio de Janeiro, jun. 2019. p. 8-45.

SOLIS, Dirce Eleonora Nigro. Tela desconstrucionista: arquivo e mal de arquivo a partir de Jacques Derrida. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 26, n. 38, p. 373-389, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1096/1021. Acesso em: 02 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

HORTA, V. O museu como arconte contemporâneo: performances em acervos (e acesso) públicos no Brasil. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 313–319, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4666. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4666. Acesso em: 2 fev. 2023.