Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Varvara Stepanova
Criatividade não-objetiva
Construtivismo

Como Citar

REBELATTO, Tatiane. Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 517–530, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4705. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4705. Acesso em: 14 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de análise as concepções teóricas e plásticas da artista Varvara Stepanova sobre a Criatividade não-objetiva e Construtivismo, que foram desenvolvidas entre 1918 e 1922, aproximadamente. Ela e alguns contemporâneos (as) após a Revolução de Outubro de 1917 envolveram-se com o projeto de construção de uma sociedade socialista, questionaram as concepções artísticas estabelecidas e propuseram definições diferentes que condiziam com os objetivos da revolução. Assim, objetiva-se mostrar alguns trechos dos textos de Varvara, bem como algumas de suas produções plásticas compreendendo o que influenciou no desenvolvimento de tais concepções. A importância desse estudo reside em dar visibilidade às atuações de uma mulher que formulou outras definições de arte, artista e seu trabalho na sociedade.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4705
PDF

Referências

CATÁLOGO DE EXPOSIÇÃO. Amazonas de la vanguardia: Alexandra Exter, Natalia Goncharova, Liubov Popova, Olga Rozanova, Varvara Stepanova, and Nadezhda Udaltsova. New York: Guggenheim Museum Publications, 2000.

COLÓN LLAMAS, Luis Carlos. Las vanguardias artísticas y la enseñanza en la Rusia de los años 20. – Valladolid: Universidad de Valladolid, Secretariado de Publicaciones e Intercambio Editorial, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posición: el ojo de la história. V.1. Madrid: A. Machado Libros, 2008.

GRAY, Camilla. O grande experimento: arte russa 1863-1922. Tradução de Luiz Antonio Pitanga do Amparo. São Paulo: Worlwhitewall Editora Ltda, 2004.

JALLAGEAS, Neide; LIMA, Celso. Vkhutemas – O desenho de uma revolução. Sao Paulo: Kinoruss, 2020.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

MIGUEL, Jair Diniz. Arte, Ensino, Utopia e Revolução. Os ateliês artísticos Vkhutemas/Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930). São Paulo, 2006. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, 2006.

LAVRENTIEV, Alexander .Varvara Stepanova, the complete work. Edição e tradução John E. Bowlt. Cambridge, Massachusetts: The MIT PRESS, 1988.

LAVRENTIEV, Alexander. La frenética Stepanova, entre a análise e a síntese in.: Amazonas de la vanguardia: Alexandra Exter, Natalia Goncharova, Liubov Popova, Olga Rozanova, Varvara Stepanova, and Nadezhda Udaltsova. New York: Guggenheim Museum Publications, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Tatiane Rebelatto

Downloads

Não há dados estatísticos.