Resumo
O presente trabalho tem como objeto de análise as concepções teóricas e plásticas da artista Varvara Stepanova sobre a Criatividade não-objetiva e Construtivismo, que foram desenvolvidas entre 1918 e 1922, aproximadamente. Ela e alguns contemporâneos (as) após a Revolução de Outubro de 1917 envolveram-se com o projeto de construção de uma sociedade socialista, questionaram as concepções artísticas estabelecidas e propuseram definições diferentes que condiziam com os objetivos da revolução. Assim, objetiva-se mostrar alguns trechos dos textos de Varvara, bem como algumas de suas produções plásticas compreendendo o que influenciou no desenvolvimento de tais concepções. A importância desse estudo reside em dar visibilidade às atuações de uma mulher que formulou outras definições de arte, artista e seu trabalho na sociedade.
Referências
CATÁLOGO DE EXPOSIÇÃO. Amazonas de la vanguardia: Alexandra Exter, Natalia Goncharova, Liubov Popova, Olga Rozanova, Varvara Stepanova, and Nadezhda Udaltsova. New York: Guggenheim Museum Publications, 2000.
COLÓN LLAMAS, Luis Carlos. Las vanguardias artísticas y la enseñanza en la Rusia de los años 20. – Valladolid: Universidad de Valladolid, Secretariado de Publicaciones e Intercambio Editorial, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posición: el ojo de la história. V.1. Madrid: A. Machado Libros, 2008.
GRAY, Camilla. O grande experimento: arte russa 1863-1922. Tradução de Luiz Antonio Pitanga do Amparo. São Paulo: Worlwhitewall Editora Ltda, 2004.
JALLAGEAS, Neide; LIMA, Celso. Vkhutemas – O desenho de uma revolução. Sao Paulo: Kinoruss, 2020.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.
MIGUEL, Jair Diniz. Arte, Ensino, Utopia e Revolução. Os ateliês artísticos Vkhutemas/Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930). São Paulo, 2006. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, 2006.
LAVRENTIEV, Alexander .Varvara Stepanova, the complete work. Edição e tradução John E. Bowlt. Cambridge, Massachusetts: The MIT PRESS, 1988.
LAVRENTIEV, Alexander. La frenética Stepanova, entre a análise e a síntese in.: Amazonas de la vanguardia: Alexandra Exter, Natalia Goncharova, Liubov Popova, Olga Rozanova, Varvara Stepanova, and Nadezhda Udaltsova. New York: Guggenheim Museum Publications, 2000.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Tatiane Rebelatto