Encontro de História da Arte

Edição Atual

n. 16 (2022)
Publicado em outubro 5, 2023

Descrição:O Encontro de História da Arte é um evento de caráter anual, promovido pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP e com sede no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Desde 2004, tem por objetivo reunir pesquisas de todo o Brasil sobre história da arte e da cultura, sem distinções de titulação.
Ano de criação: 2004
Área do Conhecimento: História da Arte
ISSN: 2675-3103
Título abreviado: Enc. Hist. Arte
Contato: eha@unicamp.br
Unidade: IFCH/UNICAMP

Gabrieli Priscila Simões, Janaína da Silva Fonseca, Leticia Carvalho Diniz, Thiago do Amaral Biazotto, Alvaci Mendes da Luz, Ana Carolina Silva, Luccas Eduardo Castilho Maldonado, Leticia Asfora Falabella Leme
2-5
O amanhã possível: história da arte em tempos de crises socioambientais
PDF

Comunicações

Thais Abonizio
6-15
Ttéia 1C de Lygia Pape (2002): considerações sobre o espaço neoconcreto
PDF
Marcos Dias de Araújo
16-29
Elementos iconográficos da representação do sacrifício de Isaac: textos e variações ao longo do tempo
PDF
Laís Barreto da Silva
30-38
Arte corpo e terra: arquétipos femininos, natureza e performance
PDF
Fernanda Bredariol
39-53
Retábulos Paulistas: a talha híbrida do século XIX
PDF
Cleivison Jesus de Carvalho
54-64
A perspectiva do patrimônio no samba como pensamento político e educação para formação de identidade e ocupação dos espaços
PDF
Cíntia Chaves
65-74
Perspectivas historiográficas sobre Erwin Panofsky
PDF
Bárbara Ferreira Fernandes
75-86
O Imperador ausente: as representações de Dom Pedro II na pintura histórica brasileira
PDF
Ana Carolina Dias Florindo
87-98
A representação da mentalidade cultista no cinema britânico da década de 70
PDF
Patricia Bueno Godoy, Suzanna Ketlin Paulino Sales
99-108
Camilla Alvares de Azevedo e Maria Francelina Barreto Falcão: o revivalismo marajoara nas artes decorativas brasileiras
PDF
Allan André Lourenço
109-117
Julio Le Parc: estratégias de resistência cultural perante a ditadura militar brasileira
PDF
Ana Lúcia Lucchese
118-129
Cruzo-Crítico: epistemologias de terreiros para as artes performáticas no Brasil contemporâneo
PDF
Angelo Luz
130-140
Circuito Universitário da Bienal de Curitiba: arqueologia de uma rede de resistência para a arte atual
PDF
João Magioni Corrêa de Barros
141-154
A modernidade nos cartazes de Giovanni Pintori: uma análise da produção gráfica italiana no século XX
PDF
Daiane Marques
155-166
Protagonismo indígena nas artes visuais: Sueli Maxakali na 34ª Bienal de Arte de São Paulo
PDF
Christiane Meier
167-178
O programa iconográfico do baldaquino do Santuário Nacional de Aparecida
PDF
Alex Silva Moreira
179-189
Oscar Pereira da Silva (1867-1939): um artista fluminense radicado em São Paulo
PDF
Stefanie Clarice Ramos Moysés
190-198
As pinturas das fazendas de café de Antonio Ferrigno
PDF
Camila Nader Martins
199-209
Subversões e testemunho: uma análise da produção de Regina José Galindo e Magdalena Abakanowicz
Carolina Rezende
210-223
Confluências entre arte, direitos e Cabul, nas obras de Shamsia Hassani
PDF
Rodrigo Vicente Rodrigues
224-232
O horizonte da utopia como meio de ação real em Mário Pedrosa e seus possíveis desdobramentos no século XXI
PDF
Janaina Silva Santana
233-241
Dona Catarina por Anthonis Mor: um estudo da arte do retrato em Portugal no século XVI
PDF
Davi Luis Galindo dos Santos
242-250
Experiência expandida na fotografia: o movimento nas obras de Claudia Andujar e Michael Wesely
PDF
Laura Camila Silva da Silva
251-260
O russo David Widhopff em Belém do Pará: circulação e transferências artísticas na representação de temáticas brasileiras (1893-1910)
PDF
Maria Angélica da Silva, Alvaci Mendes da Luz
261-277
Pele pintada e esculpida: conventos franciscanos históricos do Brasil em investigações ecocríticas e pluriétnicas
PDF
Rafael da Silva
278-289
Sobre o experimental na arte e o debate museal no Brasil (1960-1970): considerações de Mário Pedrosa, Frederico Morais e Walter Zanini
PDF
Thais Melo Silva
290-302
A industrialização e o crescimento das metrópoles em Tetsuo (1989), de Shinya Tsukamoto
PDF
Janaína Angélica Simões
303-316
Um fidalgo florentino: Allori e Piero de Medici no MASP
PDF
Daniel Vladimir Tapia Lira de Siqueira
317-331
A écfrase em Clarice Lispector
PDF
Rubens Takamine
332-344
A diluição do eu-humano ante o mergulho no caos: Jaider Esbell
PDF
Thayná da Silva Tavares
345-358
O artista negro em representação: o retrato de Benedito José Tobias (1894-1963?)
PDF
Camila Vitório
359-372
Tecendo outro corpo: artistas latino-americanas e a construção de novas representações
PDF
Robert Wilkes
373-386
As paisagens brasileiras de Marianne North e o conceito Pré-rafaelita de “fidelidade à natureza”
PDF
Adriel Dalmolin Zortéa
387-397
Sobre carne na plástica de Varejão
PDF
Ver Todas as Edições