Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4655

Palavras-chave:

Arpilleras, Contra-hegemonia, Movimento dos atingidos por barragens (MAB)

Resumo

Este artigo discute as arpilleras produzidas pelo MAB a partir dos conceitos de educação popular e de contra-hegemonia. Arpillera é um tipo de bordado, originado no Chile, feito a partir da juta e popularizado por Violeta Parra. Mais tarde, na ditadura, foi um meio de resistência, em que mulheres bordavam com retalhos das roupas dos entes desaparecidos. No Brasil, a técnica é retomada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para debater as contradições do modelo energético em vigor.

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Biografia do Autor

Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

PEREIRA, A. A. Z. da P. . Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 479–488, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4655. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4655. Acesso em: 2 fev. 2023.