Resumo
O interesse pela cidade e por suas arquiteturas motivou a produção de muitos artistas, assim como foi assunto presente nos escritos de personalidades que hoje são fontes para a memória e história destes locais. Em Portugal, percebemos similaridades com questões vivenciadas no Brasil, sobretudo, no Rio de Janeiro como a abertura de novas avenidas e a modernização da cidade. Neste texto, olharemos para a cidade, a fim de reconhecer suas mudanças, modernizações e problemáticas que marcaram essas modificações.
Referências
ANDRÉ, P. & ROSADO, C. (2017). A imagem fragmentária benjaminiana de Baudelaire aplicada a Lisboa de Ressano Garcia como similitude imaginária de Paris, capital do Século XIX. In: Territórios Metropolitanos Contemporâneos. (pp. 70-83). Lisboa: DINÂMIA'CET-IUL. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/12476.
AQUINO GOMES, Natália Cristina. “Homenagem ao Escultor em seu ateliê: Crítica e Defesa no retrato de Eduardo de Sá”. In: Trabalho de Artista: imagem e autoimagem (1826-1929). Curadoria Fernanda Pitta, cocuradoria de Ana Cavalcanti e de Laura Abreu; textos Alain Bonnet... [et al.]. (Org.). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018, v. 1, pp. 219-237.
ARAUJO, Emanuel (Org.). João e Arthur Timotheo da Costa. Os dois irmãos pré-modernistas Brasileiros. Catálogo, São Paulo, Museu Afro Brasil, 2012.
BORDALO PINHEIRO, Rafael. O Antonio Maria, Lisboa, 28 de agosto de 1879, Avenida da Liberdade, p. 96.
D’ELBOUX, R. M. M. Manifestações neoclássicas no Vale do Paraíba: Lorena e as palmeiras-imperiais. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2008.
DE PAOLI, P. S. Entre Relíquias e Casas Velhas: A Arquitetura das Reformas Urbanas de Perreira Passos no Centro do Rop de Janeiro. Rio de Janeiro: Rio book’s 1a Edição, 2013.
FRANCA, J. D’Avila. Kosmos, Rio de Janeiro, anno I, n. 4, abril de 1904, Matto Grosso, p. 15.
HERKENHOFF, Paulo. “Rio de Janeiro: a paisagem da modernidade brasileira.” In: Sergio Fadel et al. 5 visões do Rio na Coleção Fadel. Rio de Janeiro, Edições Fadel, 2009, pp. 172-191.
LOBATO, Isabel. “Carlos Botelho: Um pintor de Lisboa”. In: Lisboa Revista Municipal. Ano XLV, 2.a série, n° 8/9/10, 2.°, 3.° e 4.° trimestres de 1984, número avulso, pp. 3-7. Disponível em: lisboa.pt/OBRAS/LisboaRevM/N8_9_10/N8_9_10_master/N8_9_10.pdf.
LOPES, António Teixeira. Ao correr da pena: memórias de uma vida. Vila Nova de Gaia: C.M.G, 1968.
O MALHO. Rio de Janeiro, anno IV, 27 de maio de 1905, n. 141, QUEM COM FERRO FERE..., p. 29.
O MALHO. Rio de Janeiro, anno V, 10 de novembro de 1906, n. 217, ILLUSÃO QUE PASSA, p. 10.
PINTO, Ana Lídia; MEIRELES, Fernanda; CAMBOTAS, Manuela Cernadas. História da arte ocidental e portuguesa, das origens ao final do século XX. [1ª ed.]. - Porto: Porto Editora, 2001.
SOUZA, Simone de Oliveira. Irmãos Timótheo da Costa: Estudo da Coleção do Museu Afro Brasil. Dissertação (mestrado em História da Arte) - Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, 2020.
TOMÉ, Aline Viana. Metamorfoseando, cidade e paisagem urbana na obra de Gustavo Dall’Ara. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, 2019.
VALDEMAR, António. Chiado: o peso da memória. Lisboa: Edições Inapa, 1989.
VALLE, Arthur (Org.). Angyone Costa: Trechos de “A inquietação das abelhas”, 1927. 19&20, Rio de Janeiro, v. III, n. 1, jan. 2008. Publicação original dos excertos: COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas – O que dizem nossos pintores, escultores, arquitetos e gravadores, sobre as artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & Cia, 1927. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artigos_imprensa/artigos_ac.htm.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Natália Cristina Aquino Gomes