Resumo
Esta comunicação reflete sobre o quanto os elogios de literatos e humanistas a Ticiano pode ter colaborado para o sucesso do artista. Propõe que a “crítica de gosto” – que previa que comitentes e eruditos também poderiam avaliar obras de arte – teria possibilitado a Dolce expandir os critérios de apreciação, incluindo e destacando habilidades nas quais Ticiano superava os demais, permitindo não apenas a contestação da crítica de Vasari, mas a designação de Ticiano como o artista mais competente.
Referências
ARETINO, Pietro [Correspondência]. Sobre os retratos de Francesco Maria della Rovere e Eleonora Gonzaga. Destinatário: Veronica Gambara. Veneza, setembro de 1537. Publicado em ARETINO, Pietro. Letters about Titian from the first, fourth and fifth books of letters. 1538, 1548 and 1550. In: CORSATO, Carlo (ed.). Lives of Titian. Los Angeles, Getty Publications, 2019.
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: de Michelangelo ao futurismo.V.3. Tradução Vilma de Katinszky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
CAROLI, Flavio e ZUFFI, Stefano. Titien. Paris: Librairie Arthème Fayard,1991.
CAVALCASELLE, G,B; CROWE, J.A. The life and times of Titian.With some account of his Family. Second edition. V.1. London: John Murray, Albemarle Street,W, 1881.
CORSATO, Carlo. Introduction. In: VASARI et al. Lives of Titian CORSATO, Carlo (ed.). Los Angeles, Getty Publications, 2019.
DOLCE, Ludovico. Aretin: A Dialogue on painting. Tradução: W. Brown. London: P. Elmsley, 1770.
ARROYO ESTEBAN, Santiago. Tenendo pratica di Poeti, e d’huomini dotti. Sobre Lodovico Dolce y Tiziano. Anales de Historia del Arte, n. Extra, p. 41-56, 2011. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ANHA/article/view/37448 . Acessado em: 14 de janeiro de 2021.
HOPE, Charles. Titian. London: Chaucer Press, 2003.
ROSAND, David. Ut Pictor Poeta: Meaning in Titian's Poesie. New Literary History, Vol. 3, No. 3, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1972.
SPERONI, Sperone. Dialogue on Love, “The mimesis of love”. In: VASARI et al. Lives of Titian CORSATO, Carlo (ed.). Los Angeles, Getty Publications, 2019.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Tânia Carvalho