Banner Portal
O papel da "crítica de gosto" e a atuação de literatos e críticos como instâncias legitimadoras das contribuições artísticas de Ticiano
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Ticiano
Ludovico Doce
Veneza
Século XVI
Diálogo da pintura

Como Citar

CARVALHO, Tânia. O papel da "crítica de gosto" e a atuação de literatos e críticos como instâncias legitimadoras das contribuições artísticas de Ticiano. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 127–138, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4649. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4649. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

Esta comunicação reflete sobre o quanto os elogios de literatos e humanistas a Ticiano pode ter colaborado para o sucesso do artista. Propõe que a “crítica de gosto” – que previa que comitentes e eruditos também poderiam avaliar obras de arte – teria possibilitado a Dolce expandir os critérios de apreciação, incluindo e destacando habilidades nas quais Ticiano superava os demais, permitindo não apenas a contestação da crítica de Vasari, mas a designação de Ticiano como o artista mais competente.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4649
PDF

Referências

ARETINO, Pietro [Correspondência]. Sobre os retratos de Francesco Maria della Rovere e Eleonora Gonzaga. Destinatário: Veronica Gambara. Veneza, setembro de 1537. Publicado em ARETINO, Pietro. Letters about Titian from the first, fourth and fifth books of letters. 1538, 1548 and 1550. In: CORSATO, Carlo (ed.). Lives of Titian. Los Angeles, Getty Publications, 2019.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: de Michelangelo ao futurismo.V.3. Tradução Vilma de Katinszky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

CAROLI, Flavio e ZUFFI, Stefano. Titien. Paris: Librairie Arthème Fayard,1991.

CAVALCASELLE, G,B; CROWE, J.A. The life and times of Titian.With some account of his Family. Second edition. V.1. London: John Murray, Albemarle Street,W, 1881.

CORSATO, Carlo. Introduction. In: VASARI et al. Lives of Titian CORSATO, Carlo (ed.). Los Angeles, Getty Publications, 2019.

DOLCE, Ludovico. Aretin: A Dialogue on painting. Tradução: W. Brown. London: P. Elmsley, 1770.

ARROYO ESTEBAN, Santiago. Tenendo pratica di Poeti, e d’huomini dotti. Sobre Lodovico Dolce y Tiziano. Anales de Historia del Arte, n. Extra, p. 41-56, 2011. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ANHA/article/view/37448 . Acessado em: 14 de janeiro de 2021.

HOPE, Charles. Titian. London: Chaucer Press, 2003.

ROSAND, David. Ut Pictor Poeta: Meaning in Titian's Poesie. New Literary History, Vol. 3, No. 3, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1972.

SPERONI, Sperone. Dialogue on Love, “The mimesis of love”. In: VASARI et al. Lives of Titian CORSATO, Carlo (ed.). Los Angeles, Getty Publications, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Tânia Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.