Resumo
Esta comunicação reflete sobre o quanto os elogios de literatos e humanistas a Ticiano pode ter colaborado para o sucesso do artista. Propõe que a “crítica de gosto” – que previa que comitentes e eruditos também poderiam avaliar obras de arte – teria possibilitado a Dolce expandir os critérios de apreciação, incluindo e destacando habilidades nas quais Ticiano superava os demais, permitindo não apenas a contestação da crítica de Vasari, mas a designação de Ticiano como o artista mais competente.
Referências
ARETINO, Pietro [Correspondência]. Sobre os retratos de Francesco Maria della Rovere e Eleonora Gonzaga. Destinatário: Veronica Gambara. Veneza, setembro de 1537. Publicado em ARETINO, Pietro. Letters about Titian from the first, fourth and fifth books of letters. 1538, 1548 and 1550. In: CORSATO, Carlo (ed.). Lives of Titian. Los Angeles, Getty Publications, 2019.
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana: de Michelangelo ao futurismo.V.3. Tradução Vilma de Katinszky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
CAROLI, Flavio e ZUFFI, Stefano. Titien. Paris: Librairie Arthème Fayard,1991.
CAVALCASELLE, G,B; CROWE, J.A. The life and times of Titian.With some account of his Family. Second edition. V.1. London: John Murray, Albemarle Street,W, 1881.
CORSATO, Carlo. Introduction. In: VASARI et al. Lives of Titian CORSATO, Carlo (ed.). Los Angeles, Getty Publications, 2019.
DOLCE, Ludovico. Aretin: A Dialogue on painting. Tradução: W. Brown. London: P. Elmsley, 1770.
ARROYO ESTEBAN, Santiago. Tenendo pratica di Poeti, e d’huomini dotti. Sobre Lodovico Dolce y Tiziano. Anales de Historia del Arte, n. Extra, p. 41-56, 2011. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ANHA/article/view/37448 . Acessado em: 14 de janeiro de 2021.
HOPE, Charles. Titian. London: Chaucer Press, 2003.
ROSAND, David. Ut Pictor Poeta: Meaning in Titian's Poesie. New Literary History, Vol. 3, No. 3, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1972.
SPERONI, Sperone. Dialogue on Love, “The mimesis of love”. In: VASARI et al. Lives of Titian CORSATO, Carlo (ed.). Los Angeles, Getty Publications, 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Tânia Carvalho