“Triste surpresa para uma artista”

legitimação, conflito e sofrimento em Camille Claudel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4669

Palavras-chave:

Camille Claudel, Internamento psiquiátrico, Crítica feminista

Resumo

Este trabalho analisa, a partir da crítica feminista, a complicada situação enfrentada por Camille Claudel no mercado e meio artístico e os impactos em sua subjetividade. Escultora atuante entre 1880 e 1913, cessou toda a produção artística em 1913 ao ser internada em um asilo psiquiátrico compulsoriamente, onde permaneceu até a morte. É debatido entre estudioso/as como a rejeição pelo mercado e por Rodin foram cruciais no adoecimento psíquico que a levou ao asilo, tema que será aqui debatido. 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Salvi, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

SALVI, A. C. “Triste surpresa para uma artista”: legitimação, conflito e sofrimento em Camille Claudel. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 606–615, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4669. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4669. Acesso em: 4 fev. 2023.