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“Triste surpresa para uma artista”
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Camille Claudel
Internamento psiquiátrico
Crítica feminista

Como Citar

SALVI, Ana Carolina. “Triste surpresa para uma artista”: legitimação, conflito e sofrimento em Camille Claudel. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 606–615, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4669. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4669. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa, a partir da crítica feminista, a complicada situação enfrentada por Camille Claudel no mercado e meio artístico e os impactos em sua subjetividade. Escultora atuante entre 1880 e 1913, cessou toda a produção artística em 1913 ao ser internada em um asilo psiquiátrico compulsoriamente, onde permaneceu até a morte. É debatido entre estudioso/as como a rejeição pelo mercado e por Rodin foram cruciais no adoecimento psíquico que a levou ao asilo, tema que será aqui debatido. 

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4669
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