O corpo alienígena na arte de H. R. Giger
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Design
Corpo
H. R. Giger
Arte contemporânea

Como Citar

BORTULUCCE, Vanessa. O corpo alienígena na arte de H. R. Giger. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 102–111, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4663. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4663. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A proposta deste texto é realizar uma breve análise dos principais elementos que constituem a poética do artista plástico suíço H. R. Giger (1940-2014), especialmente no que diz respeito às representações de corpos de seres híbridos, alienígenas, presentes em pinturas, cenários e cinema. Para compreender os processos que levaram Giger na construção destes corpos estrangeiros, eróticos e sombrios, é necessário ter em mente que a obra do artista integra a história da percepção do corpo como território do mistério, a geografia criptografada do outro. Os corpos criados por Giger constituem a soma de fascínio e terror que passaram a povoar a cultura e o cinema contemporâneos, atualizando os medos ancestrais de nossa espécie.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4663
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Referências

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