Banner Portal
Um dia em Nagasaki
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Japão
Pós-guerra
Nagasaki
Yosuke Yamahata

Como Citar

GIBSON, Lucas. Um dia em Nagasaki: as fotografias de Yosuke Yamahata de 10 de agosto de 1945. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 240–247, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4709. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4709. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa algumas das imagens produzidas pelo fotógrafo japonês Yosuke Yamahata em 10 de agosto de 1945, na cidade de Nagasaki, um dia após a destruição provocada pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Busca-se compreender os métodos e efeitos das imagens da série a partir das noções de testemunho, neutralidade, subjetividade, empatia e o papel das fotografias na construção de uma memória coletiva apta a gerar questionamentos sobre os efeitos da guerra nas sociedades.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4709
PDF

Referências

DUTRA, Leonardo. O sonho imperial acabou em catástrofe. História Viva, São Paulo, n. 2, p. 36-45, 2008.

FONTCUBERTA, Joan. O Beijo de Judas: Fotografia e Verdade. Barcelona: G. Gili, 2010.

JENKINS, Rupert (Ed.). Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995.

KONDO, Hidezoh. Meet Yosuke Yamahata – Nagasaki Photographer the Day After the Atomic Bomb. Tradução de Miryam Sas. In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 102-105.

LIPPIT, Akira Mizuta. Photographing Nagasaki: From Fact to Artefact. In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 25-34.

RICHIE, Donald. The Occupied Arts. In: The Confusion Era: Art and Culture of Japan During the Allied Occupation, 1945-1952. Washington, D.C.: Smithsonian Institution, 1997. p. 10-21.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. E-book Kindle.

STEICHEN, Edward. The Family of Man. New York: The Museum of Modern Art, 2002.

SUZUKI, Masafumi. The Atomized City and the Photograph. In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 35-42.

YAMAHATA, Yosuke. Photographing the Bomb – A Memo (1952). In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 44-45.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Lucas Gibson

Downloads

Não há dados estatísticos.