Resumo
Este trabalho analisa algumas das imagens produzidas pelo fotógrafo japonês Yosuke Yamahata em 10 de agosto de 1945, na cidade de Nagasaki, um dia após a destruição provocada pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Busca-se compreender os métodos e efeitos das imagens da série a partir das noções de testemunho, neutralidade, subjetividade, empatia e o papel das fotografias na construção de uma memória coletiva apta a gerar questionamentos sobre os efeitos da guerra nas sociedades.
Referências
DUTRA, Leonardo. O sonho imperial acabou em catástrofe. História Viva, São Paulo, n. 2, p. 36-45, 2008.
FONTCUBERTA, Joan. O Beijo de Judas: Fotografia e Verdade. Barcelona: G. Gili, 2010.
JENKINS, Rupert (Ed.). Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995.
KONDO, Hidezoh. Meet Yosuke Yamahata – Nagasaki Photographer the Day After the Atomic Bomb. Tradução de Miryam Sas. In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 102-105.
LIPPIT, Akira Mizuta. Photographing Nagasaki: From Fact to Artefact. In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 25-34.
RICHIE, Donald. The Occupied Arts. In: The Confusion Era: Art and Culture of Japan During the Allied Occupation, 1945-1952. Washington, D.C.: Smithsonian Institution, 1997. p. 10-21.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. E-book Kindle.
STEICHEN, Edward. The Family of Man. New York: The Museum of Modern Art, 2002.
SUZUKI, Masafumi. The Atomized City and the Photograph. In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 35-42.
YAMAHATA, Yosuke. Photographing the Bomb – A Memo (1952). In: Nagasaki Journey: The Photographs of Yosuke Yamahata August 10, 1945. San Francisco: Pomegranate Artbooks, 1995. p. 44-45.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Lucas Gibson