Modelos descobertos, modelos encobertos

Picasso, a “arte negra” e o efeito de choque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4684

Palavras-chave:

Picasso, Les Demoiselles D'Avignon, Arte negra, Descoberta

Resumo

Narrativas em torno da “descoberta” da “arte negra” pela arte moderna europeia foram fundamentais para a construção da autoimagem do modernismo. De início, elas estiveram dominadas por relatos de artistas como Vlaminck e Picasso, que, por volta de 1906, teriam começado a olhar com atenção para objetos da África e Oceania. No caso de Picasso, sua relação com a dita arte negra foi objeto de uma longa disputa, que buscarei reconstituir brevemente, discutindo parte da fortuna crítica a esse respeito.

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Biografia do Autor

Janaína Otoch, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

OTOCH, J. Modelos descobertos, modelos encobertos: Picasso, a “arte negra” e o efeito de choque. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 448–458, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4684. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4684. Acesso em: 4 fev. 2023.