Modelos descobertos, modelos encobertos
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Picasso
Les Demoiselles D'Avignon
Arte negra
Descoberta

Como Citar

OTOCH, J. Modelos descobertos, modelos encobertos: Picasso, a “arte negra” e o efeito de choque. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 448–458, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4684. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4684. Acesso em: 24 fev. 2024.

Resumo

Narrativas em torno da “descoberta” da “arte negra” pela arte moderna europeia foram fundamentais para a construção da autoimagem do modernismo. De início, elas estiveram dominadas por relatos de artistas como Vlaminck e Picasso, que, por volta de 1906, teriam começado a olhar com atenção para objetos da África e Oceania. No caso de Picasso, sua relação com a dita arte negra foi objeto de uma longa disputa, que buscarei reconstituir brevemente, discutindo parte da fortuna crítica a esse respeito.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4684
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