Modelos descobertos, modelos encobertos
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Picasso
Les Demoiselles D'Avignon
Arte negra
Descoberta

Como Citar

OTOCH, Janaína. Modelos descobertos, modelos encobertos: Picasso, a “arte negra” e o efeito de choque. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 448–458, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4684. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4684. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Narrativas em torno da “descoberta” da “arte negra” pela arte moderna europeia foram fundamentais para a construção da autoimagem do modernismo. De início, elas estiveram dominadas por relatos de artistas como Vlaminck e Picasso, que, por volta de 1906, teriam começado a olhar com atenção para objetos da África e Oceania. No caso de Picasso, sua relação com a dita arte negra foi objeto de uma longa disputa, que buscarei reconstituir brevemente, discutindo parte da fortuna crítica a esse respeito.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4684
PDF

Referências

ANDROULA, Michael. Pablo Picasso: Je ne cherche pas, je trouve. Paris: Le cherche midi, 2014.

BALDASSARI, Anne. Picasso and Photography: The Dark Mirror. Paris: Flammarion, 1997.

BOIS, Yve-Alain. A lição de Kahnweiler. In: A pintura como modelo. Trad. Fernando Santos. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2009.

BLIER, Suzanne Preston. Picasso's Demoiselles: The Untold Origins of a Modern Masterpiece. Durham: Duke University Press, 2019.

BROWN, Tony C. The Primitive, the Aesthetic and the Savage: an Enlightenment Problematic. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.

DAIX, Pierre. Il n’y a pas d’art ‘nègre’ dans Les Demoiselles d’Avignon. Gazette des beaux-arts, 76, 1970, pp. 247-70.

DUERDEN, Dennis. The 'Discovery' of the African Mask. Research in African Literatures 31, no. 4. Winter 2000, pp. 29-47.

EDWARDS, Brent Hayes. Translating the Word Nègre. In: The Practice of Diaspora: Literature, Translation, and the Rise of Black Internationalism. Cambridge: Harvard University Press, 2003, pp. 25-38.

FLAM, Jack; DEUTCH; Miriam. Primitivism and Twentieth-Century Art: A documentary History. Berkeley: University of California Press, 2003.

FLAM, Jack. Matisse and the Fauves. In: 'Primitivism' in Twentieth-Century Art: Affinity of the Tribal and the Modern, ed. William Rubin. New York: Museum of Modern Art, 1984, pp. 211-39.

FOSTER, Hal. Cenas Primitivas. ARS. São Paulo, 19 (42), p. 1619, trad. Janaína Otoch e Paula Mermelstein.

FRAZER, Douglas. The Discovery of Primitive Art (1957). In: Anthropology and Art: Readings in Cross-Cultural Aesthetics, ed. Charlotte M. Otten. Nova York: Natural History Press for the American Museum of Natural History, 1971, pp. 20-36.

FRY, Edward F. A note on the Discovery of African Sculpture. In: Cubism. Nova York: Oxford University Press, 1978

GUILLAUME, Paul. African Art at Barnes Foundation (1924). In: IKKONÉ, Child. From DuBois to Van Vetchen: The Early New Negro Literature, 1903-1926. Westport: Greenwood Press, 1981.

KAHNWEILER, Daniel-Henry. Negro Art and Cubism. Horizon 18, n. 108, dezembro de 1948, pp. 412-20.

LAUDE, Jean. La peinture française (1905-1914) et "l'art nègre". Paris: Editions Klincksieck, 2006.

KERSHARSHE, Jacques. Derain et la découverte de l'art nègre. In : André Derain: Le peintre du "trouble moderne". Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1994, pp. 403-7

PAUDRAT, Jean-Louis. Présence africaine dans les ateliers d'artistes. In: Afrique aux origines de l'art moderne, ed. Ezio Bassani. Florence: Artificio Skira, 2004, pp. 301-11.

RUBIN, William (ed.). “Primitivism” in Twentieth-Century Art: Affinity of the Tribal and the Modern. Nova York: The Museum of Modern Art, 1984.

STEINBERG, Leo. The Philosophical Brothel. October, vol. 44, primavera de 1988, pp. 7-74.

SULERI, Sara. The Retoric of English India. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

TZARA, Tristan. Découverte des arts dits primitifs (1951). In : Découverte des arts dits primitifs, suivi de Poèmes nègres. Paris: Hazan, 2006, pp. 29-34.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Janaína Otoch

Downloads

Não há dados estatísticos.