O clube dos Glifófilos e a inserção da gravura como objeto de consumo no sistema da arte nas décadas de 40 e 50
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Clube dos Glifófilos
Mercado de arte
Historia da gravura
Clube de gravuras

Como Citar

REIS, Julio Cesar dos. O clube dos Glifófilos e a inserção da gravura como objeto de consumo no sistema da arte nas décadas de 40 e 50. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 531–544, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4662. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4662. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Clube dos Glifófilos, primeiro clube de colecionismo de gravuras do Brasil, foi fundado no ano de 1949 tendo como fundadores Candido Portinari e Carlos Oswald, dois relevantes pintores de correntes artísticas antagônicas na história da arte brasileira. O Clube dos Glifófilos ajudou a promover a gravura como obra de arte autônoma incentivando o seu colecionismo, bem como sua inserção como objeto de consumo no sistema da arte e na elevação cultural da sociedade.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4662
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Referências

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