n. 8 (2012): História da Arte e Curadoria
História da Arte e Curadoria

Organizadores: Felipe Martinez, Grazielle Katyane dos Santos Silva, Patrícia Martins Santos Freitas, Pedro Ivo Carvalho.

Comunicações

Ana Luisa Ribeiro
13-25
Projeto histórico e expografia em Design no Brasil: História e Realidade
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4182
PDF
Ana Maria Pimenta Hoffmann
26-33
A “era” Zanini: uma reavaliação da história do MAC USP nos anos de 1963 a 1978
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4183
PDF
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
34-42
Hipócrates e Artemidoro: autores insuspeitos numa “nação de críticos de arte”
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4184
PDF
Elias Perigolo Mol
143-151
Amilcar de Castro: pintor?
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4205
PDF
Fabiana Machado Didoné
152-162
Caricatura e sátira na desterro do século XIX: o periódico crítico Matraca
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4206
PDF
Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior
43-54
Entre experimentação e documentação: as fotografias de Revert Klumb
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4185
PDF
Bruno Oliveira de Andrade
55-65
Formalização e esgarçamento da forma: Iberê Camargo e Alberto Giacometti
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4186
PDF
Camila Zanon Paglione
66-76
A criação da experiência artística para além da obra em James McNeill Whistler
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4191
PDF
Carlos Alberto Barreto Campelo de Melo
77-87
Explorando a basílica Nossa Senhora da Penha, no Recife: incursões arquitetônicas e revelações artísticas
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4194
PDF
Caroliny Pereira
88-94
A temporalidade na pintura nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4195
PDF
Claudia Carvalho Gaspar Cimino
95-105
A estampa floral em Lola de Valência de Manet: memória e História da Arte em um quadro na França do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4200
PDF
Cleriston Boechat de Oliveira
106-112
American Photographs de Walker Evans: a relação de interesses entre o museu e o artista na primeira exposição individual de um fotógrafo no MOMA
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4201
PDF
Daive Cristiano Lopes de Freitas
113-122
Salles Dounner: art-nula – desenhos, um livro para além das imagens
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4202
PDF
Danielle Manoel dos Santos Pereira
123-133
Atribuição confirmada: a pintura do forro da capela-mor dos terceiros do Carmo em Mogi das Cruzes (SP)
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4203
PDF
Débora de Viveiros Pereira
134-143
Susanna e os anciãos: análise comparativa das obras de Artemísia Gentileschi (1610) e Jan Both (1642)
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4204
PDF
Fátima Nader Simões Cerqueira
163-171
Entre nós: o jogo na obra de Marilá Dardot
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4207
PDF
Fernanda Correa
172-181
A Madonna do Menino Travesso da Coleção Eva Klabin
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4208
PDF
Gabriela Cristina Lodo
182-191
I Bienal latino-americana de São Paulo: a influência de um presidente e do meio artístico
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4209
PDF
Gabriela Paiva de Toledo
192-199
Os retratos de Carlos V por Tiziano Vecellio: as diversas faces do Imperador
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4210
PDF
Giovanna Graziosi Casimiro, Carlos Alberto Donaduzzi, Nara Cristina Santos
200-215
Artistas Contemporâneos no RS: arte, tecnologia e mídias digitais na obra de Vera Chaves Barcellos e Regina Silveira
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4211
PDF
Graciana Almeida
216-223
Na coleção Sophia Jobim: a presença de Rembrandt e a questão da veracidade dos trajes
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4212
PDF
Helder Oliveira
224-231
A pintura de marinha no Brasil: um ensaio curatorial
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4213
PDF
Heloisa Espada
232-238
Os desenhos de Raphael Domingues para além do ateliê do engenho de dentro
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4214
PDF
Isabel Hargrave
239-250
A imagem da família Madruzzo nas medalhas e seus usos políticos no século XVI
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4215
PDF
Isla Andrade Pereira de Matos
251-256
Arte e história: o museu Afro Brasil e o papel da curadoria na construção da narrativa museal
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4216
PDF
Jadilson Pimentel dos Santos
257-266
As Santanas da antiga vila de Santa Ana e Santo Antônio do Tucano
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4217
PDF
João Augusto da Silva Neto
267-276
O Curupira e a ninfa selvagem: pintura e identidade amazônica dos anos 20
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4218
PDF
João Paulo Berto
277-286
A arte a serviço do sagrado: a arte sacra de Cláudio Pastro (1948-) e o santuário nacional de nossa senhora da conceição aparecida
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4220
PDF
Juliana Pavesi Miguel Traldi
287-295
O tratamento das obras de arte sobre papel de Geraldo Queiroz pertencentes ao acervo do arquivo público de Uberlândia
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4221
PDF
Karin Philippov
296-394
A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4222
PDF
Kleber Antonio de Oliveira Amancio
305-314
Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell’industria e del lavoro de 1911
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4223
PDF
Larissa Sousa de Carvalho
315-328
A iconografia dos doges venezianos, os rituais e as construções arquitetônicas de Veneza segundo a obra de Cesare Vecellio
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4224
PDF
Leandro Gonçalves de Rezende, Armando Magno de Abreu Leopoldino
329-340
Pintores coloniais nas minas setecentistas: a vez de Manoel Ribeiro Rosa
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4225
PDF
Leandro Leão Alves
341-359
A diluição do plano bidimensional no espaço: análises e relações entre quatro obras seminais de integração arquitetônica de Athos Bulcão
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4226
PDF
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
360-375
Atrações perversas: apontamentos sobre Macabro (1980) de Lamberto Bava
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4227
PDF
Letícia Roberto dos Santos
376-381
Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVI
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4228
PDF
Lívia Loureiro Garcia
382-393
Flávio Império: desenho de um percurso. Apresentação das contribuições do artista para a renovação do espaço cênico paulistano
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4229
PDF
Luciana Bosco e Silva
394-400
A instalação e a exposição: relações entre o espaço-tempo de exposição e a curadoria
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4230
PDF
Luciana de Fátima Marinho Evangelista
401-409
O Sermão da Montanha do “pintor dos operários”: narrativas históricas possíveis acerca da arte-mural de Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR nos anos 1950
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4231
PDF
Lúcio Reis Filho, Alfredo Suppia
410-417
O laboratório de mídias locativas (laloca) e a pesquisa histórica: mapeamento das obras arquitetônicas do estilo art déco em Juiz de Fora
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4232
PDF
Marcela Cristina de Faria
418-422
Joseph Mallord William Turner e a Inglaterra de 1834: entre linguagens e contextos
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4233
PDF
Marcelo Mari
423-431
Frederico Morais e a crise da vanguarda no Brasil (1960-70)
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4234
PDF
Márcia Helena Girardi Piva
746-754
Espaços de convívio e reflexão: a arte e a política como forma de organizar o sensível
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4235
PDF
Maria do Carmo Couto da Silva
432-438
A aquisição de obras para a galeria da Escola nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4236
PDF
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa
439-447
América Latina: cartografias poéticas
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4237
PDF
Mariana Dobbert Tidei, David Moreno Sperling
448-457
Da arte para a arquitetura: as práticas de Trisha Brown, Duane Michals e Bernard Tschumi como aproximações críticas ao espaço urbano contemporâneo
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4238
PDF
Marilia Solfa, Fábio Lopes de Souza Santos
755-763
Andrea Zittel: a arte contemporânea no contexto do total design
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4239
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
485-467
Baigneuse endormie de Chassériau: a mulher na natureza
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4240
PDF
Mozart Alberto Bonazzi da Costa, Maria José Spiteri Tavolaro Passos
468-480
As imagens e retábulos da Matriz da Paróquia Coração Imaculado de Maria (PUCSP): registros estéticos conciliares e neo-coloniais na moderna metrópole paulistana
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4241
PDF
Myriam Salomão
481-490
Pedro Corona e as pinturas da capela do imaculado coração de Maria
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4242
PDF
Nelyane Gonçalves Santos
491-499
Revisitando polêmicas da História da Arte em Belo Horizonte nos salões municipais de belas artes de 1964 a 1968
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4268
PDF
Patrícia Ferreira Moreno
500-507
Filme de Artista no Brasil da década de 1970: formas e espaços diferenciados de produção e (re)produção
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4269
PDF
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
508-515
José Maria Villaronga: a pretensão de uma arquitetura gótica na campinas do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4270
PDF
Pedro Henrique de Moraes Alvez
516-525
Autobiografia e auto-representação nas pinturas de Giorgio Vasari: os auto-retratos e os ciclos decorativos das casas de Arezzo e Florença
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4271
PDF
Pedro Queiroz Leite
526-533
BARBARUS AD PORTAS: homilética e catequese na pintura dos nártexes de algumas igrejas e capelas barrocas e rococós de Minas Gerais
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4272
PDF
Priscilla Perrud Silva
534-542
A linguagem arquitetônica do ecletismo: questões sobre o edifício da segunda estação ferroviária de Londrina-PR
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4273
PDF
Rafael Augusto Castells de Andrade
543-553
Desvendando as sombras do inferno: uma breve leitura da pintura exposta no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4274
PDF
Regilene Sarzi Ribeiro
554-562
O corpo em contexto na contemporaneidade: entre o público e o privado nos videos “entre” de Nina Galanternick e “desenho-corpo” de Lia Chaia
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4326
PDF
Renata Perim A. Lopes
563-570
Leonilson: arquivo como obra
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4327
PDF
Richard Santiago Costa
571-581
Marabá e O Último Tamoio na exposição geral de belas artes de 1884: crítica e recepção da obra de Rodolfo Amoedo
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4329
PDF
Rodrigo Vivas
582-589
A Curadoria como História da Arte: aspectos da escrita da História da Arte em Belo Horizonte
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4330
PDF
Ronaldo Ferreira de Souza
590-600
Retratos de um relacionamento: Nan Goldin e a fotografia da vida íntima
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4331
PDF
Rosa Cristina Maria de Carvalho
601-607
A colecionação de desenhos e pinturas de pacientes do Hospital Psiquiátrico de Juquery e a aquisição das coleções pelas instituições de arte
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4333
PDF
Rosângela Aparecida da Conceição
608-616
Mapeamento mobile art: propostas poéticas e telefones celulares: aspectos históricos e curatoriais em novas mídias
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4334
PDF
Rosangela de Jesus Silva
617-629
Ideias desenhadas: imagens da construção de um artista do lápis
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4335
PDF
Samuel Mendes Vieira
630-640
Porta adentro: cenas de intimidade na pintura de Belmiro de Almeida
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4353
PDF
Silfarlem Junior de Oliveira
641-649
Inversões conceituais: a publicação como espaço de exposição no campo ampliado
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4354
PDF
Silveli Maria de Toledo Russo
650-658
A dinâmica de pinturas e estampas religiosas que configuram os artefatos da fé
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4356
PDF
Talita Mendes
659-667
Em hipocampo: alegoria e a crítica da fotografia no espaço expositivo
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4357
PDF
Talita Trizoli
668-675
O evento nós: conceitualismo, politica e alteridade em Regina Vater
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4358
PDF
Tameny Romão
676-684
Anita Malfatti na independent school of art
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4359
PDF
Vanessa Rosa Machado, Fábio Lopes de Souza Santos
685-692
A revista Malasartes: a crítica ao projeto político-cultural do modernismo e a produção experimental dos anos 1970
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4360
PDF
Vera Regina Barbuy Wilhelm
693-707
A arte mural em Goiânia
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4361
PDF
Vitor Marcelino da Silva
708-715
O processo de apropriação de imagens em “Lindonéia a Gioconda do subúrbio” de Rubens Gerchman
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4362
PDF
Vivian Braga dos Santos
716-724
Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição “MemoriAntonia”, ou “A alma dos edifícios”
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4363
PDF
Viviane Viana de Souza
725-734
Dois pesos e duas medidas: analisando obras de Abigail de Andrade e Almeida Junior
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4364
PDF
Whitney Dennis
734-745
Thornton dial: fora do quê?
https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4365
PDF