Desvendando as sombras do inferno
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Inferno
Índio

Como Citar

ANDRADE, Rafael Augusto Castells de. Desvendando as sombras do inferno: uma breve leitura da pintura exposta no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 543–553, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4274. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4274. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O quadro batizado de Inferno (fig.1), exposto no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, é uma obra enigmática datada da primeira metade do século XVI. Uma das teorias é que o painel foi pintado a cerca de 1514, devido aos longos cabelos de alguns dos condenados retratados, já que a moda cessaria próxima desse ano. A obra só é documentada a partir de meados do século XIX, quando foi incorporada à Academia de Belas Artes de Lisboa, após ser encontrada no acervo de obras originárias da extinção dos conventos de frades, em 1834. Num inventário da Academia, pouco depois desta data, o quadro é curiosamente designado sendo uma “alegoria dos condenados às penas eternas tirada de uma das comédias de Dante.” (PUNTONI, 2009: 191 e COUTO, 1944: 183) Embora seja considerada de produção portuguesa ou luso-flamenga, Dagoberto Markl, um dos principais estudiosos da obra, atribui sua autoria a Jorge Afonso e/ou ao Mestre da Lourinhã. 

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4274
PDF

Referências

AZEVEDO, Ana Maria de. O Índio Brasileiro: O “Olhar” Quinhentista e Seiscentista. In: Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens. Coord. Fernando Cristóvão. Coimbra: Almedina e CLEPUL, 2002.

BATORÉO, Manuel. O Índio na Arte Portuguesa do Renascimento. In: Da Visão do Paraíso à Construção do Brasil – Atas do II Curso de Verão da Ericeira. Ericeira: Mar de Letras, 2001.

BERBARA, Maria. Considerações Sobre as Relações entre Portugal e o Outro Durante o Renascimento. In: Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008.

CAMINHA, Pêro Vaz de. Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil. Estudo crítico e notas de Ana Maria de Azevedo e de Maria Paula Caetano e Neves Águas. Publicações Europa-América, 2000.

CORTESÃO, Jaime. A Carta de Pêro Vaz de Caminha. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1994.

COUTO, João. O Inferno – Painel Português do Século XVI. In: Litoral – Revista Mensal de Cultura – nº2. 1944.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Imagens de Índios do Brasil – O Século XVI. In: Revista de Estudos Avançados da USP, nº10, 1990.

LEVENSON, Jay A. (Org.) Encompassing The Globe: Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2009. LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. São Paulo: EdUSP, 1980.

MARKL, Dagoberto. Introdução ao Estudo do “Inferno”do Museu Nacional de Arte Antiga. In: Boletim Cultural Póvoa de Varzim, vol. XXVI, nº 2. Ed. da Câmara Municipal, 1989.

MARKL, Dagoberto. Inferno. In: Grão Vasco e a Pintura Européia do Renascimento. Lisboa: CNCDP, 1992.

PEREIRA, Paulo (dir.). História da Arte Portuguesa – Volume II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.

PEREIRA, Fernando António Baptista. Arte Portuguesa da Época dos Descobrimentos. CTT Correios, 1996.

PORFÍRIO, José Luís. “Inferno – Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. Lisboa: Edições Inapa, 1999.

PUNTONI, Pedro. Açúcar e escravidão no Brasil. In: Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Org. Jay A. Levenson. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2009.

RIBEIRO, Maria Aparecida. Penas de Índio: A Representação do “Brasileiro” na Arte Portuguesa. In: Mathesis, n°5. Viseu: Universidade Católica Portuguesa, 1996.

RODRIGUES, Dalila (Coord.). Grão Vasco e a Pintura Européia do Renascimento. Lisboa: CNCDP, 1992.

RODRIGUES, Dalila. Obras-Primas da Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Athena, 2011.

SALVADO, António. Leituras V: O Índio Brasileiro em Alguns Relatos Portugueses do Século XVI, 2003.

SERRÃO, Vítor. História da Arte em Portugal: O Renascimento e o Maneirismo. Editorial Presença, 2002.

VECELLIO, Cesare. De gli Habiti Antichi e Moderni di Diversi Parti di Mondo. Veneza, 1590. Miscellanea e Variedade de Historias, Costumes, Casos e Cousas que em seu Tempo Aconteceram (1554). Coimbra: Ed. Mendes dos Remédios, 1917.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Rafael Augusto Castells de Andrade

Downloads

Não há dados estatísticos.