A Curadoria como História da Arte
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
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Palavras-chave

Curadoria
Belo Horizonte
Escrita da História da Arte

Como Citar

VIVAS, Rodrigo. A Curadoria como História da Arte: aspectos da escrita da História da Arte em Belo Horizonte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 582–589, 2022. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4330. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4330. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Um dos problemas fundamentais que acompanham a pesquisa em História da Arte e também da História é a construção da narrativa. Como organizar, selecionar um conjunto de fatos relevantes e transformá-los em uma escrita coerente? Existem inúmeras formas de “escrever” a História da Arte e vários caminhos de pesquisa. Gostaria de tratar de um específico: as narrativas elaboradas a partir de exposições ou curadorias. Para tanto, selecionei exposições que foram fundamentais para a construção da História da Arte em Belo Horizonte. É possível afirmar que a escrita da História da Arte de Belo Horizonte é indissociável da dinâmica curatorial. Como a delimitação que desejo trabalhar é anterior a própria noção de curadoria, usarei o termo “curadoria” para experiências recentes e “exposições” para as mais remotas.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4330
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Referências

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VIVAS, Rodrigo. Aníbal Mattos e as Exposições Gerais de Belas Artes em Belo Horizonte. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 3, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/rv_am.htm

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