Resumo
Um dos problemas fundamentais que acompanham a pesquisa em História da Arte e também da História é a construção da narrativa. Como organizar, selecionar um conjunto de fatos relevantes e transformá-los em uma escrita coerente? Existem inúmeras formas de “escrever” a História da Arte e vários caminhos de pesquisa. Gostaria de tratar de um específico: as narrativas elaboradas a partir de exposições ou curadorias. Para tanto, selecionei exposições que foram fundamentais para a construção da História da Arte em Belo Horizonte. É possível afirmar que a escrita da História da Arte de Belo Horizonte é indissociável da dinâmica curatorial. Como a delimitação que desejo trabalhar é anterior a própria noção de curadoria, usarei o termo “curadoria” para experiências recentes e “exposições” para as mais remotas.
Referências
ÁVILA, Cristina. Aníbal Mattos e seu tempo. Belo Horizonte, 1991.
RIBEIRO, Marília Andrés e SILVA, Fernando Pedro da. (Org.). Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte: Fundação João Pinheiro/Coleção Centenário, 1997.
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VIVAS, Rodrigo. Aníbal Mattos e as Exposições Gerais de Belas Artes em Belo Horizonte. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 3, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/rv_am.htm
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