Filme de Artista no Brasil da década de 1970
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
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Palavras-chave

Cinema brasileiro
Produção audiovisual
Filme de artista

Como Citar

MORENO, Patrícia Ferreira. Filme de Artista no Brasil da década de 1970: formas e espaços diferenciados de produção e (re)produção. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 500–507, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4269. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4269. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Apesar de ser uma expressão artística praticada desde o inicio do século passado, o chamado filme de artista ainda tem sido pouco pesquisado e compreendido, principalmente no Brasil. As primeiras experiências já demonstram o teor experimental na utilização desse meio de expressão pelos artistas de vanguarda. Marcel Duchamp lançou mão de tal recurso como “atalho” para conseguir seus efeitos óticos como em Anémic cinéma de 1926, filme constituído por sucessivas imagens espiraladas, uma tentativa de fazer o registro do movimento pretendido em obras anteriores como Rotative d’ émisphere de 1925. Muitos outros artistas de vanguarda realizaram experimentações com o suporte cinematográfico.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4269
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Referências

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Copyright (c) 2012 Patrícia Ferreira Moreno

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