O Sermão da Montanha do “pintor dos operários”
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Muralismo
Eugênio de Proença Sigaud
Arte sacra

Como Citar

EVANGELISTA, Luciana de Fátima Marinho. O Sermão da Montanha do “pintor dos operários”: narrativas históricas possíveis acerca da arte-mural de Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho-PR nos anos 1950. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 401–409, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4231. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4231. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A construção e o embelezamento de uma grandiosa catedral diocesana marcaram os anos 40  e 50 da pequena cidade de Jacarezinho, localizada no nordeste do Paraná. Nela, foram realizadas 600m² de arte mural sob a autoria de Eugênio Proença Sigaud, o mesmo também fez intervenções na arquitetura inicialmente projetada por Benedito Calixto Netto. Para nós, a arte nessa igreja pode dizer sobre si, mas também sobre as culturas, sociabilidades e costumes do período no qual foi produzida. Principalmente porque as pinturas murais de Eugênio de Proença Sigaud, são um valioso registro sobre o olhar do artista para essa cidade nos anos de 1950, pois seu trabalho guarda a particularidade de trazer os próprios citadinos para representar as personagens bíblicas, por exemplo, identificamos coroinhas, prefeito, pedreiros, freiras e centenas de outros nelas representados junto a famosas e polêmicas personalidades como Marx, Lênin e o Papa Pio XII. 

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4231
PDF

Referências

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

FRESCA, Tania Maria. A rede urbana do norte do Paraná. Londrina-PR: Eduel, 2004.

GONÇALVES, Luís Felipe. Sigaud: o pintor dos operários. [Rio de Janeiro].: Edibrás, 1981.

MANOEL, Ivan. O Pêndulo da história: tempo e eternidade no pensamento católico (1800-1960). Maringá-Pr: Eduem, 2004.

MORAIS, Frederico. Núcleo Bernadelli: arte brasileira nos anos 30 e 40. Rio de Janeiro. Pinakotheke, 1982.

ROUANET. Sérgio Paulo. Religião: Esquecimento da Política? IN: NOVAES, Adauto (Org). O esquecimento da política. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Marxismo, Cultura e Intelectuais no Brasil. In: MORAES, João Quartim de. (Org). História do Marxismo no Brasil: Teorias e interpretações.

ENTREVISTAS:

ARTHUR LUÍS PASCOAL. Entrevista concedida na versão escrita. Data: (20/09/2011) Professor da Educação Básica aposentado, atualmente comerciante e membro leigo da comunidade eclesial jacarezinhense,

AMÉRICO FELÍCIO DE ASSIS. Entrevista Oral. Professor Universitário Aposentado, foi coroinha de Dom Geraldo Sigaud e está representado no Mural “O Povo de Jacarezinho e o seu Clero na Promulgação do Último Dogma de Pio XII”. Duração da Entrevista: 37 min e 27seg. Data da Entrevista: (23/09/2011). Local: Catedral Diocesana de Jacarezinho.

PERIÓDICOS

JORNAL GAZETA DO POVO. Por quem os sinos dobram: Pintor de temáticas sociais, Sigaud retratou numa visão bíblica personagens de Jacarezinho. Reportagem de Roberto Nicolato. Curitiba, domingo, 18 de junho de 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Luciana de Fátima Marinho Evangelista

Downloads

Não há dados estatísticos.