Resumo
Revert Henry Klumb, alemão de Berlim, instalou-se na cidade do Rio de Janeiro entre 1852/1853, onde se associou com o pintor francês François Moreaux e começou a fotografar retratos. Pouco tempo depois, em 1855, seu nome sozinho apareceria no “Jornal do Commercio”, informando que além de dominar a “arte do daguerreótipo”, produzia retratos “sobre papel, vidro, marfim” e executava “vistas de chácaras, monumentos” e reproduções de “pinturas, gravuras, plantas de architetura, etc.”
Referências
AULER, Guilherme. O fotógrafo Klumb, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 e 11 de novembro de 1987. Diario do Rio de Janeiro, 1861.
FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840-1900. Rio de Janeiro: FUNARTE: Fundação Nacional Pró-Memória, 1985. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 1855; 1864.
PEREIRA, Cecília Duprat Britto. Revert Henrique Klumb, fotógrafo da família imperial. Anais da Biblioteca Nacional, vol. 102, Rio de Janeiro, 1982.
KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889). Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
VASQUEZ, Pedro Karp. Fotógrafos alemães no Brasil do século XIX. São Paulo: Metalivros, 2002.
VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior