Resumo
Este artigo parte de uma imagem precisa sobre Théodore Chassériau, Baigneuse endormie près d’une source, de 1850 , relacionando-a com certa ideia dos prazeres do corpo feminino na relva e suas implicações na História da Cultura. É preciso indicar ao leitor que neste artigo apenas algumas sugestões de caminhos possíveis foram inseridos. Trata-se evidentemente de uma escolha, este trabalho situa-se em um escopo maior em que diversos outros fatores diferentes foram elencados. Basta dizer, antes de iniciar, alguns pontos fundamentais não tratados no artigo.
Referências
COSTA JUNIOR, Martinho Alves. A figura feminina na obra de Théodore Chassériau: Reflexões sobre nus, vítimas e o fim de século. Tese. IFCH-UNICAMP, 2013.
COLI, Jorge. L’atelier de Courbet. Paris: Hazan, 2007, pag, 72.
COLI, Jorge. “Exposição, ocultação, contemplação: o olhar e o sexo feminino”. In: Revista de História da Arte e Arqueologia. Campinas: IFCH, n. 16, jul-dez. 2011, p. 139.
HUYSMANS, Joris-Karl. Le Salon de 1879 . In Écrits sur l’art: 1867-1905. Édition établie par Patrice Locmant. Paris : Bartillat, 2006, p. 123.
LOUŸS, Pierre. La Femme et le Pantin. Paris : Gallimard/Folio, pag. 68.
POMMIER, Amédée. Sonnets sur le salon de 1851 : Baigneuse endormie près d’une source . In: L’artiste. Revue de Paris. 5 série – Tome VI. Paris : Aux Bureaux de L’Artiste, 1851.
VAUDOYER, J-L. Les portraits de Chassériau . in Feuillets d’Art. No 3, Paris : Lucien Vogel, 1921. pp. 37-42.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Martinho Alves da Costa Junior