Resumo
O aspecto mais destacado na obra de Angelo Agostini foram seus desenhos, publicados nas diversas revistas pelas quais passou, não apenas para quem lia, mas, conforme citação acima, pelo próprio caricaturista. A força expressiva dessas imagens e o pioneirismo do caricaturista não deixa de trazer inquietações e algumas risadas a quem folheia seu trabalho. Através do sfumato do seu lápis Agostini circulou pelo Brasil na segunda metade do século XIX promovendo debates, denunciando mazelas sociais, imortalizando rostos, satirizando, ironizando, mas acima de tudo, apostando na força de suas imagens enquanto elemento civilizador.
Referências
BALABAN, Marcelo. Poeta do lápis: sátira e política na trajetória de Angelo Agostini no Brasil Imperial (1864 –1888). Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2009.
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CHARLES, Christophe. Le Siècle de la Presse 1830-1939. Paris: Éditons du Seuil, 2004.
EULÁLIO, Alexandre. O século XIX. In: Tradição e Ruptura: síntese da arte e cultura brasileira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1984.
FONSECA, Joaquim da. Caricatura : a imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.
SODRÉ, N. Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
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