Resumo
Este trabalho tem como objetivo a analisar os ciclos decorativos das casas de Giorgio Vasari em Arezzo e Florença e seus auto-retratos, levando em conta suas pretensões auto-representacionais. Trata-se da extensão a novas fontes históricas da problemática de uma pesquisa anterior, em que foi analisado o o conjunto de vidas de artistas publicado pelo pintor pela primeira vez em 1550 e reeditado em 1568, as Vite dei più eccellenti pittore, scultori e architetti (daqui em diante referidas como Vite).
Referências
ALVEZ, Pedro Henrique de Moraes. Um biógrafo no divã : a escrita de sí nas Vite de Giorgio Vasari. 2011. Trabalho de conclusão (Graduação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000819603&loc=2 012&l=74a321e9d1347d95. Acesso em: 29/03/2012.
BOASE, T.S.R. Giorgio Vasari: The Man and the Book. Princeton, 1979.
CHENEY, Liana de Girolami. The Houses of Giorgio Vasari. New York: Peter Lang, 2001.
CORTI, Laura. Vasari: catalogue complet. Paris: Bordas, 1991.
JACOBS, Frederika. Vasari’s vision of History of Painting: Frescoes in the Casa Vasari, Florence. The Art Bulletin. Vol. 66, Nº 3, 1984.
KOSHIKAWA, Mishiaki. Appeles histories and the Paragone debate, a Re-reading of the frescoes of the Casa Vasari in Florence. Artibus et Historiae. Vol 22, nº 43, 2001.
RUBIN, Patricia Lee. Vasari: Art and History. Yale, 1995.
SCHLOSSER, Julius Von. La literatura artística: manual de fuentes de la historia moderna del arte. Madrid: Catedra, 1993
VASARI, Giorgio. Le vite de piú eccelenti pittori, scultori e architetti. Gaetano Milanesi, Florence: G.C. Sansoni, 1878.
WEST, Shearer. Portraiture. Oxford University Press, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Pedro Henrique de Moraes Alvez