Resumo
Seguindo o curso das transformações, inquietudes e ampliações tanto do objeto quanto do próprio campo da arte por volta dos anos 60 e 70 do século passado (acompanhando a revolução nos meios de comunicação), as experiências artísticas conceituais, processuais e performativas irão adotar outros “espaços expositivos”, bem como, em muitos casos, problematizar os papéis definidos anteriormente na produção do objeto autônomo, do curador, do crítico e do artista. Neste sentido, o texto aqui apresentado centrar-se-á na publicação como espaço expositivo e, ao mesmo tempo, como obra (objeto) de arte.
Referências
ATKINSON, Terry. et al. (eds.). Art-Language: The Journal of Conceptual Art. Coventry: Art & Language Press, maio de 1969.
BARRY, Robert et al. “Cuatro entrevistas (con Barry, Huebler, Kosuth, Weiner)”. In: GINTZ, Claude. Arte Conceptual: una perspectiva. Madrid: Fundación La Caixa, 1989.
BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 1993.
GRAHAM, Dan. “My Works for Magazine Pages: ‘A History of Conceptual Art’”. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (Eds.) Conceptual Art: A Critical Anthology. Massachusetts: MIT Press, 2000.
HARRISON, Charles. “Objeto de Arte y Obra de Arte”. In: GINTZ, Claude. Arte Conceptual: una perspectiva. Madrid: Fundación La Caixa, 1989.
HARRISON, Charles; SIEGELAUB, Seth. “Sobre exposiciones y el mundo como todo: conversación con Seth Siegelaub”. In: BATTCOCK, Gregory. La idea como arte: documentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1977.
LEWITT, Sol. “Parágrafos sobre Arte Conceitual”. In: FERREIRA, G.; COTRIM, C. (Eds.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.
LIPPARD, Lucy R. Seis años: la desmaterialización del objeto artístico de 1966 a 1972. Madrid: Akal, 2004.
MORGAN, Robert C. Del arte a la idea: ensayos sobre arte conceptual. Madrid: Akal, 2003.
SIEGELAUB, Seth. January 5-31, 1969. New York: Madison Avenue, 1969.
WILDE, Oscar. The Critic As Artist. Los Angeles: Green Integer Books, 1997.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Silfarlem Junior de Oliveira