Inversões conceituais
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Arte conceitual
Arte performática
Espaços expositivos
Espaço como obra

Como Citar

OLIVEIRA, Silfarlem Junior de. Inversões conceituais: a publicação como espaço de exposição no campo ampliado. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 641–649, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4354. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4354. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Seguindo o curso das transformações, inquietudes e ampliações tanto do objeto quanto do próprio campo da arte por volta dos anos 60 e 70 do século passado (acompanhando a revolução nos meios de comunicação), as experiências artísticas conceituais, processuais e performativas irão adotar outros “espaços expositivos”, bem como, em muitos casos, problematizar os papéis definidos anteriormente na produção do objeto autônomo, do curador, do crítico e do artista. Neste sentido, o texto aqui apresentado centrar-se-á na publicação como espaço expositivo e, ao mesmo tempo, como obra (objeto) de arte.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4354
PDF

Referências

ATKINSON, Terry. et al. (eds.). Art-Language: The Journal of Conceptual Art. Coventry: Art & Language Press, maio de 1969.

BARRY, Robert et al. “Cuatro entrevistas (con Barry, Huebler, Kosuth, Weiner)”. In: GINTZ, Claude. Arte Conceptual: una perspectiva. Madrid: Fundación La Caixa, 1989.

BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 1993.

GRAHAM, Dan. “My Works for Magazine Pages: ‘A History of Conceptual Art’”. In: ALBERRO, Alexander; STIMSON, Blake (Eds.) Conceptual Art: A Critical Anthology. Massachusetts: MIT Press, 2000.

HARRISON, Charles. “Objeto de Arte y Obra de Arte”. In: GINTZ, Claude. Arte Conceptual: una perspectiva. Madrid: Fundación La Caixa, 1989.

HARRISON, Charles; SIEGELAUB, Seth. “Sobre exposiciones y el mundo como todo: conversación con Seth Siegelaub”. In: BATTCOCK, Gregory. La idea como arte: documentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1977.

LEWITT, Sol. “Parágrafos sobre Arte Conceitual”. In: FERREIRA, G.; COTRIM, C. (Eds.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.

LIPPARD, Lucy R. Seis años: la desmaterialización del objeto artístico de 1966 a 1972. Madrid: Akal, 2004.

MORGAN, Robert C. Del arte a la idea: ensayos sobre arte conceptual. Madrid: Akal, 2003.

SIEGELAUB, Seth. January 5-31, 1969. New York: Madison Avenue, 1969.

WILDE, Oscar. The Critic As Artist. Los Angeles: Green Integer Books, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Silfarlem Junior de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.