American Photographs de Walker Evans
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Walker Evans
MoMa

Como Citar

OLIVEIRA, Cleriston Boechat de. American Photographs de Walker Evans: a relação de interesses entre o museu e o artista na primeira exposição individual de um fotógrafo no MOMA. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 106–112, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4201. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4201. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Em setembro de 1938, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, anunciava sua primeira exposição individual de fotografia: American Photographs, de Walker Evans. Desde 1938, Evans teve outras sete exposições individuais no MoMA, além de várias exposições coletivas. É, talvez, o fotógrafo que mais expôs no mais influente museu de Arte Moderna nos Estados Unidos. Identificar quais os aspectos estéticos e políticos levaram o MoMA a escolher Walker Evans como paradigma da fotografia moderna, a ponto de manter uma relação tão próxima com sua obra durante mais de 80 anos, é uma tarefa bastante ampla e demandaria envergadura maior do que esse texto permite. Assim, nesse artigo investigarei, em particular, a relação de interesses entre museu e artista na exposição e na publicação American Photographs.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4201
PDF

Referências

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DAVIS, Hugh. The making of James Agee. Knoxville: The University of Tennessee Press, 2008.

EVANS, Walker; KIRSTEIN, Lincoln; HILL, John. Walker Evans: American Photographs. New York: Errata Editions, 2011.

EVANS, Walker; AGEE, James. Let Us Now Praise Famous Men: three tenant families. Boston: Mariner Books, 2001.

EVANS, Walker; SZARKOWSKI, John. Walker Evans. New York: The Museum of Modern Art, 1971.

EVANS, Walker. Oral history interview with Walker Evans, 1971 Oct. 13-Dec. 23, Archives of American Art, Smithsonian Institution. Disponível em: http://www.aaa.si.edu/collections/interviews/oral-historyinterview-walker-evans-11721# transcript. Acesso em: 28 maio 2011.

EVANS, Walker; HILL, Jonh T.; THOMPSON, Jerry L.. Walker Evans at Work. New York: Harper Collins. 1994.

GREENBERG, Clement. The Collected Essays and Criticism, Volume II: Arrogant Purpose, 1945-1949. 2nd ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

GRUNDBERG, Andy. The Crisis of the Real. Views. Fall, 1986, p. 2-6. Disponível em: https://nbrokaw.files.wordpress.com/2010/05/grundberg-the-crisis-of-the-real.doc Acesso em: 28 jul. 2012.

HILL, John T.; MORA, Gilles. Walker Evans: the hungry eye. New York: Harry N. Abrams, 2003.

PHILLIPS, Christopher. The Judgment Seat of Photography. October, Cambridge, v. 22 (Fall), p. 2763,1982.

ROBERTS, John. ‘Fragment, experimente, dissonant prologue’: modernism, realism and the photodocument. Quaderns portàtils, Barcelona, n.26, 2011. Disponível em: http://www.macba.cat/es/quadernsportatils-john-roberts. Acesso em: 25 jul. 2012.

TRACHTENBERG, Alan. Classic Essays on Photography. 1st ed. New York: Leete’s Island Books, 1980.

TRACHTENBERG, Alan. Reading American Photographs: Images as History, Mathew Brady to Walker Evans. New York: Hill and Wang, 1989.

TRACHTENBERG, Alan. Walker Evan’s “Message from the Interior”: A Reading. October. Vol. 11, Essays in Honor of Jay Leyda (Winter, 1979), p. 5-29. Disponível em: http://www.jstor.org/pss /778233. Acesso em: 9 out. 2011.

WILSON, Kristina. MoMA and American Modernism. Palestra ministrada na entrega do Prêmio Eldredge à autora no Smithsonian American Art Museum, realizada em Washington, D.C., em novembro de 2011. Disponível em: http://wordpress.clarku.edu/krwilson/lectures/. Acesso em: 24 jun. 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.