A criação da experiência artística para além da obra em James McNeill Whistler
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

James McNeill Whistler
Exposições

Como Citar

PAGLIONE, Camila Zanon. A criação da experiência artística para além da obra em James McNeill Whistler. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 66–76, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4191. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4191. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Com a intenção de observar as escolhas de montagem para exposições do artista americano James McNeill Whistler, e buscando analisar o tratamento dado por ele para a completude da experiência artística proposta através de criações decorativas e simbólicas, procurarei fazer aqui uma breve apresentação dos projetos elaborados por esse artista americano.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4191
PDF

Referências

BENDIX, Deanna M. Diabolical designs: paintings, interiors and exhibitions of James McNeill Whistler. Washington: Smithsonian Institution Press, 1995.

BOURDIEU, P. e Darbel, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp: Zouk, 2003.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

CURRY, David Park. “Total control: Whistler at an Exhibition” In: FINE, Ruth E. (Ed.). James McNeill Whistler: a reexamination. Washington; Hanover, [N.H.]: National Gallery of Art: Distributed by the University Press of New England, 1987.

NEWHOUSE, Victoria. Art and the power of placement. New York: Monacelli Press, 2005.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Camila Zanon Paglione

Downloads

Não há dados estatísticos.