Pedro Corona e as pinturas da capela do imaculado coração de Maria
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Pedro Corona
Arte sacra
Pintura
Capela do imaculado coração de Maria

Como Citar

SALOMÃO, Myriam. Pedro Corona e as pinturas da capela do imaculado coração de Maria. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 481–490, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4242. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4242. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A Capela do Imaculado Coração de Maria, conhecida como Capela da Pontifícia Universidade Católica, no bairro das Perdizes em São Paulo, tem em seu interior um importante – e pouco estudado – conjunto de pinturas executados pelo pintor Pedro Corona entre 1936 e 1940. Apesar de atualmente a capela ser consagrada ao Imaculado Coração de Maria, até o ano de 1948 ela atendia às irmãs da Ordem das Carmelitas Descalças que ali viviam em clausura e tinham como patrona Santa Teresa de Ávila.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4242
PDF

Referências

ARIEDE, Pedro Antonio. Nossa Capela: Paróquia Coração Imaculado de Maria – PUC. São Paulo: Alter Market, 2002.

ANDRADE, Mário de. Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Rio de Janeiro: Sphan/Min.da Educação e Saúde, 1945. (Publicação nº14)

AVILA, Teresa de. Livro da Vida (Autobiografia), 1562-1565. Disponível para consulta ou download em sites da Ordem dos Carmelitas Descalços, como por exemplo, em http://www.carmeloonline.com.br/ livros/index.php?pag=vd. Acesso em 14 jun. 2012.

BREIA, Maria Teresa Stockler e. A transição do ensino de arquitetura Beau-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie – 1947-1965. São Paulo: FAU/ USP, 2005. (Tese de Doutorado)

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

MURAYAMA, Eduardo Tsutomu. A pintura de Jesuíno do Monte Carmelo na igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo. São Paulo: Instituto de Artes/ UNESP, 2010, 275p. (Dissertação de Mestrado).

PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

ROCHA, Paulo Mendes da; SEGAWA, Hugo. Paulo Mendes da Rocha recebe título de professor emérito da FAUUSP. Pós. Rev Programa Pós-Grad Arquit Urban. FAUUSP, São Paulo, n. 28, dez. 2010. Disponível em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151895542010000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 19 jul. 2012.

RUTTER, Lynner. Glossary of Esoteric Architectural and Design Terms. Disponível em http://www.orna Disponível em http://www.ornamentalist.net/2008/06/marouflage-ceiling-in-progress.html Acesso em 17 jul. 2012

SERAPIÃO, Fernando. Francisco Petracco: o arquiteto que ajudou a mudar o panorama da arquitetura paulista ainda tem grande parte de sua produção oculta, quase secreta. Publicada originalmente em PROJETODESIGN, Edição 336, Fevereiro de 2008. Disponível em http://www.arcoweb.com.br/entrevista/francisco-petracco-o-arquiteto-20-03-2008.html Acesso em 26 jun. 2012.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas: São Paulo 1890 a 1920. São Paulo: Edusp/ Imprensa Oficial do Estado, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Myriam Salomão

Downloads

Não há dados estatísticos.