Resumo
A Basílica Na. Senhora da Penha (fig 1), no Recife, constitui exemplar incomum estilístico dotado de singulares obras o que se justifica a exposição da obra arquitetônica e de revelações artísticas. Além do próprio prédio que contrasta com as nossas igrejas barrocas, e merecedor de esclarecimentos quanto ao estilo no Brasil, o neorenascentista, sua origem e peculiaridades, há obras de artes situadas tanto na fachada como no seu interior sem o devidos estudos quanto ao estilo e autoria e muito menos divulgação. Entre essas, citam-se os “vero” afrescos (fig 2) , esculturas e baixos-relevos em mármore e em madeira, de excepcionais qualidades. Apesar disso, nessas obras, é curioso ressaltar, o anonimato da autoria dos entalhes. Apenas, em duas esculturas e em um baixo relevo, executados em mármore estão registradas a autoria de Valentino Besarel: as imagens que ladeiam o altar-mor, São Francisco e Santo Antônio (fig 3) e o baixo relevo no altar mor. Nas demais, não há identificação, nem registros em documentos escritos dessa autoria. No entanto, por peculiaridades que nos deparamos nas pesquisas, leva-se a considerar que essas obras também são provenientes do atelier desse artista. Nesse texto, pretendemos apresentar considerações sobre o estilo desse prédio suas obras como também levantar evidências de autoria dos entalhes, isso mediante processo comparativo com as obras desse mestre, na Itália, bem como pelos indícios de datas e locais. Inicialmente, será apresentado o contexto do século XIX em que a Basílica foi projetada e em seguida, serão feitas algumas considerações arquitetônicas e da produção artísticas.
Referências
ANGELINI, Geovanni. Gli Scultori Panciera Besarel de Zoldo. Belluno: Provincia di Belluno Ed., 2002.
GOMBRICH, Ernest Hans. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.
MELO, Carlos Alberto Barreto Campelo de Melo. Murillo La Greca: sua arte sua vida. Recife: Bagaço, 1999
PALLADIO, Andrea. The four books on architecture.Cambridge: The Mil Press, 2002.
PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
STRICKLAND, Carol. Arquitetura Comentada. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003
TEORIA da arquitetura: do renascimento aos nossos dias. Koln: Taschen, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Carlos Alberto Barreto Campelo de Melo