Marabá e O Último Tamoio na exposição geral de belas artes de 1884
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Exposição geral de belas artes
Rodolfo Amoedo
Crítica de arte

Como Citar

COSTA, Richard Santiago. Marabá e O Último Tamoio na exposição geral de belas artes de 1884: crítica e recepção da obra de Rodolfo Amoedo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 571–581, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4329. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4329. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Inaugurada no dia 23 de agosto de 1884, sábado, a 26ª Exposição Geral de Belas Artes voltava ao calendário dos eventos artísticos que, a despeito da quantidade irrisória que perfaziam em nosso país, constituíam um dos raros momentos em que se praticava o debate das artes plásticas entre nós. Após um hiato de cinco anos, foi com entusiasmo e avidez que os jornais e revistas da corte receberam os “mais aureolados artistas nacionais ou estrangeiros” que entre nós residiam.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4329
PDF

Referências

ASPERTI, Clara M. “A vida carioca nos jornais: Gazeta de Notícias e a defesa da crônica”. In: Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 4. n. 2, 45-55, Jul/Dez. 2006.

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999.

COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

COSTA, Richard S. “A fatura simbolista na pintura religiosa de Rodolfo Amoedo”. In: 18º Encontro de Alunos do PPGAV/UFRJ, Rio de Janeiro, 438-450, 2011.

DAVID, Treece. Exilados, aliados, rebeldes: o movimento indianista, a política indigenista e o estadonação imperial. São Paulo: Nankin: Edusp, 2008.

GONZAGA, Duque. A Arte Brasileira / Luiz Gonzaga Duque Estrada; introdução e notas de Tadeu Chiarelli. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

GRANGEIA, Fabiana Araújo Guerra de. A Crítica de Artes em Oscar Guanabarino, Diss.Mestrado, IFCH/ Unicamp, 2005.

MACHADO, Ubiratan. A vida literária no Brasil durante o romantismo. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010. MALHEIROS, Márcia. Homens da Fronteira – Índios e Capuchinhos na ocupação dos Sertões do Leste, do Paraíba ou Goytacazes. Séculos XVIII e XIX.Tese (Doutorado em História) – Institutos de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2008.

MIGLIACCIO, Luciano. O Século XIX, Catálogo da Mostra do Redescobrimento, São Paulo: Associação 500 Anos Artes Visuais, 2000.

SILVA, Rosangela de Jesus. A critica de arte de Angelo Agostini e a cultura figurativa do final do Segundo Reinado. 2005. 328p. Dissertação (mestrado) - Universidade estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Richard Santiago Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.