Projeto histórico e expografia em Design no Brasil
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Design
Projeto histórico
Expografia
Lina Bo Bardi
Arquitetura

Como Citar

RIBEIRO, Ana Luisa. Projeto histórico e expografia em Design no Brasil: História e Realidade. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 13–25, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4182. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4182. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

O desenvolvimento das experiências de Lina Bo Bardi no campo museográfico perpassa grande parte de sua experiência no Brasil, por vezes entremeado e sobreposto à atuação multidisciplinar de Lina nos campos da arquitetura, cenografia e atividade editorial. Desde sua chegada ao Brasil até meados da década de 80, Lina seria responsável pela museografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) à rua Sete de Abril, à partir de 1947; realizaria a exposição Bahia no Ibirapuera (1959); as exposições Nós e o Passado, Formas Naturais e uma série de exposições didáticas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAMB) à partir de 1960; organizaria a exposição Nordeste, no recém fundado Museu de Arte Popular da Bahia (MAP); inauguraria o MASP Trianon com A Mão do Povo Brasileiro (1969); ainda no MASP montaria a exposição Repassos (1975); e por fim realizaria as exposições Design no Brasil: História e Realidade, Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, Caipiras, Capiaus: Pau-a-pique e Entreatos para Crianças em seqüência ininterrupta (1982-1985) no SESC Pompéia.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4182
PDF

Referências

ANELLI, Renato. Os museus de Lina Bo Bardi – museografia e curadoria como estratégia de formação cultural moderna. In: GUIMARAES, Cêça (Org.). Anais do Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura de Museus. Rio de Janeiro: [s.n.] 2005.

BARDI, Lina Bo; Cinco anos entre os brancos. O Museu de Arte Moderna da Bahia [escrito na Bahia em 1964], Mirante das Artes, São Paulo, n.6, nov.-dez. 1967, p.17 In: RISÉRIO, Antonio. Avant-garde na Bahia.

São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi,1995, p. 247 In: FERRAZ, Marcelo [Org.] ; BARDI, Lina Bo. Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 1993, p.161.

BARDI, Lina Bo; Nordeste, Mirante das Artes, São Paulo, n.6, nov.-dez. 1967, p.18 [sobre a Exposição Nordeste] BARDI, Lina Bo; Planejamento ambiental: “desenho” no impasse; Malasartes, Rio de Janeiro, n. 2, dezembro-fevereiro 1976. In: RUBINO, Silvana; GRINOVER, Marina; Lina por escrito; p.136-141.

BARDI, Lina Bo; Apresentação da exposição Design no Brasil: história e realidade. In: BARDI, Lina Bo e FERRAZ, Marcelo [Org.]. Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 1993, p.236-7.

BARDI, Pietro Maria; MINDLIN, José; WOLLNER, Alexandre; Design no Brasil: história e realidade (catálogo de exposição); São Paulo: SESC e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1982.

ROCHA, Glauber. Eztetyka da fome, 1965. In: ROCHA, Glauber. Revolução do cinema novo. Cosac Naify, 2004.

ROCHA, Glauber; História do Brasil [Filme]; Brasil/Itália; duração 166’, 1974.

RODRIGUES, Mayra. Exposições de Lina Bo Bardi. São Paulo, 2008.Trabalho Final de Graduação apresentado à FAUUSP. Orientação Prof. Dr. Luciano Migliaccio.

PEREIRA, J. A. ; ANELLI, R. L. S. . Uma Escola de Design Industrial referenciada no lastro do pré-artesanato: Lina Bo Bardi e o Museu do Solar do Unhão na Bahia. Revista Design em Foco.

RUBINO, Silvana. Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi. Campinas: [s.n.], 2002. Dissertação apresentada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Orientação Prof. Dr. Antonio Augusto Arantes Neto.

SUZUKI, Marcelo (Org.), BARDI, Lina Bo. Tempos de Grossura: o design no impasse. São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Ana Luisa Ribeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.