Resumo
O desenvolvimento das experiências de Lina Bo Bardi no campo museográfico perpassa grande parte de sua experiência no Brasil, por vezes entremeado e sobreposto à atuação multidisciplinar de Lina nos campos da arquitetura, cenografia e atividade editorial. Desde sua chegada ao Brasil até meados da década de 80, Lina seria responsável pela museografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP) à rua Sete de Abril, à partir de 1947; realizaria a exposição Bahia no Ibirapuera (1959); as exposições Nós e o Passado, Formas Naturais e uma série de exposições didáticas no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAMB) à partir de 1960; organizaria a exposição Nordeste, no recém fundado Museu de Arte Popular da Bahia (MAP); inauguraria o MASP Trianon com A Mão do Povo Brasileiro (1969); ainda no MASP montaria a exposição Repassos (1975); e por fim realizaria as exposições Design no Brasil: História e Realidade, Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, Caipiras, Capiaus: Pau-a-pique e Entreatos para Crianças em seqüência ininterrupta (1982-1985) no SESC Pompéia.
Referências
ANELLI, Renato. Os museus de Lina Bo Bardi – museografia e curadoria como estratégia de formação cultural moderna. In: GUIMARAES, Cêça (Org.). Anais do Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura de Museus. Rio de Janeiro: [s.n.] 2005.
BARDI, Lina Bo; Cinco anos entre os brancos. O Museu de Arte Moderna da Bahia [escrito na Bahia em 1964], Mirante das Artes, São Paulo, n.6, nov.-dez. 1967, p.17 In: RISÉRIO, Antonio. Avant-garde na Bahia.
São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi,1995, p. 247 In: FERRAZ, Marcelo [Org.] ; BARDI, Lina Bo. Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 1993, p.161.
BARDI, Lina Bo; Nordeste, Mirante das Artes, São Paulo, n.6, nov.-dez. 1967, p.18 [sobre a Exposição Nordeste] BARDI, Lina Bo; Planejamento ambiental: “desenho” no impasse; Malasartes, Rio de Janeiro, n. 2, dezembro-fevereiro 1976. In: RUBINO, Silvana; GRINOVER, Marina; Lina por escrito; p.136-141.
BARDI, Lina Bo; Apresentação da exposição Design no Brasil: história e realidade. In: BARDI, Lina Bo e FERRAZ, Marcelo [Org.]. Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 1993, p.236-7.
BARDI, Pietro Maria; MINDLIN, José; WOLLNER, Alexandre; Design no Brasil: história e realidade (catálogo de exposição); São Paulo: SESC e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1982.
ROCHA, Glauber. Eztetyka da fome, 1965. In: ROCHA, Glauber. Revolução do cinema novo. Cosac Naify, 2004.
ROCHA, Glauber; História do Brasil [Filme]; Brasil/Itália; duração 166’, 1974.
RODRIGUES, Mayra. Exposições de Lina Bo Bardi. São Paulo, 2008.Trabalho Final de Graduação apresentado à FAUUSP. Orientação Prof. Dr. Luciano Migliaccio.
PEREIRA, J. A. ; ANELLI, R. L. S. . Uma Escola de Design Industrial referenciada no lastro do pré-artesanato: Lina Bo Bardi e o Museu do Solar do Unhão na Bahia. Revista Design em Foco.
RUBINO, Silvana. Rotas da modernidade: trajetória, campo e história na atuação de Lina Bo Bardi. Campinas: [s.n.], 2002. Dissertação apresentada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Orientação Prof. Dr. Antonio Augusto Arantes Neto.
SUZUKI, Marcelo (Org.), BARDI, Lina Bo. Tempos de Grossura: o design no impasse. São Paulo: Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, 1994.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Ana Luisa Ribeiro