Resumo
A produção artística e o ensino das artes no Brasil dos oitocentos tem sido alvo de importantes reavaliações críticas, que desde as décadas de 1970, passando pelos anos 1980 até a atualidade, trouxeram avanços e revisões com o intuito de ampliar a compreensão e eliminar conceitos generalizantes e restritivos. Essa literatura renovada, resultado de novas abordagens e diferentes pontos de vista, contribuiu na valorização de obras e artistas antes negligenciados pela crítica modernista.
Referências
CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. Vol. 4, p.18.
CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro: Record, 2008.
CAVALCANTI, Ana M. T. “Arrufos” de Belmiro de Almeida (1858-1938) - história da produção e da recepção do quadro. In: Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual. Florianópolis : Clicdata Multimídia, 2006. p. 300-307. Disponível em: http://www.eba.ufrj.br/ppgav/doku.php?id=docente:anacanti:artigos
COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DUQUE-ESTRADA, Luís Gonzaga. A arte brasileira. Campinas: Mercado de letras, 1995.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. São Paulo: Nova Cultural, 2002.
MALTA, Marize. A iconografia dos objetos decorativos na pintura acadêmica. XII Encontro Regional de História ANPUH: Usos do Passado, 2006. Disponível em: http://www.rj.anpuh.org/resources/rj/ Anais/2006/conferencias/Marize%20Malta.pdf
REIS JUNIOR, José Maria dos. Belmiro de Almeida 1858-1935. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1984.
SOUZA, Gilda de Mello e. Pintura brasileira contemporânea: os precursores. Exercícios de leitura. São Paulo: ed. 34, 2008. p. 273-303.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Samuel Mendes Vieira