Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVI
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Arte alemã
Século XVI
Albretch Dürer
Hans Baldung Grien

Como Citar

SANTOS, Letícia Roberto dos. Uma breve comparação entre a associação da mulher com a morte em duas obras alemãs do século XVI. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 376–381, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4228. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4228. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

No território que hoje compreendemos como Alemanha eclodia uma grande efervescência cultural no começo do século XVI, que teve dentre os acontecimentos a Reforma Protestante, desencadeada pela divulgação das 95 teses de Martinho Lutero. Segundo Jean Delumau no livro “A Reforma”, a Reforma foi uma resposta religiosa à grande angustia do fim da Idade Média, quando houve uma série de acontecimentos catastróficos sacudiram e desorientaram as almas, como por exemplo a Peste Negra, o Cisma do Oriente e fomes frequentes. Esse período é caracterizado como de insegurança e sentimento de efemeridade da vida que e refletiu-se em parte nas expressões artísticas, em especial nas artes visuais. Pinturas, gravuras e esculturas com os temas do Juízo Final e da morte proliferam-se nessa época pela Europa.

A Alemanha destaca-se nessa época por ter dois dos mais macabros pintores da Europa: Albretch Dürer e Hans Baldung Grien. Ambos são conhecidos pelas suas notaveis pinturas que evocam o Juízo Final e as pinturas com a temática da morte. Na pintura “A Morte e a Donzela”[1] de Baldung Grien e na gravura “Jovem mulher atacada pela Morte ou O raptor”[2] a morte aparece na forma de monstro, de certa forma “atacando” a mulher. Chama a atenção a forma sensual que a morte é retratada, uma voluptuosidade que contrasta com o horror demonstrado pelos rostos das mulheres que são tocadas por ela. A apresentação versará sobre como deu-se a associação pictórica entre a mulher e a morte e como as duas obras supracitadas se aproximam e se diferenciam.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4228
PDF

Referências

ARIES, Philippe. Historia da morte no ocidente: da Idade Media aos nossos dias. Rio de Janeiro, RJ: F. Alves, 1977.

BARTRUM, Giulia; GRASS, Gunter; KOERNER, Joseph Leo; KUHLEMANN, Ute (colab.). Albrecht Durer and his legacy: the graphic work of a Renaissance artist. London: Britsh Museum, 2002.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romantica. Campinas, SP: UNICAMP, 1996.

PRAZ, Mario. El pacto con la serpiente: paralipomenos de “La carne, la muerte y el diablo en la literatura romantica”. México, DF: Fondo de Cult. Económica, c1988

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Letícia Roberto dos Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.