A colecionação de desenhos e pinturas de pacientes do Hospital Psiquiátrico de Juquery e a aquisição das coleções pelas instituições de arte
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Hospital Psiquiátrico de Juquery
Instituições de arte
Coleção de obras hospitalares

Como Citar

CARVALHO, Rosa Cristina Maria de. A colecionação de desenhos e pinturas de pacientes do Hospital Psiquiátrico de Juquery e a aquisição das coleções pelas instituições de arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 601–607, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4333. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4333. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

A intenção de apresentar o processo de colecionação de desenhos e pinturas de pacientes psiquiátricos no VIII Encontro de História da Arte, que tem por finalidade discutir a contribuição da curadoria para a história da arte, deve-se primeiramente à natureza desse processo que pressupõe o médico como o primeiro “tutor” das obras. A segunda razão refere-se ao desmembramento das coleções formadas no Juquery e a conseqüente aquisição das obras pelas instituições de arte.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4333
PDF

Referências

A ARTE dos alienados é tão interessante quanto à arte normal moderna. Diário da Noite, 19 abr. de 1941, p.3.

CESAR, Osório. A expressão artística nos alienados: contribuição para o estudo dos símbolos na arte. São Paulo: Hospital do Juquery, 1929.

FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. “O Pioneirismo de Osório Cesar”, in Arte e inconsciente: três visões sobre o Juquery. Fotos de Alice Brill, desenhos de Lasar Segall e obras de pacientes internados. Catálogo de Exposição, Instituto Moreira Salles, São Paulo, 2002.

FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. Arte e loucura: limites do imprevisível. São Paulo: Lemos Editorial, 1998.

MARQUES, Luiz (Coord.). “Doação Dr.Osório Cesar (1896-1980)”. Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Arte do Brasil e demais coleções, 1998.p. 168-173.

OLIVEIRA, Carmem Lucia Montechi Valladares. A sociedade brasileira de psicanálise. In: História da Psicanálise – São Paulo (1920-1969). São Paulo: Editora Escuta Ltda. , 2005, p.193- 266.

PRINZHORN, Hans. Les fondements psychologiques de la « gestaltung » plastique. In :Expressions de la folie: dessins, peintures, sculptures d’asile. Edition etáblie et présentée par Marielène Weber. Traduit de lállemand psr Alain Brousse et Marielène Weber. Préface de Jean Starobinski. Éditions Gallimard, 1984, p.65-95.

VIEIRA, José Cássio Simões, et al. Homenagem ao Professor Paulo Fralleti. Revista de Psiquiatria Clinica. São Paulo, v. 38, n. 1, 2011, p.1-2. Disponível em http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/v38/ n1/01.htm. Acesso em 21/11/2011.

VOLMAT, Robert. L’art psychopathologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1956.

YAHN, Mário. Exposição de Arte Psicopatológica no Primeiro Congresso Internacional de Paris. Arquivos do Departamento de Assistência a Psicopatas do Estado de São Paulo, v. 16, jan. – dez. 1951, p.26-30.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Rosa Cristina Maria de Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.