Resumo
A minha comunicação abordará o assunto que venho estudando na iniciação científica: o modo como os retratos de Carlos V executados pelo mestre Tiziano passam a transmitir uma multiforme imagem do imperador comprometida com os ideais políticos da corte espanhola por meio de sua iconografia, iniciando uma nova maneira de se retratar o governante no século XVI.
Referências
CHECA, Fernando. Tiziano y la monarquia hispânica: usos y funciones de la pintura veneciana en España (siglos XVI y XVII). Madrid : NEREA, c1994.
FREEDMAN, Luba. Titian’s Portraits Through Aretino’s Lens. Pennsylvania: Penn State University Press. 1995.
MARQUES, Luiz. Una paradoja sobre las relaciones entre italia y españa en el Renascimiento y la hipóteUna paradoja sobre las relaciones entre italia y españa en el Renascimiento y la hipótesis de un modelo español. El modelo italiano en las artes plásticas de la Península Ibérica durante el Renascimiento. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2004.
PANOFSKY, Erwin. Tiziano: problemas de iconografia. Madrid: Akal, 2003.
Imagens retiradas do endereço eletrônico: http://www.wga.hu/
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Gabriela Paiva de Toledo