Resumo
Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de pesquisa e os resultados envolvidos na seleção de obras do desenhista Raphael Domingues (1912 – 1979) para a exposição Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro, em cartaz no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, entre 15 de julho e 7 de outubro de 2012, com curadoria de Heloisa Espada e Rodrigo Naves. Concentrei-me na seleção e análise das obras de Raphael Domingues, enquanto o Rodrigo Naves se dedicou às pinturas de Emygdio de Barros.
Referências
AMIN, Raquel Carneiro. O “Mês das Crianças e dos Loucos”: reconstituição da exposição paulista de 1933. Dissertação de mestrado. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, 2009.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTE. INSTITUTO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS. Museu de Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro: Funarte, 1980 (Coleção Museus Brasileiros, 2).
ESPADA, Heloisa & NAVES, Rodrigo (Orgs.). Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
Klee, Paul. Credo criativo. In: 186. Chipp, H.B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.
Mavignier, Almir. Almir Mavignier: depoimento. Entrevistadores: Gladys Schincariol; Lula Vanderlei et al. Rio de Janeiro: Produção Museu de Imagens do Inconsciente, 1989. vhs (120 minutos), ntsC, colorido, som mono. Entrevista concedida ao grupo de estudos do Museu de Imagens do Inconsciente.
Pedrosa, Mário. Raphael: desenhos. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1980.
Pompeu e silva, José Otávio. A psiquiatra e o artista: Nise da Silveira e Almir Mavignier encontram as imagens do inconsciente. Dissertação de mestrado. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, 2006.
REILY, Lucia; pompeu e silva, José Otávio (Orgs.). Marcas e memórias: Almir Mavignier e o ateliê de pintura de Engenho de Dentro. Campinas: Komedi, 2012.
Silveira, Nise da. Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra, 1982.
Silveira, Nise da. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 1992.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Heloisa Espada