Resumo
Em "De gli habiti antichi, et moderni di diuerse parti del mondo" (1590), Cesare Vecellio dedica 118 gravuras para sua gloriosa Veneza (séculos XII-XVI). O autor toma a liberdade de acrescentar comentários que abstraem o exame do vestuário para abordar outras questões, como perspectivas da Praça de São Marcos, explicações sobre a forma de governo, rituais, entre outros aspectos da Serenissima. Analisaremos o seu conteúdo escrito e teceremos comparações com a arte veneziana do período, utilizada como sua legitimadora. Além disso, a iconografia dos doges será cotejada e aprofundada, mediante considerações sobre o contexto em que tal personagem se inseria e demais relações possíveis.
Referências
BROWN, Patricia Fortini. Art and Life in Renaissance Venice. New York: Harry N. Abrams & Prentice Hall, 1997.
BURKE, Peter. “The Presentation of the self in the Renaissance Portrait” In: The historical anthropology of early modern Italy: essays on perception and communication. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
CORYAT, Thomas apud HORODOWICH, Elizabeth. Civic identity and the control of blasphemy in sixteenth-century Venice. In: Past & Present, Oxford University Press, No. 181, November 2003, p. 25.
MUIR, Edward. Civic Ritual in Renaissance Venice. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1981, p. 281-282.
NEWTON, Stella Mary. The Dress of the Venetians 1495-1525. Aldershot, England and Brookfield, Vermont: Scolar Press, 1988, p. 29.
NORWICH, John Julius. A History of Venice. New York: Vintage Books, 1989.
POPE-HENNESSY, John. The Portrait in the Renaissance. Princeton: Princeton University Press, 1966.
VECELLIO, Cesare. De gli habiti antichi, et moderni di diuerse parti del mondo. Libri dve, fatti da Cesare Vecellio, & con discorsi da lui dichiarati. Con privilegio... Veneza: Presso Damian Zenaro, 1590.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Larissa Sousa de Carvalho