A estampa floral em Lola de Valência de Manet
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF

Palavras-chave

Édouard Manet
França
Século XIX
Estampa floral

Como Citar

CIMINO, Claudia Carvalho Gaspar. A estampa floral em Lola de Valência de Manet: memória e História da Arte em um quadro na França do século XIX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 95–105, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4200. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4200. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Este artigo busca fazer uma análise do “olhar” em relação ao quadro Lola de Valence do pintor francês Édouard Manet e de sua memória hoje simbolizada pela estampa floral representada na vestimenta da jovem bailarina espanhola. Com flores de cores vivas que se destacam sobre um fundo preto em nuances de tons variados, a estampa, de uma enorme riqueza em efeitos de pinceladas e tonalidades diversas, muito contribuiu na construção de uma imagem com grande fidelidade à tradição espanhola no polêmico quadro que foi aclamado por Baudelaire, em seu famoso quarteto no livro As flores do mal, na Paris no século XIX.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4200
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora SENAC, 2005.

COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DA COSTA JUNIOR, Martinho Alves. Mulheres de Chassériau. IV Encontro de História da Arte - IFCH / UNICAMP, 2008.

FOCILLON, Henri. Referencia II. Manet em preto e branco. Traduçao de Luis Dantas, Extraido de FOTraduçao de Luis Dantas, Extraido de FOCILLON, H. Maitres de L’Estampe. Paris: Flamarion, 1969.

FRASCINA, Francis. BLAKE, Nigel. FER, Brioni. GARB, Tamar.

HARRISON, Charles. Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. Tradução: Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.

FRIEDRICH, Otto. Olympia: Paris no tempo dos impressionistas. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SEBASTIAN, Juan Antonio Muñoz. Influencias Iconográficas de Goya en Los Artistas Extranjeros. Cuadernos de Arte e Iconografía. Tomo I – 1. 1988. (Texto de la conferencia pronunciada en la Fundación Universitaria Española el 28 de mayo de 1987 dentro del III Curso de Arte e Iconografía).

XIMENES, Maria Alice. A saia motriz: um percurso nos mistérios da representatividade e vestimenta espanhola. Campinas, SP: Tese de Doutorado, 2009.

Site: http://www.musee-orsay.fr

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Claudia Carvalho Gaspar Cimino

Downloads

Não há dados estatísticos.