Resumo
Esta comunicação tem como objetivo traçar uma apreciação da escultura Madonna do Menino Travesso, conservada na Fundação Eva Klabin, enquadrando-a numa perspectiva teórica através de uma leitura iconológica. Adquirida pela colecionadora Eva Klabin Rapaport na década de 1960, a obra apresenta uma notável qualidade escultórica, além de excelente grau de conservação.
Referências
AVERY, Charles. Florentine Renaissance Sculpture. John Murray, London, 1970.
BELTING, Hans. Semelhança e Presença: A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.
BERBARA, Maria (Org.). Renascimento Italiano: Ensaios e Traduções. Rio de Janeiro: Nau, 2010.
BLUNT, Anthony. Teoria Artística na Itália 1450 -1600. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
BYINGTON, Elisa. O projeto do Renascimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
CHASTEL, André. A arte italiana. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERGUSON, George. Signs and Symbols in Christian Art. Oxford: Oxford University Press, 1977.
HIGHAM, Hannah. A Terracotta Madonna and Child with a Book Ascribed to the Master of the Unruly Children: New Physical Evidence and Interpretation. In: Rijksmuseum Bulletin. Vol.4. Amsterdam, 2011.
MIGLIACCIO, Luciano. A Coleção Eva Klabin. Petrópolis: Kapa Editorial, 2007.
PELIKAN, Jaroslav. Maria através dos séculos, seu papel na história da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
STEINBERG, Leo. The sexuality of Christ in renaissance Art and in modern Oblivion. Chicago, 1997.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Fernanda Correa