Resumo
Esta comunicação tem como objetivo traçar uma apreciação da escultura Madonna do Menino Travesso, conservada na Fundação Eva Klabin, enquadrando-a numa perspectiva teórica através de uma leitura iconológica. Adquirida pela colecionadora Eva Klabin Rapaport na década de 1960, a obra apresenta uma notável qualidade escultórica, além de excelente grau de conservação.
Referências
AVERY, Charles. Florentine Renaissance Sculpture. John Murray, London, 1970.
BELTING, Hans. Semelhança e Presença: A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.
BERBARA, Maria (Org.). Renascimento Italiano: Ensaios e Traduções. Rio de Janeiro: Nau, 2010.
BLUNT, Anthony. Teoria Artística na Itália 1450 -1600. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
BYINGTON, Elisa. O projeto do Renascimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
CHASTEL, André. A arte italiana. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERGUSON, George. Signs and Symbols in Christian Art. Oxford: Oxford University Press, 1977.
HIGHAM, Hannah. A Terracotta Madonna and Child with a Book Ascribed to the Master of the Unruly Children: New Physical Evidence and Interpretation. In: Rijksmuseum Bulletin. Vol.4. Amsterdam, 2011.
MIGLIACCIO, Luciano. A Coleção Eva Klabin. Petrópolis: Kapa Editorial, 2007.
PELIKAN, Jaroslav. Maria através dos séculos, seu papel na história da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
STEINBERG, Leo. The sexuality of Christ in renaissance Art and in modern Oblivion. Chicago, 1997.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Fernanda Correa