Formalização e esgarçamento da forma
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
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Palavras-chave

Iberê Camargo
Alberto Giacometti
Pintura
Gravura
Arte moderna brasileira

Como Citar

ANDRADE, Bruno Oliveira de. Formalização e esgarçamento da forma: Iberê Camargo e Alberto Giacometti. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 55–65, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4186. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4186. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

A análise da obra de Iberê Camargo (1914-1994) tornou-se uma passagem incontornável para a crítica de arte brasileira que busca estabelecer as características mais profundas de nossa modernidade artística. Sobre esse aspecto a obra singular desse pintor e gravador já estabelecida como uma das mais pungentes entre nós continua a fornecer rico material para o confronto com outras obras modernas, sejam elas de artistas brasileiros ou estrangeiros. Quando não se dilui as singularidades em prol de conceitos abrangentes e generalizantes a análise comparativa de obras pode fornecer instrumentos para esclarecimentos mútuos.

https://doi.org/10.20396/eha.8.2012.4186
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Referências

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Copyright (c) 2012 Bruno Oliveira de Andrade

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